O que são mamas densas? Essa condição é normal?

Compartilhe !

Mulheres com mamas densas são aquelas que possuem uma concentração maior de tecido glandular. Mas será que isso é normal? É uma doença?

Se você nunca ouviu falar sobre esta condição, este post foi feito para ajudá-la a entender esse tema. Então, continue a leitura!

Do que a mama é feita?

A mama é composta por diversos tipos de células e tecidos. O principal deles é o tecido glandular ou fibroglandular, formado pelas glândulas que produzem o leite.

Assim, essas glândulas começam a se desenvolver na adolescência, mas têm seu pico de atividade a partir da gravidez e amamentação.

A mama é composta ainda pelos dutos que levam o leite, o estroma, que é um tecido de sustentação, e pela gordura.

O que são mamas densas?

Todas as mulheres possuem tecido glandular. Porém, em algumas, a quantidade de glândulas é maior que a dos outros tecidos, principalmente o estroma e a gordura.


Aumentar os Seios

Para saber se a mama é densa, a mulher precisa fazer um exame de  mamografia.

Na imagem de um exame de mamografia, o tecido glandular corresponde às estruturas brancas. Já a gordura e o estroma, que são menos densos, são a parte escura.

Assim, na mamografia de uma mama não densa, a imagem terá mais partes escuras do que brancas. Quando as mamas são densas, as áreas brancas predominam.

No entanto, é importante destacar que as mamas densas não são uma doença. Elas são simplesmente uma condição, uma característica de cada mulher.

Aliás, é bastante comum muitas mulheres terem mamas densas até os 35 ou 40 anos. Porém, depois dessa idade, a densidade costuma diminuir.

Existem diferentes tipos de mamas densas?

Considerando a densidade, os médicos estabelecem quatro tipos de mamas:

  • extremamente densas: mais de 75% da mama é composta por tecido fibroglandular;
  • densas heterogêneas: possuem entre 51% e 75% de tecido fibroglandular;
  • parcialmente gordurosas: possuem mais gordura, e o tecido fibroglandular varia entre 25 e 50%;
  • predominantemente gordurosas: são compostas por uma quantidade grande de gordura e o tecido fibroglandular chega a, no máximo, 24% da composição.

No entanto, mesmo que você faça o exame hoje e obtenha um desses resultados, ele pode mudar. Afinal, com o passar do tempo, o tecido glandular diminui naturalmente.

Qual é a diferença entre uma mama densa e uma mama não densa?

A princípio, as principais diferenças são a consistência e a aparência. Assim, as mamas densas são mais firmes e durinhas. Seios gordurosos tendem a parecer murchos.

Então, talvez você esteja pensando que é muito vantajoso ter uma densidade maior nas mamas. Porém, a verdade é que nem tudo é tão perfeito.

Quando se fala em câncer de mama, as mulheres com maior densidade nos seios correm um risco maior.

perguntas frquentes prótese de silicone

Em primeiro lugar, mulheres com mamas extremamente densas ou densas heterogêneas têm de 4 a 6 vezes mais chances de desenvolver um câncer de mama.

Como se isso não bastasse, quando a mama é muito densa, é difícil identificar um tumor em seus estágios iniciais. Assim, as chances de não enxergá-lo em meio àquela massa mais branca dificultam o diagnóstico precoce.

No entanto, não precisa ficar extremamente preocupada por causa das mamas densas. Existem alternativas tanto para a prevenção quanto para o diagnóstico precoce de possíveis problemas.

Fazendo o acompanhamento periódico com seu médico, ele entenderá essa condição e solicitará exames como a ultrassonografia, que permitem essa visualização de nódulos mesmo em meio ao tecido fibroglandular.

Entendeu o que são mamas densas? Quer ficar com os seios firmes e durinhos sem correr nenhum risco? A prótese de silicone garante esse resultado! Quer saber mais? Então, confira nosso manual completo!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Compartilhe !

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *