Empoderamento feminino: por que precisamos falar sobre o tema?

Na maioria das sociedades, a mulher passou milênios vivendo em segundo plano. Por isso, apesar de várias conquistas nas últimas décadas, o empoderamento feminino ainda é uma luta indispensável.

Mas você sabe o que é o empoderamento feminino? Conhece a importância desse movimento? Entende seus objetivos?

Se você quer saber mais sobre o tema, continue aqui no post. Vamos explicar o significado de empoderamento e mostrar por que todas nós deveríamos nos engajar nesta causa.

O que é o empoderamento feminino?

Empoderamento feminino é a concessão de poder de participação às mulheres, buscando a igualdade de direitos entre gêneros.

O objetivo é dar à mulher a possibilidade de estar presente em todos os campos da sociedade, tanto no sentido político quanto econômico, sem ter qualquer prejuízo devido ao seu sexo.

Como exemplo, podemos citar as ações que lutam pela equidade de salários entre mulheres e homens em posições idênticas.

No Brasil, as mulheres ganham o equivalente a 77% do salário de um homem que ocupa a mesma função.

Porém, se for um cargo gerencial e de alto rendimento, a diferença aumenta e o salário delas chega a ser até 39% menor que o deles.

Portanto, fica claro que a mulher tem grandes prejuízos no mercado devido a um único fator, que é seu sexo.

Para corrigir essa e outras injustiças, o movimento de empoderamento feminino pretende que elas estejam cada vez mais presentes em espaços de discussão, tanto na sociedade quanto nas instituições que exercem o poder político.

Afinal, entende-se que as necessidades das mulheres devem ser ouvidas por meio de representantes dispostos a promover o debate e implementar medidas para melhorar essa condição.

Por que é tão importante empoderar as mulheres?

Além de injustiças no mercado de trabalho, como as que foram mencionadas acima, as mulheres são prejudicadas em diversos aspectos do cotidiano.

Um deles é a segurança. Afinal, o número de feminicídios é grande. Sair à rua, pegar um Táxi ou Uber são ações simples, mas que podem colocar a integridade física da mulher em risco.

Usar o transporte público, que deveria ser seguro, pode gerar situações de assédio.

A mulher precisa pensar em detalhes como a hora de voltar para casa ou mesmo a roupa que deve usar, pois essas decisões podem custar sua vida.

Portanto, todos os dados mostram que precisamos de uma sociedade em que a mulher não seja hostilizada, ameaçada ou prejudicada. Precisamos de igualdade. Precisamos de empoderamento feminino.

Quais são os princípios do empoderamento feminino?

Talvez, até aqui, você tenha visto essas ideias e pensado em como o conceito de empoderamento feminino é teórico.

Assim, o departamento da ONU focado nas necessidades das mulheres entendeu que era necessário traduzi-lo em ações práticas.

Conheça esses princípios:

1. Liderança comprometida com a igualdade

O empoderamento feminino estimula as empresas a assumirem o compromisso de promover a igualdade de gênero.

Portanto, o objetivo é mudar a cultura e banir a discriminação. Para isso, a liderança precisa estar engajada com este movimento.

Assim, o movimento recomenda a realização de campanhas de comunicação interna e externa, estabelecimento de metas de mulheres por nível hierárquico e processos transparentes de contratação e promoção.


Aumentar os Seios

Porém, acima de tudo, a principal mudança precisa ser o exemplo dos líderes. Grandes marcas como Coca Cola, Twitter e Unilever já começaram essas ações.

2. Igualdade de oportunidades, inclusão e não discriminação

Infelizmente, é preciso admitir que nem sempre uma mulher estará tão qualificada para o trabalho quanto um homem.

Porém, isso não se deve ao gênero, mas sim às desigualdades históricas que dificultaram o acesso à educação e ao mercado de trabalho.

Portanto, este princípio estabelece a necessidade de avaliar as causas de desníveis de oportunidades de gênero.

Também é preciso rever processos de atração, retenção e desenvolvimento de profissionais que acentuam essa desigualdade.

Assim, a partir desta análise, a sociedade poderá abordar esses problemas, fazendo com que as oportunidades de acesso aos cargos sejam realmente iguais.

3. Igualdade de oportunidades, inclusão e não discriminação

Homens e mulheres sofrem diferentes tipos de violência. No caso delas, o ato geralmente é motivado simplesmente por serem do sexo feminino.

perguntas frquentes prótese de silicone

Assim, dentro de casa, a mulher é ameaçada pelo parceiro porque ele entende que ela é uma propriedade que deve obedecê-lo.

Na rua, ela é intimidada e assediada. No trabalho, sofre assédio moral, abuso verbal e sexual.

Portanto, cabe à sociedade estabelecer uma política de tolerância zero a todas as formas de violência contra a mulher.

4. Empoderamento feminino por meio da educação e formação

Este princípio entende que é necessário remover os obstáculos que impedem as mulheres de alcançarem seu pleno potencial.

Portanto, a sociedade precisa investir na educação básica, em programas de formação e mentorias.

Porém, também é preciso atuar na outra ponta, treinando gestores e gestoras para que não tenham uma percepção equivocada a respeito das funcionárias mulheres.

5. Desenvolvimento empresarial e práticas das cadeias de fornecedores e marketing

No mercado, as empresas não são isoladas. Afinal, elas se relacionam entre si, formando verdadeiras cadeias de produção.

Portanto, as empresas podem estimular um mercado mais igualitário selecionando fornecedores que compartilhem deste valor.

Assim, quando uma empresa dá preferência a um fornecedor que promove a igualdade entre gêneros, ela acelera a mudança da sociedade.

6. Liderança comunitária e engajamento com o empoderamento feminino

A partir de sua própria transformação, as empresas podem ser um exemplo para a sociedade.

Assim, elas darão visibilidade e apoiarão ações sociais com o objetivo de promover a igualdade de gênero em um aspecto mais amplo.

7. Acompanhamento, medição e resultado

Este princípio envolve a implementação de um processo contínuo de promoção da igualdade, estabelecendo metas e propondo ações para cumpri-las.

Como isso se aplica à minha vida?

Você deve ter visto que, para a ONU, o empoderamento feminino depende muito das ações de empresas.

Afinal, a ampliação dos espaços que a mulher ocupa no mercado de trabalho é fundamental para que ela se torne capaz de exigir seus direitos e fazer escolhas.

Porém, como isso se relaciona a você, à sua vida?

Em primeiro lugar, as empresas são formadas por pessoas. Portanto, somos nós todos, inclusive as mulheres, que precisam repensar nossas ações.

Então, participe. Apoie as mulheres que estão à sua volta. Compreenda. Ajude outra mulher a crescer, e não a derrubá-la.

Se você ocupa qualquer posição de liderança, essa responsabilidade é ainda maior.

Lembre-se de que, em cada uma dessas pequenas ou grande lutas, a mulher está conquistando, passo a passo, o direito de ser quem ela quiser, e você também será beneficiada com isso.

E você, já sabia da importância do empoderamento feminino? Então, que tal compartilhar este post com suas amigas para que elas abracem esta causa com o Silicone Center?

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *