Alergia à prótese de silicone: esse problema pode acontecer?

Quando uma mulher tem o desejo de colocar próteses de silicone e toma a decisão de se submeter à cirurgia, ela começar a pesquisar sobre o assunto na internet e em redes sociais, bem como procura outras mulheres para saber a experiência delas com o procedimento. Ocorre, no entanto, que entre tanta pesquisa e imersão no assunto, algumas perguntas vão surgindo e é muito difícil sanar todas elas.  Quer ver um exemplo? Vamos te mostrar um cenário: inchaço, queimação, alterações na textura da pele. Quem já teve qualquer reação alérgica, sabe o desconforto que esse problema traz, não é mesmo? Mas será que é possível ter alergia à prótese de silicone?

Essa parece ser uma pergunta simples diante da complexidade de uma cirurgia plástica, mas acredite, não é. Muitas mulheres que apresentam certa sensibilidade no corpo ou em específico nas mamas, tem receio que o silicone possa agravar esse quadro. Foi pensando nessas mulheres, e naquelas que querem saber tudo sobre o tema, que escrevemos esse artigo. Curtiu o assunto? Então, se prepare para sanar a sua dúvida agora mesmo!

Ah  depois de ler esse conteúdo, conta pra gente nos comentários o que você achou. Assim, poderemos produzir outros conteúdos semelhantes para ajudar mais mulheres como você a descobrirem tudo o que precisam sobre a mamoplastia de aumento. Vamos lá?

Você sabe o que é uma reação alérgica?

Todos os dias, nosso corpo é exposto a uma série de substâncias. Assim, a poeira, produtos de limpeza, perfumes, pólen de flores, entre outros alérgenos, fazem parte da nossa rotina.

A maioria das pessoas tem contato com essas substâncias sem nenhum problema. Porém, em algumas delas, o corpo entende que esse contato é uma agressão ao organismo.

Então, o sistema imunológico prepara uma reação de combate. No entanto, ele exagera na força da ação de defesa. Dessa forma, ele ataca os tecidos do próprio corpo, causando desde reações leves a problemas graves.

É possível ter alergia à prótese de silicone?

Agora, vamos ao assunto principal deste post: é possível que a prótese de silicone provoque alergia? Veja, os médicos não sabem exatamente por que algumas pessoas nascem ou se tornam alérgicas a determinadas substâncias (alimentos, cheiros, flores…). Porém, sabe-se que é uma característica de cada indivíduo.

Há muitos anos, a comunidade médica e científica estuda a possibilidade de haver uma alergia à prótese de silicone. Afinal, quando se trata de saúde, é importante tomar todos os cuidados.

Porém, depois de todos os estudos realizados, a comunidade médica e científica não reconhece esse tipo de alergia. Ou seja, do ponto de vista científico, não existe comprovação de uma reação alérgica à prótese de silicone.

Por isso, mesmo que um número ínfimo de mulheres relate cansaço, dores no peito e cabeça, perda de cabelo, insônia e sensibilidade à luz, e acredite que esses sintomas são causados pelo silicone, os médicos afirmam que esse desconforto, na verdade, é causado por fatores que elas desconhecem.

Qual é a probabilidade de uma reação alérgica como essa?

A probabilidade de uma reação alérgica à prótese de silicone é baixíssima. Afinal, trata-se de um produto considerado extremamente biocompatível, ou seja, que não agride os tecidos do corpo.

Além disso, por se tratar de um objeto estranho no corpo, existe uma reação inicial do organismo. Ele forma uma fina cápsula com bastante colágeno em volta da prótese, criando um isolamento natural.

Na maioria das mulheres que usam implantes fabricados recentemente, essa cápsula é bem fininha. Apenas em um número muito pequeno de pacientes essa camada se torna mais espessa ao longo do tempo, levando à contratura capsular.

Mas a verdade é que mesmo se você tem alergia a algum produto de silicone (um cosmético, por exemplo), isso não significa que você terá uma reação alérgica à prótese. Afinal, a prótese é feita com um polímero de silicone, bem diferente do que é usado na indústria.

Além disso, os órgãos de vigilância exigem todo um cuidado para a fabricação de um produto como esse. Eles analisam pureza do material, resistência e outros critérios bastante rígidos.

Isso significa que se você realizar a sua cirurgia em uma clínica séria e com bons profissionais, a sua saúde está garantida.

O que é normal depois da cirurgia de silicone

Um das reações naturais do organismo logo após uma cirurgia é o hematoma. Inclusive, o hematoma é normal não só na mamoplastia de aumento. Ele é comum também em cirurgias no abdômen e até mesmo no rosto. Portanto, ele é esperado no pós-operatório.

Se tudo ocorre da maneira esperada, o corpo acaba reabsorvendo e eliminando essas células que ficaram espalhadas pelo tecido. O inchaço desaparece e a coloração volta ao normal.

No entanto, embora esperado, é preciso cuidar da região para eliminar o hematoma o mais rápido possível, e para isso existem diversos recursos.

Um deles é a compressão da região, que é muito importante para eliminar o sangue e também para evitar o acúmulo de líquidos, que chamado seroma.

Por isso, os médicos recomendam o uso de sutiã pós-cirúrgico, além de outros benefícios que essa peça oferece durante a recuperação.

Outra possibilidade é a drenagem linfática, uma técnica que estimula o corpo a eliminar o líquido.  Dessa forma, ela é uma grande aliada de quem realizou cirurgias plásticas, desde que seja indicada pelo médico.

Finalizando


Aumentar os Seios

Entendeu por que as chances de ter uma alergia à prótese de silicone são praticamente inexistentes? Ainda tem alguma dúvida? Então, deixe sua pergunta nos comentários e nós responderemos com prazer!

Você também pode continuar navegando pelo nosso Blog. Por aqui, nossa equipe de especialistas publica periodicamente conteúdos exclusivos sobre a cirurgia plástica mais realizada no mundo. São artigos recheados de informação que respondem às principais perguntas de mulheres que buscam realizar o sonho dos seios perfeitos e volumosos.

Mas além do nosso Blog, nós também temos outros espaços onde o Silicone Center publica dicas e novidades sobre a prótese de silicone. Estamos falando de nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram. Por lá, além de ficar sabendo em primeira mão dos artigos que são publicados em nosso Blog, você também pode conhecer e trocar experiência com quem já passou pela cirurgia e conta como foi.

E aí, curtiu? Então, não perca mais tempo e mergulhe com a gente no universo da mamoplastia de aumento.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


perguntas frquentes prótese de silicone

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *