Hematoma após a prótese de silicone: é normal ter essa reação?

O pós-operatório da mamoplastia de aumento é um dos mais tranquilos entre todas as cirurgias plásticas. Porém, algumas reações do organismo são inevitáveis, como o hematoma prótese de silicone.

Mas você sabe por que os hematomas acontecem? Eles são realmente normais? Eles podem colocar a saúde da paciente (ou o resultado) em risco?

Neste post, você vai descobrir tudo sobre o hematoma prótese de silicone. Confira!

Você sabe o que é um hematoma?

Não é novidade que temos vários litros de sangue em nosso corpo. Porém, em condições normais,  ele circula apenas dentro dos vasos sanguíneos, sejam eles estreitos como um fio de cabelo (capilares) ou mais grossos.

Em algumas situações, isso pode mudar. Devido a traumas causados por acidentes ou mesmo cirurgias, o vaso sanguíneo é cortado. Então, o sangue se espalha pelos tecidos que estão ali em volta, formando um hematoma.

Esse hematoma, que é um acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos mais grossos, é muito comum no pós-operatório. É normal ter um pouco de dor na região, inchaço e abaulamento do local.


Aumentar os Seios

Quando a paciente evolui normalmente após a cirurgia plástica, esse hematoma não causa maiores problemas. No entanto, apenas em alguns poucos casos, existe o risco de desenvolver infecções e deformar a cicatriz.

É normal ter hematoma prótese de silicone?

O hematoma é normal não só na mamoplastia de aumento. Ele é comum também em cirurgias no abdômen e até mesmo no rosto. Portanto, ele é esperado no pós-operatório.

Se tudo ocorre da maneira esperada, o corpo acaba reabsorvendo e eliminando essas células que ficaram espalhadas pelo tecido. O inchaço desaparece e a coloração volta ao normal.

No entanto, embora esperado, é preciso cuidar da região para eliminar o hematoma o mais rápido possível, e para isso existem diversos recursos.

Como eliminar o hematoma prótese de silicone?

Existem diversas formas de acelerar a eliminação do hematoma. Então, veja algumas delas:

Compressão da área operada:

A compressão da região da cirurgia é muito importante para eliminar o sangue e também para evitar o acúmulo de líquidos, chamado seroma.

Por isso, os médicos recomendam o uso de sutiã pós-cirúrgico, além de outros benefícios que essa peça oferece durante a recuperação.

Drenagem linfática no hematoma prótese de silicone

A drenagem linfática é uma técnica que estimula o corpo a eliminar o líquido.  Dessa forma, ela é uma grande aliada de quem realizou cirurgias plásticas, desde que seja indicada pelo médico.

Cumprir o repouso

Fazer exercícios físicos ou esforço aumenta seu ritmo cardíaco e pressão sanguínea. Por isso, para acelerar a eliminação dos hematomas, é preciso cumprir o período de repouso estabelecido pelo médico.

Cuide da alimentação

Existem alimentos que provocam a retenção de líquidos no organismo ou aumentam a pressão arterial. Portanto, eles dificultam a eliminação do hematoma e facilitam o surgimento de complicações.

perguntas frquentes prótese de silicone

Então, no pós-operatório, é importante evitar alimentos gordurosos ou com muito sal. Bebidas alcoólicas, carnes, refrigerantes, embutidos (presunto, salame) e conservas não são ideais para quem está em recuperação.

Em sua alimentação, dê preferência a frutas, bem como às verduras e legumes com pouco sal.  Repolho, brócolis, couve e espinafre contêm também vitamina K, que ajuda o sangue a coagular, evitando o aumento dos hematomas.

Fuja do sol

Enfim, durante sua recuperação, não tome sol. Se possível, evite até mesmo ambientes muito quentes e abafados. Eles farão o inchaço aumentar.

Além disso, se você tomar sol com os hematomas aparecendo, pode manchar sua pele definitivamente. A luz age como um revelador fotográfico, e imprime a cor do sangue sobre a região.

Entendeu por que é normal ter hematoma prótese de silicone, mas que também é possível e necessário eliminá-lo? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em responder.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *