Coceira nas mamas após a mamoplastia de aumento é normal?

Poucas situações são tão incômodas quanto a coceira na pele em determinadas regiões do corpo. Muitas pessoas, inclusive, têm essa coceira nas mamas. Apesar da sensação irritante, a mulher sabe que não deve coçar a região para não ferir a pele, principalmente depois de uma cirurgia.

Após a mamoplastia de aumento, por exemplo, é comum muitas pacientes relatarem a sensação do bico do seio coçando. Mas afinal, até onde isso é ou não é normal depois de colocar silicone?

Isso é o que você vai descobrir neste post. Então, continue a leitura para tirar suas dúvidas e não se preocupar desnecessariamente com isso. Vamos lá?

É normal ter coceira nas mamas depois do silicone?

Por algum tempo, é perfeitamente normal sentir coceira nas mamas após a cirurgia para colocar silicone. Embora algumas pacientes não passem por essa situação, muitas relatam, sim, que esse sintoma apareceu com frequência depois de realizarem o procedimento. A causa para essa coceira, porém, é mais simples do que parece e não representa um risco iminente. Isso porque, ela está relacionada à resposta inflamatória que organismo dá em razão do trauma cirúrgico que ocorreu na região.

Por que as mamas coçam depois da mamoplastia?

Embora você só veja um corte pequenininho na parte de fora do seio após a mamoplastia, a verdade é que por dentro existe uma lesão maior.

Afinal, o médico precisou abrir um espaço, que é chamado de loja, para colocar a prótese de silicone.


Aumentar os Seios

Ainda que essa lesão tenha sido causada de forma controlada e assistida, o corpo não entende dessa forma. Para o seu organismo existe um “trauma” naquela região que precisa ser tratado.

Isso significa, claro, que existe um processo de cicatrização acontecendo internamente. Por isso, o corpo libera várias substâncias que ajudam na restauração dos tecidos, como a serotonina, a bradicinina e a histamina, por exemplo. Vamos explica melhor a seguir.

Veja, o papel da histamina é aumentar o fluxo sanguíneo do local em processo de cicatrização.  Assim, as células daquela região recebem os elementos que precisam para a restauração da área ferida.

No entanto, para que o sangue e as substâncias cheguem ao local, a histamina promove a vasodilatação, que nada mais é o aumento da largura dos vasos sanguíneos.

A vasodilatação e o aumento do fluxo sanguíneo causam no corpo sintomas muito parecidos com os de uma reação alérgica. Por isso, a região pode ficar inchada e avermelhada. As terminações nervosas são estimuladas, e o resultado é a coceira.

Porém, nesses casos, isso não é um problema. Trata-se apenas de um sinal de que seu corpo está fazendo a parte dele para que você se recupere rapidamente!

Como lidar com a coceira nos seios após a mamoplastia

Na verdade, sempre precisamos evitar coçar a pele. Arranhá-la é uma agressão que, além de deixar marcas, pode causar a contaminação.

A pele funciona como um envelope que protege o corpo, e que deve estar sempre bem fechada. As bactérias e fungos só conseguirão entrar se houver uma abertura como um corte, um esfolado ou um arranhão.

Além disso, as nossas unhas são contaminadas. Debaixo delas, acumulam-se milhões de germes. Portanto, definitivamente não se recomenda coçar nenhuma área do corpo.

A pele do seio é ainda mais sensível, tanto que os médicos geralmente não recomendam nem a esfoliação. Esse é mais um motivo para você não coçar as mamas depois da cirurgia.

perguntas frquentes prótese de silicone

Mas o que fazer, então? Sabemos que a coceira pode ser irresistível, e que aumenta quando não fazemos nada!

A sugestão dos médicos é que, se você sentir essa coceira, você utilize um algodão para passar álcool 70% sobre as mamas. Isso aliviará essa sensação.

No entanto, o álcool desidrata a pele. Por isso, logo após aplicá-lo, você deve passar um bom hidratante nos seios.

Meus seios continuam coçando, e agora?

Se passado o período pós-operatório e as mamas continuarem coçando, isso pode indicar algum outro tipo de problema Veja:

Alergia de algum produto

A coceira nas mamas fora do normal pode sinalizar uma dermatite alérgica de contato, que ocorre quando a pessoa se torna alérgica a um produto químico que entra em contato com a pele. Diversos produtos podem causar essa reação, como sabonetes, cremes, perfumes, entre outros.

Reação por algum medicamento

Há muitas razões pelas quais seu médico pode prescrever um analgésico, como enxaquecas severas, ossos quebrados e até uma cirurgia. No entanto, ele pode estar lhe causando coceira. Isso porque, alguns medicamentos causam uma liberação de histamina das células do corpo, o que pode provocar prurido generalizado, ou seja, a famosa coceira.

Eczema

O eczema é um distúrbio genético da pele frequentemente agravado por exposições ambientais. Inclusive, uma erupção cutânea de eczema tem uma aparência bastante específica. Ela geralmente é classificada como pequenos inchaços levantados ou manchas avermelhadas na pele, e definitivamente pode aparecer em seus mamilos.

Gravidez

A coceira nas mamas também é comum em mulheres gestantes. Portanto, se você está grávida, também pode esperar que alguma coceira acompanhe o crescimento do bebê. Isso ocorre devido às mudanças fisiológicas normais que ocorrem durante a gravidez, como o aumento da mama em preparação para a lactação.

Assim, à medida que a pele se estica para acomodar o peito, muitas vezes ela fica seca e irritada. Isso também pode provocar estrias em algumas mulheres, o que irrita ainda mais a pele.

Finalizando

Entendeu por que a coceira nas mamas após a cirurgia para colocar silicone é normal? Então, fique tranquila. A coceira só precisará ser tratada caso se estenda muito após a cicatrização da cirurgia.  Porque aí sim ela poderá estar relacionada a algum outro motivo, como esses listados acima.

Ainda ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o assunto? Então, fique de olho nos conteúdos semanais que postamos por aqui. Navegue, leia e aprenda tudo o que precisa para tirar o seu do papel.

Você também pode nos seguir em nossas páginas no Facebook e no Instagram para não perder nossos próximos posts! Sempre postamos dicas e informações valiosas sobre o universo da prótese de silicone.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *