Hematoma após a prótese de silicone: é normal ter essa reação?

O pós-operatório da mamoplastia de aumento é um dos mais tranquilos entre todas as cirurgias plásticas existentes. Porém, algumas reações do organismo são inevitáveis, como o hematoma prótese de silicone.

Mas você sabe por que os hematomas acontecem? Eles são realmente normais? Eles podem colocar a saúde da paciente (ou o resultado) em risco?

Neste post, você vai descobrir tudo sobre o hematoma prótese de silicone e outras questões que envolvem o tema. Confira!

Você sabe o que é um hematoma?

Não é novidade que temos vários litros de sangue em nosso corpo. Porém, em condições normais,  ele circula apenas dentro dos vasos sanguíneos, sejam eles estreitos como um fio de cabelo (capilares) ou mais grossos.

Em algumas situações, isso pode mudar. Devido a traumas causados por acidentes ou mesmo cirurgias, o vaso sanguíneo é cortado. Então, o sangue se espalha pelos tecidos que estão ali em volta, formando um hematoma.

Esse hematoma, que é um acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos mais grossos, é muito comum no pós-operatório. É normal ter um pouco de dor na região, inchaço e abaulamento do local.

Quando a paciente evolui normalmente após a cirurgia plástica, esse hematoma não causa maiores problemas. No entanto, apenas em alguns poucos casos, existe o risco de desenvolver infecções e deformar a cicatriz.

É normal ter hematoma prótese de silicone?

O hematoma é normal não só na mamoplastia de aumento. Ele é comum também em cirurgias no abdômen e até mesmo no rosto. Portanto, ele é esperado no pós-operatório.

Se tudo ocorre da maneira esperada, o corpo acaba reabsorvendo e eliminando essas células que ficaram espalhadas pelo tecido. O inchaço desaparece e a coloração volta ao normal.

No entanto, embora esperado, é preciso cuidar da região para eliminar o hematoma o mais rápido possível, e para isso existem diversos recursos.

Como eliminar o hematoma prótese de silicone?

Existem diversas formas de acelerar a eliminação do hematoma. Então, veja algumas delas:

Compressão da área operada:

A compressão da região da cirurgia é muito importante para eliminar o sangue e também para evitar o acúmulo de líquidos, chamado seroma.

Por isso, os médicos recomendam o uso de sutiã pós-cirúrgico, além de outros benefícios que essa peça oferece durante a recuperação.

Drenagem linfática no hematoma prótese de silicone

A drenagem linfática é uma técnica que estimula o corpo a eliminar o líquido.  Dessa forma, ela é uma grande aliada de quem realizou cirurgias plásticas, desde que seja indicada pelo médico.

Cumprir o repouso

Fazer exercícios físicos ou esforço aumenta seu ritmo cardíaco e pressão sanguínea. Por isso, para acelerar a eliminação dos hematomas, é preciso cumprir o período de repouso estabelecido pelo médico.

Cuide da alimentação

Existem alimentos que provocam a retenção de líquidos no organismo ou aumentam a pressão arterial. Portanto, eles dificultam a eliminação do hematoma e facilitam o surgimento de complicações.

Então, no pós-operatório, é importante evitar alimentos gordurosos ou com muito sal. Bebidas alcoólicas, carnes, refrigerantes, embutidos (presunto, salame) e conservas não são ideais para quem está em recuperação.

Em sua alimentação, dê preferência a frutas, bem como às verduras e legumes com pouco sal.  Repolho, brócolis, couve e espinafre contêm também vitamina K, que ajuda o sangue a coagular, evitando o aumento dos hematomas.

Fuja do sol

Enfim, durante sua recuperação, não tome sol. Se possível, evite até mesmo ambientes muito quentes e abafados. Eles farão o inchaço aumentar.

Além disso, se você tomar sol com os hematomas aparecendo, pode manchar sua pele definitivamente. A luz age como um revelador fotográfico, e imprime a cor do sangue sobre a região.

Atente-se aos cuidados do pós-operatório

Os cuidados repassados pelo cirurgião logo após o procedimento de aumento das mamas devem ser seguidos à risca não apenas para evitar que os hematomas demorem para desaparecer, mas também por outras questões.

Afinal, esse período de recuperação é tão importante quanto o procedimento. Além disso, o médico já fez a parte dele, que foi usar todo o seu conhecimento e técnica para aumentar as suas mamas.


Aumentar os Seios

No entanto, a partir da alta, a paciente se torna a grande protagonista da realização do sonho. O bom resultado dependerá dos cuidados que ela precisa ter para uma boa cicatrização, tanto internamente quanto externamente.

Portanto, atente-se:

1. Movimento dos braços

Cada vez que a paciente movimenta os braços, especialmente para levantá-los, os músculos e tecidos da região peitoral também se movimentam.

Essa movimentação dificulta a cicatrização, pois esses tecidos precisam permanecer estáveis para se colarem novamente uns aos outros.

Portanto, toda paciente precisa evitar movimentos bruscos com os braços, levantá-los acima da linha dos ombros ou fazer esforços como carregar peso.

2. Sutiã cirúrgico

Nos primeiros 30 dias, a paciente precisa utilizar o sutiã cirúrgico. Ela não pode usar outros tipos de sutiã e nem passar algum período do dia e da noite sem ele.

O único momento em que a paciente pode retirar esta peça é durante o banho.

perguntas frquentes prótese de silicone

3. Durante o sono

Durante os primeiros 45 dias, a paciente precisa dormir de barriga para cima. Dormir de lado pode fazer com que a prótese se desloque e, ao dormir de bruços, haverá uma pressão enorme sobre a região operada.

4. Dirigir

Dirigir é uma atividade muito simples, principalmente para quem já faz isso automaticamente. No entanto, para pacientes durante o pós-operatório da mamoplastia, essa atividade não é adequada.

Ao dirigir, a mulher precisa sustentar os braços levantados, mesmo que apoiados no volante. Porém, existem outros fatores que podem apresentar risco.

Finalizando

Entendeu por que é normal ter hematoma prótese de silicone, mas que também é possível e necessário eliminá-lo? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em responder.

Você também pode continuar navegando pelo nosso Blog para encontrar artigos semelhantes, que respondem às suas principais dúvidas. Semanalmente, nossa equipe de especialistas publicam conteúdos recheados de informação e dicas valiosas sobre o universo da prótese de silicone.

Além disso, você também pode ter acesso às novidades do Silicone Center acessando as nossas páginas no Facebook e Instagram. Você vai adorar esses espaços de troca e muita informação.

Seja muito bem-vinda!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *