Exercícios para estimular o mamilo: como preparar os seios mesmo antes da amamentação

Tanto por uma questão estética quanto para ajudar na amamentação, muitas mulheres buscam alternativas de exercícios para estimular o mamilo.

Enquanto a maioria das mulheres tem o mamilo destacado da aréola, outras sofrem devido a condições conhecidas como mamilo plano e, ainda mais preocupante, com o mamilo invertido.

Além de todo o incômodo estético, essa condição pode causar muitos transtornos durante a amamentação. Ela não impede o aleitamento, mas dificulta a pega da mama e a obtenção de leite pelo bebê.

Se você também enfrenta essa condição, continue neste post.  Vamos mostrar alguns exercícios que podem ajudá-la a superar esse problema.

Exercícios para estimular o mamilo: movimentos sem acessórios

Os dedos podem ser a principal ferramenta para ajudar a estimular o mamilo. Veja como usá-los para deixar os mamilos mais projetados:

Exercícios de Hoffman

Os exercícios de Hoffman partem do princípio de que os mamilos ficam invertidos porque existe uma forte aderência aos tecidos internos. Então, o objetivo é quebrar essa aderência. 


Aumentar os Seios

Para fazer os exercícios de Hoffman, você vai precisar colocar seus dois polegares em lados opostos na base do mamilo. Então, para começar, coloque um dos dedões acima do mamilo e outro abaixo do mamilo.

Em seguida, afaste os polegares suavemente, mas com firmeza, partindo do centro para cima e do centro para baixo. Faça movimentos circulares.

Na segunda etapa, você vai colocar um polegar à direita do mamilo e outro à esquerda do mamilo. Mais uma vez, afaste-os para as laterais.

O ideal é começar com duas repetições por dia e aumentar o número de manobras gradualmente, até alcançar cinco repetições.

Exercícios para estimular o mamilo com giro manual

Em diversos momentos, você pode estimular os mamilos manualmente. Assim, uma das possibilidades é segurá-los com a ponta dos dedos e girá-los suavemente, como se fossem botões de um rádio antigo.

É muito importante que o giro seja firme mas, ainda assim, suave. Afinal, as manobras não devem causar dor.

Estimulação oral

Outra possibilidade é a estimulação oral dos mamilos. Para isso, você vai precisar contar com a ajuda do seu parceiro. Sugar o mamilo pode ajudá-lo a se projetar.

Pinçamento do mamilo

Quantas vezes for possível, faça uma pinça com o polegar e o indicador e passe o mamilo entre eles.

Para aumentar o estímulo, belisque o mamilo suavemente, sem causar dor, enquanto ele ainda está ereto.

Outro estímulo interessante é umedecer uma toalha com água fria e aplicar nos mamilos eretos.

perguntas frquentes prótese de silicone

Exercícios para estimular o mamilo: manobras com acessórios

Além dos exercícios feitos com os dedos, você também pode utilizar acessórios para estimular os mamilos. Veja a seguir!

Sutiã para estimular os mamilos

Utilize um sutiã de tecido grosso e firme, e que fique bem ajustado ao seio. Faça dois orifícios bem em cima dos mamilos, deixando-os livres.

Isso vai fazer com que o sutiã pressione a mama e a mantenha em uma posição, ao mesmo tempo que permite a projeção dos mamilos.

Corretores de mamilo em disco

Esse é um acessório específico para estimular o mamilo, encontrado em lojas de produtos para maternidade. Assim como o sutiã do tópico anterior, eles têm um furo no meio para encaixar o mamilo.

Então, encaixe o seio no corretor e o mamilo nesse orifício. Como o mamilo fica preso, o acessório pressiona suavemente o mamilo, estimulando sua projeção.

Para disfarçar o corretor de mamilo, talvez você precise utilizar uma blusa mais grossa ou uma camada extra de roupa, como uma peça adicional.

Lembre-se sempre de que, devido ao encaixe do mamilo, peles sensíveis podem ficar feridas. Então, monitore sempre os seios para identificar rachaduras ou irritações.

Estimulação do mamilo com seringa

Você pode fazer um acessório para realizar exercícios para estimular o mamilo em sua própria casa. Então, para isso, você vai precisar de uma seringa e uma tesoura.

O primeiro passo é cortar a seringa na linha onde está escrito 0 ml, ou seja, você vai retirar a ponta do objeto.

Em seguida, retire o êmbolo (a parte da seringa que nós puxamos) e encaixe-o justamente nessa abertura que você acabou de fazer, e que antes era a ponta. Empurre o êmbolo até o fim.

Coloque a abertura onde ficava o êmbolo, que tem uma borracha protetora, sobre o seu mamilo. Puxe o êmbolo para promover a sucção e fazer o mamilo saltar.

Lembre-se de dois pontos importantes: o primeiro é não puxar demais. Vá até o ponto em que você se sente confortável.

Além disso, antes de puxar a seringa e retirá-la do contato com o seio, empurre o êmbolo levemente. Assim, ele não estará sugando seu mamilo quando for retirado, evitando desconforto ou ferimentos.

Exercícios para estimular os mamilos com bomba para retirar leite

Em praticamente todas as farmácias você pode encontrar um acessório que muitas mamães usam, que é a bomba de amamentação.

Essa ferramenta retira o leite dos seios por meio de sucção. Portanto, ela pode ser usada também para sugar o mamilo e estimular sua projeção.

É importante que você utilize uma bomba com um bico que cubra completamente seu mamilo. Então, ele vai vedar a região, criando as condições ideais para a sucção.

Ligue a bomba em uma força que fique confortável para você. Lembre-se de ler o manual para usá-la de forma adequada, sem correr o risco de machucar seu seio.

Vale a pena destacar que esses exercícios são bastante úteis e resolvem diversos casos. No entanto, para algumas mulheres, a única solução é a cirurgia plástica.

Como saber se eu tenho o mamilo invertido?

Em sua condição normal, o mamilo se destaca da aréola. Portanto, a maioria das mulheres tem uma protuberância no centro do peito.

Porém, algumas mulheres têm o mamilo plano, ou seja, ele não se destaca da pele. Em outros casos, ele se retrai para dentro da mama formando, na verdade, um buraquinho.

Então, caso seus mamilos tenham essa aparência, eles são invertidos. Muitas pessoas nascem assim por uma condição genética e existe um ligamento que mantém o centro da aréola preso na parte interior da mama.

Outras pessoas desenvolvem essa condição devido a eventos posteriores, como doenças que causam a retração.

Existem três graus de inversão dos mamilos:

  • Inversão grau 1: apesar da inversão, o mamilo reage a estímulos como o toque ou o frio, projetando-se para a frente e mantendo essa projeção por algum tempo.
  • Mamilos invertidos grau 2: o mamilo precisa de muito mais estímulos para se projetar e manter-se projetado.
  • Inversão de mamilos grau 3: nem mesmo os estímulos de toque e frio provocam a projeção do mamilo, que também não se mantém projetado quando é pressionado para fora.

Agora você já conhece os exercícios para estimular os mamilos invertidos ou planos. Quer entender melhor esse problema? Continue aqui no blog e leia nosso artigo completo sobre esse tema!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *