Complicações no pós-operatório do silicone podem acontecer?

Hoje, nós vamos falar sobre um assunto muito importante e que você precisa saber, mas ainda é pouco explorado pelas clínicas de cirurgia plástica: afinal, as complicações no pós-operatório do silicone podem acontecer?

Veja, por mais que a mamoplastia de aumento seja um procedimento relativamente simples, trata-se de uma cirurgia como qualquer outra. Ou seja, ela requer atenção, cuidados, medicamentos e retornos regulares ao médico.

Por isso, para evitar uma eventual complicação, é muito importante que você siga à risca todas as orientações repassadas pelo cirurgião responsável pelo seu procedimento.

Isso porque, o cuidado da paciente assim que ela retorna para a casa é essencial para que tudo corra bem no período pós-operatório, um dos momentos mais importantes para o sucesso do procedimento como um todo. 

Antes de submeter à cirurgia, portanto, o ideal é que você esteja munida de informações e que tire todas as suas dúvidas com o especialista para evitar qualquer tipo de surpresa.

Para te ajudar neste processo, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre as possíveis complicações da cirurgia de prótese de silicone. Assim, você vai saber exatamente o que pode ou não fazer antes, durante e depois da cirurgia.

Então, continue a leitura! Vamos falar o que é necessário fazer após a cirurgia para não colocar sua saúde e nem o resultado em risco! Vamos lá?


Aumentar os Seios

Principais complicações no pós-operatório do silicone

1. Complicações no pós-operatório: inflamações e infecções

Para realizar a cirurgia de mamoplastia de aumento, o médico precisa fazer algumas incisões na região dos seios. Por isso, é natural que o corpo inicie um processo inflamatório para recuperar os tecidos lesados. Esse processo é facilmente observado através da retenção de líquido, ou seja, inchaços na local onde os cortes foram feitos.

Além disso, a presença da incisão abre as portas do organismo para microrganismos que causam infecções. Esse é um risco que acontece tanto quando fazemos um corte no dedo quanto em uma cirurgia, seja ela de pequeno, médio ou grade porte.

Os principais sintomas desses problemas são febre, vermelhidão nas mamas e presença de secreção. Por isso, caso isso aconteça, é fundamental entrar em contato com seu médico para que ele avalie esses sinais e indique as providências que devem ser tomadas. 

É muito importante salientar, no entanto, que há algumas medidas após a cirurgia para evitar tais infecções e outros problemas correlatos. É necessário, por exemplo, cuidar dos curativos e realizar a higiene necessária de acordo com as orientações repassadas pelo médico.

Não se esqueça também de tomar os medicamentos prescritos pelo especialista. Entre eles há antibióticos e anti-inflamatórios que têm a função de evitar os problemas citados acima.

2. Abertura dos pontos: como evitar no pós-operatório

A segunda complicação relacionada ao pós-operatório é a abertura de pontos. Em todo caso é importante lembrar que isso dificilmente acontece quando a paciente segue o repouso e demais cuidados recomendado pelo médico, como dissemos acima.

Por isso, se durante a higiene você perceber a abertura de algum dos pontos, é importante entrar em contato com o cirurgião e voltar para a clínica tão logo for possível. Assim, ele poderá fazer uma nova sutura, além de avaliar a região e verificar se há algum sinal de infecção ou inflamação.

Mas como dissemos acima – e é sempre bom salientar – para evitar essa complicação, basta seguir a recomendação médica para o pós-operatório. Portanto, não levante os braços, não faça esforço, não carregue bolsas no ombro e nem crianças no colo. Além disso, use o sutiã cirúrgico.

Tudo isso evitará que os tecidos sofram uma pressão para se afastarem, o que pode levar à abertura dos pontos.

perguntas frquentes prótese de silicone

3. Deslocamento da prótese no pós-operatório

Embora seja pouco frequente, uma outra complicação no pós-operatório do silicone é o deslocamento da prótese.

Lembre-se que, nesse primeiro momento, a prótese de silicone é um corpo estranho dentro do organismo. Portanto, levará algum tempo até que ocorra a aderência e ela fique bem firme em seu lugar.

Durante esse processo, caso a paciente não siga à risca as recomendações do médico no pós-operatório, a prótese pode se deslocar. Isso significa que ela sairá de seu lugar original.

Quando a prótese de silicone se desloca, o seio fica torto e acontece uma assimetria em relação à outra mama. Afinal, quando o médico posiciona o implante durante a cirurgia, ele deixa a parte mais alta bem alinhada às aréolas.

Se a prótese de silicone se desloca lateralmente ou verticalmente, haverá um desencontro entre sua parte mais alta e o bico do seio. Portanto, é necessário buscar o médico para avaliar o caso e, se necessário, reposicionar o implante mamário.

Mas fique tranquila porque isso realmente é muito raro. Isso se deve graças a evolução técnica e tecnológica, que permitiu o aperfeiçoamento dos cirurgiões, além da produção de próteses muito seguras e resistentes.

Finalizando

As complicações em um procedimento de mamoplastia de aumento são raras, mas os cuidados nunca são demais, não é mesmo? Então, agora que você já sabe quais são as principais complicações no pós-operatório do silicone e os possíveis seus sintomas, que tal conhecer os erros que a paciente não pode cometer durante a recuperação para evitar esses problemas?

Lembre-se que é muito importante estar munida de toda informação possível antes de submeter ao procedimento. Assim, você estará segura para este que pode ser um dos momentos mais importantes da sua vida.

Além disso, você ficará ainda mais à vontade para levar ao médico as dúvidas que restaram durante o período que você esteve pesquisando sobre o procedimento. Curtiu?

Então, continue aqui no blog e confira todas as novidades que semanalmente publicamos por aqui. Você também pode acompanhar nossos posts nas redes sociais, como Instagram e Facebook

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *