Drenagem para pós-operatório de prótese de silicone: quais são as vantagens?

Fale Conosco Pelo Whatsapp

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia simples e rápida, bem como a única alternativa segura e definitiva para quem sonha em tubinar os seios. Porém, o resultado perfeito do procedimento depende dos cuidados no período de recuperação, o que envolve a realização da drenagem de pós-operatório silicone.

Você sabe por que é importante fazer essa massagem? Então, neste post vamos explicar quais são as vantagens dela para a recuperação da paciente. Continue a leitura e descubra como esse procedimento contribui para um bom resultado!

O que a drenagem faz no organismo?

A drenagem linfática é uma técnica que estimula o bom funcionamento do sistema linfático do nosso organismo.

Esse procedimento deve ser realizado por profissionais qualificados. Eles sabem exatamente quais são os movimentos e manobras que devem ser feitos, bem como os pontos de pressão para que o estímulo ocorra.

O sistema linfático é uma enorme rede de vasinhos distribuídos pelo nosso corpo. De certa forma, ele é parecido com o nosso sistema circulatório.

Porém, em vez de coletar e distribuir o sangue, o sistema linfático coleta os líquidos dispersos. Ele filtra essa substância e depois a direciona para a circulação sanguínea.

Dessa maneira, as manobras feitas durante a drenagem linfática levam os líquidos para as estruturas responsáveis por coletá-las. Assim, o corpo consegue eliminá-las com mais facilidade.

Em que situações a drenagem linfática é recomendada?

As mulheres estão mais sujeitas a problemas com a retenção de líquidos e consequentemente, de toxinas. Isso acontece durante períodos específicos do ciclo menstrual, ao longo da gravidez e em outras situações.

Por isso, muitas mulheres entendem que a drenagem linfática pode ajudá-las nessas circunstâncias. Ela reduz os sintomas de TPM, bem como  a retenção hídrica que deixa o corpo inchado. Também tem um papel importante na eliminação de toxinas.

Especialistas no assunto também indicam a drenagem linfática para potencializar a perda de peso. Outra função desse procedimento é amenizar a celulite. Portanto, trata-se de um tratamento muito desejado pelas mulheres.

Porém, além dessas situações relacionadas ao bem-estar e estética, a drenagem linfática é recomendada após uma série de cirurgias plásticas. Ela é vista como um procedimento complementar, que auxilia na recuperação.

Saiba o porquê no próximo tópico!

Qual é o papel da drenagem pós-operatório silicone?

Depois de um procedimento cirúrgico, é normal o corpo acumular líquidos entre os tecidos que foram “descolados”. Inclusive, essa situação recebe um nome: seroma.

O seroma é uma reação de defesa do organismo, que deve ser encarada com naturalidade. Durante os primeiros dias após a cirurgia, o corpo não consegue absorver e eliminar todo esse líquido produzido.

O resultado dessa dificuldade para eliminar os líquidos é o inchaço, principalmente na região próxima à cicatriz cirúrgica.

A drenagem no pós-operatório da cirurgia para colocação da prótese de silicone tem o papel de diminuir esse inchaço. Assim, ela ajuda o corpo a direcionar o líquido acumulado à corrente sanguínea, o que facilita a eliminação.

Quais são os benefícios da drenagem?

Segundo os médicos, não há dúvidas de que a drenagem oferece muitos benefícios às pacientes nesse período. Entre os principais, eles destacam:

  • redução do inchaço, bem como do desconforto que a paciente pode sentir após o procedimento;
  • aceleração na recuperação da aderência da pele às camadas de tecido mais profundas, que foram descoladas durante a cirurgia;
  • redução de hematomas (manchas roxas) e fibrose;
  • melhoria na circulação, o que aumenta a nutrição celular e oxigenação dos tecidos, levando à produção de colágeno;
  • aceleração do processo de cicatrização dos pontos devido à oxigenação e presença de uma maior quantidade de colágeno;
  • relaxamento e promoção do bem-estar da paciente, que pode sentir um certo incômodo por precisar passar muito tempo em determinadas posições com as quais não está acostumada (como dormir de barriga para cima).

Como deve ser feita?

A drenagem linfática é uma técnica que realiza a massagem por meio de pressões leves. Portanto, a paciente não precisa ter nenhum receio de sentir dor.

Assim, o terapeuta realiza todas as manobras com muito cuidado. Dessa maneira, ele pressiona levemente pontos estratégicos onde estão determinadas estruturas do sistema linfático.

Porém, a paciente não deve pensar que a drenagem deve ser realizada somente na área operada. Segundo os médicos, é importante que ela seja feita em todo o corpo.

Dessa forma, o terapeuta consegue estimular a circulação no organismo, inteiro, promovendo todos os benefícios que ajudarão na recuperação da paciente, tanto direta quanto indiretamente.

Portanto, a drenagem linfática faz parte do tratamento cirúrgico. Então, sempre que recomendada pelo médico, sua realização é indispensável para a boa recuperação.

Você deverá fazer o procedimento?

Apesar de todos esses benefícios, a drenagem pós-operatório não é indicada para todas as pacientes. Assim, quando necessária, ela é recomendada pelo médico, que costuma solicitar a realização entre 48 e 72 horas após a colocar silicone.

A quantidade de sessões depende do tipo de cirurgia realizada, bem como da recuperação da paciente. Na maioria das vezes, a recomendação fica em cerca de dez sessões.

Normalmente, após a fase de cicatrização após a cirurgia, a paciente pode ser liberada das sessões de drenagem pelo médico, dependendo de como a paciente está se recuperando.

Sempre é válido lembrar que a drenagem pós-operatório de silicone deve ser realizada apenas por profissionais especializados nesse tipo de procedimento. É interessante consultar seu médico e pedir indicações.

Dependendo do local onde você mora, é possível encontrar profissionais que atendem em domicílio. Dessa maneira, poderá fazer a massagem no conforto da sua casa.

No entanto, sempre se lembre de verificar se o profissional é especializado. Isso é comprovado por meio de certificados de cursos.

Agora você já sabe tudo sobre a drenagem pós-operatório de silicone e sua importância. Esse é um procedimento essencial para quem deseja ter um resultado perfeito com a cirurgia, bem como para tornar o período de recuperação tranquilo e confortável!

Gostou do post? Ficou curiosa para saber mais sobre o que deve ou não fazer depois de colocar silicone? Continue aqui no blog e confira nosso artigo completo sobre o pós-operatório da cirurgia! Leia e saiba como se programar para esse período!

Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


(Preencha, envie e aguarde a confirmação)


Turbinar ou não turbinar

Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

Simulador de Próteses de Silicone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *