Exercícios para aumentar os seios funcionam?

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Quem frequenta academias já deve ter ouvido um termo muito usado pelos profissionais dessa área: hipertrofia muscular. Trata-se do aumento do volume dos músculos quando são estimulados pela atividade física. Mas será que é possível aplicar esse princípio e fazer exercícios para aumentar os seios?

Se você também deseja saber a resposta a essa pergunta, não perca este post! Vamos explicar como funcionam os exercícios para a região peitoral e se eles realmente são indicados para aumentar o volume dos seios. Confira!

Quais são os exercícios para aumentar os seios?

Algumas pessoas defendem a ideia de que é possível fazer um treino de hipertrofia muscular e, dessa forma, usar exercícios para aumentar os seios.

Exercícios realizados com peso, entre eles o supino, crucifixo com halteres, peck deck, butterfly, flexões de braços e contrações são alguns exemplos de movimentos que, segundo os defensores desse método, ajudam a alcançar esse objetivo.

Ao realizar esse tipo de movimento, utilizando algum tipo de peso ou resistência, a mulher supostamente conseguiria promover a hipertrofia muscular dessa região. Mas você sabe o que é isso? Vamos explicar no próximo tópico!

O que é hipertrofia muscular?

Hipertrofia muscular é uma resposta do corpo ao estímulo proporcionado por determinados tipos de exercício físico. Assim, ela é um resultado muito esperado nos treinos de musculação, por exemplo.

De forma simplificada, a hipertrofia acontece da seguinte forma: quando o músculo é obrigado a suportar uma carga ou peso alto, acontece um estresse nas fibras (células) musculares.

No período de descanso seguinte, esses músculos se recuperam. Porém, nesse processo acontece um aumento na quantidade de fibras e no diâmetro delas. Dessa forma, ocorre um crescimento, chamado de hipertrofia.

Também existem outros fatores que contribuem para a hipertrofia. Altos níveis de testosterona (hormônio masculino) e GH (hormônio do crescimento), potencializam esse processo.

Além disso, quem quer ver os músculos crescerem mais rapidamente precisa de uma alimentação adequada, com quantidades de carboidratos e proteínas bem ajustadas. O descanso também é importante, pois é nesse período que as fibras aumentam seu volume.

Se o treino de hipertrofia favorece o aumento dos músculos dos braços, costas, pernas e outros, será que ele pode ser considerado um dos exercícios para aumentar os seios? Descubra a seguir!

Qual é a diferença entre exercícios para o peito e para os seios?

Sempre que falamos que uma mulher tem peitos volumosos ou seios grandes, na nossa mente vem a mesma ideia: um busto super turbinado. Porém, esse é um conceito equivocado.

No dia a dia, usamos as palavras peito e seios com o mesmo sentido. No entanto, é preciso destacar que essa forma de nos expressarmos não reflete o que acontece com o nosso corpo de forma exata.

Então, vamos explicar qual é a diferença entre exercícios para o peito e exercícios para os seios. Acompanhe!

Exercícios para o peito

Quando um profissional de Educação Física recomenda exercícios para o peito, na verdade ele está falando dos músculos peitorais. Ou seja, trata-se do desenvolvimento do tecido muscular que reveste essa parte do corpo.

Tanto os homens quanto as mulheres têm esses músculos no peito. Então, quando você vê um rapaz sarado, malhado, com aquele peitoral fantástico (tipo o Thor), isso significa que ele trabalhou essa musculatura por meio dos exercícios.

As mulheres também têm esses mesmos músculos. Contudo, eles não formam a nossa “comissão de frente”. Eles ficam escondidos atrás do que nós chamamos de seios ou mamas, colados (literalmente) na caixa torácica.

Exercícios para os seios

Já os seios ou mamas são compostos por glândulas mamárias, gordura e colágeno. Eles ficam à frente do músculo peitoral e são a verdadeira “comissão de frente” do corpo feminino. Nesse aspecto, as mulheres são bem diferentes dos homens.

Durante a puberdade, as meninas têm um desenvolvimento acentuado das glândulas mamárias. Assim, o organismo está se preparando o corpo da mulher para amamentar no futuro.

Além desse crescimento das glândulas, o seio feminino pode crescer devido ao aumento de gordura. Portanto, se a mulher ganha peso, é normal que essa parte do corpo também se torne mais volumosa.

No entanto, é muito importante destacar que as mamas não têm músculos. Portanto, anatomicamente, o seio e o peito são partes do corpo diferentes e os exercícios também têm impactos diferentes sobre eles.

Os exercícios para aumentar os seios são eficientes?

Como você viu, o treino de hipertrofia realmente consegue aumentar o tecido muscular. Assim, o peito (que também é um músculo) responde a esse estímulo e cresce, o que em teoria projeta os seios um pouco para a frente.

Porém, essa diferença na projeção é bem pequena e não tem como impactar muito na percepção que a mulher tem a respeito do tamanho de seus seios. Isso acontece porque o nível de testosterona no corpo das mulheres é baixo. Assim, elas dificilmente têm um aumento tão significativo do tecido muscular quanto o dos homens.

No entanto, esse resultado não corresponde ao desejo da maioria das mulheres. Geralmente, elas querem aumentar os seios, e não o peito. O objetivo é projetar as mamas para frente, garantindo um contorno arredondado e formas bem femininas.

Nessas situações, os exercícios não são eficientes. Como as mamas não têm músculos, elas não reagem ao estímulo provocado pelo treino de hipertrofia. Então, podemos concluir que não existem exercícios para aumentar os seios.

Vale a pena tentar exercícios para aumentar os seios?

Depois de todas essas informações, esperamos que você tenha percebido que “aumentar o seio” e “aumentar o peito”, são objetivos completamente diferentes. Conquistar mamas volumosas e sensuais com exercício físicos não é possível.

Então, a sua escolha depende muito dos seus objetivos. Se o seu desejo é ficar com o corpo de uma fisiculturista, realmente a melhor solução é recorrer aos treinos de hipertrofia.

No entanto, você precisa saber que, além dos exercícios, precisará tomar substâncias para compensar os baixos níveis de testosterona. Elas devem ser receitadas apenas por médicos e a paciente deve ter acompanhamento profissional constante, pois existem sérios riscos à saúde.

Agora, se o que você quer é ficar com as mamas volumosas, mas manter o corpo feminino e bem delineado,  não é possível alcançar esse resultado apenas com exercícios para aumentar os seios.

Nesse caso, a melhor opção é recorrer à mamoplastia de aumento. Ela é a única solução definitiva e segura para solucionar esse problema.

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