Afinal, qual é a importância e o que esperar do acompanhamento pós-operatório?

Compartilhe !

A cirurgia plástica é apenas o primeiro passo para conquistar os seios com os quais toda mulher sonha. O período de recuperação é decisivo para um bom resultado, e por isso o acompanhamento pós-operatório é indispensável.

Mas você já parou para analisar a importância do acompanhamento médico nesse período? Se você ainda tem dúvidas, continue a leitura e descubra o papel fundamental desse profissional após o procedimento.

O que é o acompanhamento pós-operatório?

O acompanhamento pós-operatório é uma série de consultas realizadas após o procedimento. Assim, nesses encontros com o médico, a paciente é examinada e orientada para ter uma recuperação rápida e tranquila.

Qual é a importância do acompanhamento pós-operatório?

Depois que a paciente coloca o silicone, inicia-se um período muito importante para o corpo. Afinal, o organismo passará por um grande processo de recuperação, tanto interna quanto externa.

Esse processo não se restringe ao fechamento daquela cicatriz visível. Dentro do peito, o médico abriu um espaço ainda maior que essa pequena marca externa, separando tecidos que também precisam se restabelecer.

Alguns sinais perceptíveis desse processo são o inchaço e uma leve sensação de desconforto. Porém, o organismo todo está mobilizado para combater inflamações e recompor os tecidos.


Aumentar os Seios

O sistema imunológico elimina as células que foram lesadas durante a cirurgia. O corpo produz uma película que envolve a prótese. Os tecidos da mama cicatrizam internamente.

Embora tudo isso normalmente aconteça sem complicações, o médico acompanha a evolução da paciente.

Portanto, nas consultas periódicas, ele avalia a evolução da cicatriz, o fechamento dos pontos, a eliminação do edema (inchaço), das manchas roxas e outras consequências normais após um procedimento.

Porém, ainda mais importante que isso é o fato de que ele também identifica precocemente sinais que mostram a possibilidade de uma complicação.

Assim, ele consegue detectar a abertura ou inflamação de pontos, dificuldades de cicatrização e formação de fibroses. Ao reconhecer o problema rapidamente, ele intervém e evita consequências mais sérias.

Quais são as intervenções que o médico faz no acompanhamento pós-operatório?

Ao avaliar a paciente, o médico orienta o que ela pode fazer para ter uma recuperação mais rápida.

Assim, além das orientações gerais, ele propõe recursos adequados à evolução individual da paciente. Enquanto algumas precisam utilizar apenas o sutiã modelador, outras necessitam da faixa estabilizadora para posicionar a prótese no lugar correto.

Existem também pacientes que têm uma cicatrização normal e retiram  o curativo, enquanto outras apresentam cicatrizes hipertróficas e necessitam de fita de silicone para equilibrar a formação de colágeno.

No período pós-operatório ainda pode existir orientação médica para a necessidade e o momento de começar procedimentos como a drenagem linfática. Nos casos de fibrose, pode ser necessário realizar sessões de ultrassom.

E finalmente, quando a mulher tem tendência para queloides e começa a manifestar o problema, o médico indica tratamentos específicos, como betaterapia e aplicações de corticoide.

perguntas frquentes prótese de silicone

Embora essas complicações não sejam comuns e a maioria das pacientes tenha um pós-operatório tranquilo, é melhor prevenir problemas, não é mesmo?

Portanto, o acompanhamento é a melhor alternativa para se certificar de que tudo está correto ou para providenciar o tratamento o quanto antes, garantindo um bom resultado.

O que a paciente deve fazer no pós-operatório?

Então, o que a paciente deve fazer para ter um bom acompanhamento pós-operatório?

1. Marque os retornos no prazo estabelecido pelo médico

Dependendo da evolução da paciente, o médico pode marcar retornos mais ou menos frequentes. Afinal, quando tudo vai bem esses encontros podem ser mais espaçados, mas uma tendência a complicações exige supervisão atenta.

Lembre-se que o papel do médico não acaba ao final da cirurgia. Ele também é responsável por acompanhar a paciente durante todo o período de recuperação.

Porém, para que isso aconteça, deve haver um esforço também da sua parte. Sua responsabilidade é marcar e comparecer a essas consultas.

2. Siga todas as orientações do médico

A paciente tem um papel fundamental para o bom resultado da cirurgia. Afinal, o médico orienta quanto ao que deve ou não ser feito no pós-operatório, mas não pode impedi-la de realizar movimentos que comprometem a recuperação.

Portanto, seguir a orientação médica é indispensável para seu próprio bem. Use o sutiã pós-operatório o tempo inteiro, assim como outros acessórios que ele indicar.

3. Resista à tentação de quebrar o repouso

Para a surpresa de muitas pacientes, elas se sentem extremamente bem depois de colocarem silicone. Afinal, o incômodo é menor que o esperado.

Como resultado, elas acreditam que já estão prontas para realizarem determinadas atividades, movimentos e esforços. Mas quando isso acontece, elas podem enfrentar problemas em sua recuperação.

Não importa quão bem você se sinta, respeite o repouso! Ele é essencial para uma boa cicatrização e para que seu retorno às atividades normais seja realmente rápido.

4. Realize os procedimentos indicados

Nem todas as pacientes que colocam silicone precisam de procedimentos como a drenagem linfática, por exemplo.

No entanto, em algumas situações, dependendo das condições da paciente, o médico recomenda esse tratamento.

Quando o médico indica a drenagem ou qualquer outro recurso, é importante que a paciente busque esse tratamento no período estabelecido pelo cirurgião.

Dessa forma, ela evitará complicações e terá um resultado ainda melhor após o silicone.

5. Evite o sol e o calor

Não tomar sol já é uma recomendação básica para o pós-operatório do silicone. Porém, vale a pena incluir nessa restrição a permanência em ambientes muito quentes.

Quando o nosso corpo é exposto ao calor, ele tende a inchar. O organismo já apresenta edemas devido à cirurgia e a situação piora quando a paciente permanece em locais quentes, com ou sem a exposição ao sol.

Um dos objetivos desse período é justamente combater o inchaço, e não acentuá-lo. Isso dificulta a cicatrização, pois um tecido inchado afasta ainda mais as bordas da incisão que precisam aderir uma à outra.

O sol tem ainda outro agravante. A exposição à luz funciona como a revelação de uma fotografia. Assim, as manchas roxas, que seriam temporárias, se tornam permanentes.

6. Mantenha os curativos conforme a indicação médica

É fundamental manter a região da cicatriz limpa. Isso evita a contaminação por bactérias.

Porém, a higienização deve acontecer de acordo com a orientação médica. Use produtos mais neutros e que não agridem a pele.

Caso o médico oriente a troca de curativos em casa, o procedimento precisa seguir as instruções do cirurgião. Lembre-se de que suas mãos ou as de quem ajuda devem estar sempre muito limpas.

Você quer um excelente resultado? Então, não abra mão do acompanhamento pós-operatório. A maior beneficiada será você!

Quer saber mais sobre o procedimento para colocar silicone? Acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram para não perder nenhum dos nossos posts e entender tudo sobre essa cirurgia!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Compartilhe !

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *