Alimentação pós-operatório: quais alimentos podem ajudar na cicatrização?

Diversos são os cuidados que devemos ter no pós-operatório de qualquer cirurgia. Sabemos que segui-los à risca faz toda a diferença, tanto para ajudar na recuperação, quanto para o resultado final do procedimento. Mas você sabia que a alimentação no pós-operatório também pode ser uma aliada nesse processo de recuperação?

.  Mas você sabia que a alimentação pós-operatório também pode ser uma aliada nesse processo de recuperação?

Sim, os alimentos ou produtos alimentícios que colocamos no prato podem contribuir para a cicatrização ou, de forma contrária, tornar esse processo mais difícil.

Por isso, nós preparamos este post. Vamos contar o que é interessante comer (e beber) e o que é melhor evitar se o seu objetivo é ter um pós-operatório tranquilo. Confira!

Alimentação pós-operatório: o que incluir no seu prato

Em cada item desta lista, você vai perceber que há alimentos que ajudam no processo de recuperação da mamoplastia de aumento.

Portanto, eles foram pensados para ajudar o corpo a eliminar líquidos (reduzindo o inchaço), formar novas células e prevenir infecções. Veja e já comece a preparar sua alimentação pós-operatório!


Aumentar os Seios

Prefira alimentos leves

Ao consumir alimentos leves, você permitirá que seu corpo gaste menos energia com a digestão. Assim, ele terá melhores condições para regenerar os tecidos que foram lesionados com a cirurgia.

Por isso, encha seu prato com frutas e verduras in natura. Além de ricos em vitaminas, os vegetais têm uma velocidade de digestão muito maior.

Abuse dos líquidos

Parece contraditório, mas o fato é que para que seu corpo elimine o líquido retido (e o inchaço), você precisa tomar mais líquidos.

Por isso, fique com sua garrafinha de água o tempo inteiro. Ela contribuirá para esse processo de eliminação e ainda ajudará a limpar os rins, que costumam sofrer com o uso de anti-inflamatórios.

Os sucos de frutas também são uma boa pedida, especialmente os diuréticos. Melancia, melão, limão, abacaxi, kiwi e maracujá podem entrar nessa lista. Se você curte um suco verde, acrescente pepino, salsão ou salsinha.

No entanto, é bom evitar bebidas como os refrigerantes. Além de muito açúcar, eles contêm sódio. Portanto, fazem o corpo reter ainda mais líquido.

Não se esqueça das proteínas

Para reconstituir a região lesionada, seu corpo precisará acelerar a fabricação de novas células e de colágeno. Portanto, para ajudá-lo nessa tarefa, não deixe de consumir proteínas.

Geralmente pensamos nas carnes, ovos e leite como excelentes fontes de proteínas. Porém, se você quiser dar preferência aos alimentos mais leves, é interessante trocá-las por feijões, lentilhas, folhas verde escuras e quinoa.

Melhore sua imunidade com a vitamina C

A alimentação pós-operatório deve ajudar você a prevenir infecções. Para isso, ela precisa fortalecer seu sistema imunológico. Por isso, vale a pena aumentar o consumo de vitamina C, presente nas frutas cítricas.

Laranja, kiwi, goiaba, limão, mexerica e caju são exemplos de frutas ricas em vitamina C. Aliás, elas garantem ainda outro benefício: contribuem para a produção de colágeno, que regenera a pele e ajuda a deixar a cicatriz discreta.


Silicone Center

Não se esqueça da vitamina A

A vitamina A também é excelente para a regeneração da pele. Suas principais fontes são os alimentos ricos em betacaroteno, que são característicos por sua cor alaranjada.

Então, não se esqueça de incluir o mamão, a manga, o caju, a cenoura e a abóbora no seu cardápio. Além desse benefício, esses alimentos ainda combatem as inflamações.

Alimentação pós-operatório: o que evitar durante a recuperação

Por outro lado, também existem alimentos que devemos evitar no pós-operatório. Veja quais são eles!

Frituras

Por serem revestidos em óleo, os alimentos fritos têm uma digestão mais demorada. Eles exigem que o organismo gaste muita energia para a decomposição dos nutrientes.

Portanto, o pós-operatório é o momento de deixar esse tipo de aimento de lado. Aliás, sua saúde como um todo agradecerá esse esforço!

Alimentos muito salgados

A resposta do organismo ao excesso de sal é o inchaço. Então, esse elemento não é muito bem-vindo durante o período de recuperação de uma cirurgia.

Porém, é preciso tomar cuidado. O sal está presente não só nos alimentos que percebemos como salgados. Ele faz parte da maioria dos produtos alimentícios industrializados, pois é usado como conservante.

Como já falamos, os refrigerantes têm sódio. Conservas, molhos (mostarda, ketchup), também. Embutidos como presunto, salame, salsichas fazem parte da lista de produtos que devem ser evitados nesse período.

Portanto, quando se trata de preparar um alimento em casa, reduza a quantidade de sal. Evite os produtos industrializados, mas se isso for impossível, confira o rótulo.

Carnes gordurosas

Embora a proteína seja importante para a regeneração das células, o excesso de gordura não é bom para o período de recuperação. Por isso, as proteínas vegetais são mais interessantes.

No entanto, se você realmente quiser consumir carne, dê preferência aos cortes magros. Isso evitará a sobrecarga do seu sistema digestivo

Álcool

O organismo se sente tão agredido pelo álcool que tenta expulsá-lo aumentando a produção de urina em até quatro vezes. Para isso, ele retira água das células, o que causa a desidratação da pele e outros órgãos.

Portanto, a paciente deve evitar as bebidas alcoólicas na alimentação pós-operatório. Sem uma boa hidratação dos seios, a cicatrização será prejudicada e aumenta o risco de desenvolver estrias.

Doces

O consumo excessivo de açúcar refinado provoca um processo de inflamação nas células. Nesse caso, a paciente pode ter um outro problema, que é a supercicatrização.

Funciona da seguinte maneira: como as células estão inflamadas, o corpo convoca as células de defesa para participarem do processo de regeneração. Dessa forma, ele estimula uma produção maior de colágeno e vasos sanguíneos na região lesada.

O resultado não é bom. A superprodução de colágeno pode aumentar os riscos de queloide, aquela cicatriz em alto relevo que deixa a aparência de um corte muito ruim.

Entendeu o que evitar e o que não pode faltar na sua alimentação pós-operatório? Achou o post interessante? Siga nossas páginas no Facebook e Instagram para ter acesso a outros artigos sobre esse tema!

Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


(Preencha, envie e aguarde a confirmação)


Turbinar ou não turbinar

Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

Simulador de Próteses de Silicone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *