Dor nos seios e o ciclo menstrual: qual é a relação entre os seus hormônios e a sensibilidade nas mamas

Ainda durante a adolescência, a menina percebe que existe uma relação entre dor nos seios e o ciclo menstrual. Essa constatação traz uma triste certeza,  a de que esse incômodo se repetirá a cada mês, durante décadas de sua vida.

Mas afinal, por que os seios doem  em determinadas etapas do ciclo menstrual? Como os hormônios atuam em nosso corpo, causando essas sensações nada agradáveis? O que isso tem a ver com o silicone?

Neste post, respondemos essas e outras perguntas. Continue a leitura para saber mais.

Qual é a relação entre a dor nos seios e o ciclo menstrual?

A dor cíclica nos seios, também chamada mastalgia, costuma aparecer na fase lútea do ciclo. Portanto, é mais comum ocorrer entre 5 e 10 dias antes do início da menstruação.

Algumas causas das dores nos seios ainda não foram esclarecidas pela Ciência e pela Medicina. Porém, já se sabe que existe uma relação entre a variação dos hormônios produzidos ao longo do ciclo e a dor.

Um desses hormônios é a progesterona. Nas mamas, existem muitos receptores para essa substância.


Aumentar os Seios

Então, logo após a ovulação, o corpo feminino aumenta a produção de progesterona. Consequentemente, os receptores das mamas absorvem essa substância, o que gera inchaço e sensibilidade.

Outros hormônios também participam na geração dessa sensação de dor. Assim, entre eles, destacamos o estrogênio e o estradiol.

Eles fazem com que o corpo retenha líquidos durante esse período. Portanto, esse líquido acumulado faz os seios ficarem mais pesados e desencadeia até mesmo uma reação inflamatória, causando a mastalgia.

No entanto, os médicos entendem que ainda é preciso investigar melhor outras causas. Existem teorias que relacionam a dor ao metabolismo da gordura e ao inchaço de ductos lácteos.

Qual é a intensidade da dor nos seios e o ciclo menstrual?

Embora seja um sintoma bastante comum, a intensidade da dor nos seios varia de acordo com cada organismo.

Para algumas mulheres, ela se assemelha a uma sensibilidade aumentada. Portanto, o sintoma incomoda, mas não dói.

Porém, para outras mulheres, esse período é bastante doloroso. Elas sentem dor quando o seio é tocado, ao se movimentarem, ao praticarem exercícios,

Então, durante a fase lútea do ciclo menstrual, elas podem ter impactos moderados ou severos. Elas reduzem a prática de exercícios e sexual. Algumas têm dificuldade para realizar até mesmo as atividades do dia a dia.

Qual é o risco que a dor nos seios causa à saúde?

Apesar de todo o impacto que a dor no seio relacionada ao ciclo menstrual pode causar, ela não traz nenhum risco à saúde.

Porém, a mulher precisa se certificar de que realmente esse é o problema. Se a dor na mama tiver outras causas, pode ser necessário realizar tratamentos de acordo com a disfunção orgânica diagnosticada.

perguntas frquentes prótese de silicone

Como saber se existe relação entre a sua dor nos seios e o ciclo menstrual?

Embora você possa analisar alguns fatores, o médico é único profissional capacitado a avaliar os exames da paciente e diagnosticar possíveis problemas.

No entanto, existem alguns pontos que você mesma consegue analisar para avaliar se precisa procurar o médico imediatamente ou se pode relatar o problema em sua próxima consulta de rotina.

Quer saber que pontos são esses? Descubra quais são as principais características da dor cíclica nos seios:

  • a dor nos seios aparece entre 5 e 10 dias antes da menstruação, e desaparece logo após o sangramento;
  • as mamas ficam pesadas, sensíveis, e em algumas mulheres, dolorida;
  • a dor cíclica nos seios também pode se manifestar por meio de pontadas;
  • os seios costumam inchar e, em algumas mulheres, eles ficam com o aspecto granulado;
  • tudo isso acontece no período anterior à menstruação, e não continuamente.

Como amenizar a dor nas mamas antes da menstruação?

Infelizmente, não é possível eliminar as causas da mastalgia. Porém, é importante que a mulher conheça alguns recursos para aliviá-la. Confira!

Use um sutiã que sustenta bem os seios

Muitas mulheres reclamam desta dor quando se movimentam no dia a dia. Então, se elas precisam se abaixar, correr ou pular, elas têm esse incômodo.

Uma boa forma de evitar essa dor é com um sutiã de tamanho adequado e que sustenta bem os seios. Afinal, quanto mais estabilizados eles estiverem, mais conforto você terá nesse período.

Utilize compressas mornas ou frias

Neste tópico, é importante testar a opção que mais proporciona alívio. Assim, para algumas mulheres, as bolsas de gelo reduzem o inchaço e o incômodo.

Já para outras, a melhor alternativa é aplicar uma compressa bem morninha, com uma massagem suave.

Reduza o consumo de determinados alimentos

Diversos produtos alimentícios são estimulantes ou gordurosos. Segundo diversas pesquisas, eles pioram a dor cíclica nos seios.

Portanto, vale a pena evitar dietas ricas em gordura, alimentos repletos de sódio, bem como chá preto e mate, café, refrigerantes, chocolates e achocolatados.

Exercite-se antes da dor nos seios e o ciclo menstrual

O exercício, além de promover bem-estar, produz algumas substâncias que são analgésicos ultrapotentes. Estamos falando da serotonina e endorfina.

Portanto, coloque o exercício físico na sua rotina. Mulheres que têm esse hábito relatam uma redução de até 78% em sintomas como dores, cólicas, fadiga e mau-humor.

Recorra a medicamentos naturais ou alopáticos

Algumas mulheres relatam um certo alívio quando usam determinados remédios. Portanto, elas dizem que ibuprofeno e paracetamol solucionam esse problema.

No entanto, ainda não há evidências científicas de que se trata de uma solução eficaz. Diversos médicos percebem que a redução na dor pode ser apenas um efeito placebo.

Também existem mulheres que utilizam suplementos e ervas para tentar reduzir a dor e outros sintomas pré-menstruais. Alguns exemplos são o óleo de prímula, camomila, vitamina E ou a vitex agnus-castus (árvore casta).

Porém, mais uma vez, não existem pesquisas consistentes mostrando que essas substâncias realmente aliviam as dores.

Além disso, para tomar qualquer medicação de farmácia ou remédio natural, consulte um médico.

Mesmo as ervas possuem princípios ativos que podem trazer como efeito colateral a piora de outro problema de saúde que você tem, ou interagir com os seus medicamentos.

Então, não se arrisque. Só tome essas substâncias com a devida prescrição.

O que a dor nos seios e o ciclo menstrual têm a ver com o silicone?

O silicone não interfere na manifestação das dores durante o ciclo menstrual.

Porém, se durante esse período a paciente vai à consulta de avaliação com o cirurgião plástico para colocar a prótese, o seio estará inchado e isso pode causar um equívoco na avaliação.

Afinal, o médico verá seios maiores que seu tamanho normal e calculará um tamanho de prótese um pouco menor.

Quando a paciente avisa o médico sobre seu período do ciclo, ele saberá que os seios da paciente estão inchados. Portanto, para obter o resultado que ela deseja, ele precisará colocar uma prótese um pouco maior.

Entendeu qual é a relação entre dor nos seios e o ciclo menstrual? Quer saber mais sobre a anatomia da mama feminina? Então, continue aqui no blog e veja nosso post completo!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *