Cirurgia de prótese de silicone: o que acontece no dia?

5 (100%) 1 vote

Como se preparar para a realização de um sonho? Muitas mulheres têm uma expectativa tão grande para turbinar os seios que ficam cheias de ansiedade à medida que o procedimento se aproxima. Para ajudá-las, decidimos fazer este post, onde explicamos o que acontece no dia da cirurgia de prótese de silicone e o que a paciente pode esperar desse momento.

Nosso objetivo é tirar suas dúvidas, garantindo que se sinta tranquila quanto ao procedimento e saiba os cuidados necessários para que a cirurgia seja um sucesso. Confira!

Como se preparar para a cirurgia de prótese de silicone

Na verdade, o preparo para a cirurgia começa bem antes desse dia. Sob a orientação do médico, a paciente pode precisar suspender medicamentos, por exemplo, além de parar de fumar no período recomendado.

Da mesma forma, a paciente precisa programar a cirurgia para um período em que pode se ausentar do trabalho. Também é necessário comprar o sutiã pós-cirúrgico, bem como solicitar a ajuda de uma pessoa próxima para algumas atividades diárias após o procedimento.

Mas depois de passar por todo esse processo, você deve estar se perguntando:  o que fazer no dia da cirurgia de prótese de silicone? É o que vamos explicar nos tópicos a seguir!

Na véspera da sua cirurgia de prótese de silicone

Tenha uma boa noite de sono

Esse preparo mais intenso começa no dia anterior ao procedimento. É extremamente importante que a paciente tenha uma boa noite de sono, que evitará a ansiedade.

Respeite o período de jejum

Outro cuidado fundamental diz respeito ao período de jejum. Pelo menos 8 horas antes da cirurgia, a paciente não pode ingerir qualquer tipo de alimento. Também são proibidas a ingestão de um simples cafezinho, de água e até mesmo de uma bala!

Por questão de segurança, o estômago da paciente deve estar completamente vazio durante a realização de qualquer cirurgia. Se ainda houver um processo de digestão acontecendo, existe a possibilidade de o ácido clorídrico do estômago subir pelo esófago e chegar ao pulmão.

Com o corpo anestesiado, o pulmão não consegue expelir o líquido. Essa situação pode gerar um quadro grave, que leva a paciente à UTI e pode causar sequelas, além do risco à própria vida.

Por isso, o respeito ao jejum é um cuidado que não pode ser negligenciado.

No dia da sua cirurgia de prótese de silicone

Chegue pontualmente à clínica

Todas as clínicas têm uma série de procedimentos para a internação de pacientes. É preciso preencher formulários, responder perguntas e cumprir um protocolo. Chegue cedo a fim de fazer tudo isso com calma.

Além disso, quando o médico marca uma cirurgia na clínica, ele reserva o centro cirúrgico por um período determinado no tempo. O atraso da paciente compromete esse cronograma e pode causar até mesmo o cancelamento do procedimento.

Portanto, já que você se programou tanto para realizar esse sonho, seja pontual! Isso vai garantir que sua cirurgia comece e aconteça no horário agendado, sem qualquer tipo de transtorno.

Não esqueça os documentos pessoais

Os documentos são essenciais para o preenchimento correto dos formulários da clínica e comprovação da identidade do paciente. Por esse motivo, é necessário levá-los no dia da cirurgia.

Chegue à clínica acompanhada

Todas as clínicas exigem que, em caso de cirurgia, a paciente traga um acompanhante. Inclusive, é necessário informar os dados de contato dessa pessoa no momento da internação.

Leve o sutiã cirúrgico

Minutos depois do término da cirurgia, ainda na clínica, o médico pedirá que a equipe de enfermagem coloque o sutiã cirúrgico em você. Ele deve ser usado desde os primeiros momentos a fim de melhorar o inchaço, estabilizar as mamas e facilitar a cicatrização.

Por isso, é muito importante levar o sutiã cirúrgico para a clínica, no dia da cirurgia. Ele não é uma peça que será usada apenas em casa, depois que a paciente tiver alta.

Use blusas abertas na frente

No dia da cirurgia, vá para a clínica usando roupas confortáveis.

Você já deve ter lido em outros posts aqui do blog que não poderá levantar seus braços acima da altura dos ombros nas primeiras duas semanas do período pós-operatório.

Então, nesses dias é necessário usar blusas abertas.

Aliás, é interessante que, para esse momento, você compre uma peça um pouco maior. Afinal, seus seios estarão maiores, e por isso é possível que, eles não permitam o fechamento de uma camisa muito justa.

Passo a passo da cirurgia de prótese de silicone

Após a chegada à clinica e a internação, a paciente será conduzida para as seguintes atividades:

1. Anestesia

Antes da cirurgia, a paciente tem uma conversa breve com o médico anestesiologista. Ele fará algumas perguntas sobre seu histórico de saúde e dará algumas orientações sobre o procedimento.

Geralmente, para colocar a prótese de silicone os médicos utilizam a anestesia local com sedação. Nesse caso, o cirurgião aplicará o medicamento anestésico apenas na mama,  sem afetar outros órgãos.

Porém, não é conveniente que a paciente fique acordada durante o procedimento. Para que isso não aconteça, ela recebe um sedativo, que fará com que ela durma profundamente.

Esse tipo de anestesia garante uma rápida recuperação da paciente, que poderá andar e se alimentar normalmente logo após o procedimento.

Além disso, o anestesiologista participa de toda a cirurgia, permanecendo ao lado da paciente para monitorar seus sinais vitais e garantir sua segurança.

2. Cirurgia de prótese de silicone

Esse é o momento em que o cirurgião faz a incisão (corte) e insere a prótese de silicone. É um procedimento relativamente simples.

Sempre vale a pena lembrar que, mesmo sendo uma cirurgia simples, a colocação da prótese de silicone precisa acontecer em um centro cirúrgico. Portanto, verifique se a clínica é completamente equipada, inclusive com UTI.

A clínica precisa ter todos os aparelhos necessários para garantir a segurança da paciente tanto em condições cirúrgicas normais como em casos de emergências, mesmo que elas sejam raríssimas.

O tempo de duração da cirurgia também é bastante curto. A maioria dos procedimentos dura entre 90 e 120 minutos. Portanto, devido à simplicidade do procedimento, a internação pode ser dispensada.

3. Retorno da anestesia

Como apenas as mamas foram anestesiadas, na verdade o que chamamos de “retorno da anestesia” é simplesmente o tempo necessário para passar o efeito da sedação.

A paciente só acorda depois que a cirurgia tiver acabado. Portanto, ela não sente nenhum desconforto nesse período.

Assim que acordar, a paciente receberá toda a assistência de uma enfermeira. Ela ajudará em tudo que for necessário e acompanhará esse primeiro período de recuperação.

Depois da mamoplastia de aumento, a maioria das pacientes recebe alta no mesmo dia e pode retornar para casa. Dificilmente é preciso permanecer na clínica e, quando isso acontece, o período máximo é de 24 horas.

E agora, entendeu o que acontece no dia da cirurgia de prótese de silicone? Quer saber tudo sobre esse procedimento para começar a se programar e conquistar os seios dos sonhos? Então, continue aqui no blog e confira nosso Manual Completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *