O que é mamilo invertido? Devo me preocupar? Existe correção?

Você sabia que até mesmo homens podem ter o mamilo invertido? Se você ficou surpresa com essa informação, talvez não saiba que até 10% das mulheres também enfrentam esse problema.

Para elas, o problema tem consequências mais sérias. Afinal, o mamilo invertido ou até mesmo o plano podem dificultar a amamentação.

Mas você sabe como identificar o mamilo invertido? Será que essa condição deve suscitar preocupações? É possível corrigir esse problema?

Se você também tem essas dúvidas, continue a leitura e confira as respostas.

O que é o mamilo invertido?

O mamilo, também chamado de papila, é aquela área central do bico do peito. Em sua condição normal, ele se destaca da aréola, ficando mais alto que o restante da pele.

Porém,  em algumas pessoas esse mamilo se retrai para dentro da mama, formando uma espécie de baixo relevo.


Aumentar os Seios

Graus de inversão do mamilo

Grau 1

Embora o mamilo seja invertido, ele reage a estímulos com uma certa facilidade. Assim, diante do frio ou do toque, ele se projeta para a frente e é possível manter essa projeção por algum tempo.

Grau 2

Nesse caso, o mamilo precisa de muito mais estímulos para retirar o mamilo e manter sua projeção.

Grau 3

O mamilo continua retraído até diante dos estímulos já mencionados. Mesmo quando a pessoa pressiona o mamilo para fora, sua retração é imediata.

A dificuldade com a amamentação é proporcional a esses graus. No grau 1, a mulher consegue amamentar com relativa facilidade. Já no grau 3, é pouco provável que ela consiga amamentar.

A pessoa já nasce com o mamilo invertido?

Algumas nascem com os mamilos invertidos. No entanto, outras pessoas podem desenvolver essa condição ao longo da vida.

O que também é importante destacar é que o mamilo invertido pode ser algo permanente ou acontecer somente em algumas ocasiões devido a estímulos como mudanças de temperatura ou estimulação.

Para quem tem o problema permanentemente, é possível corrigí-lo usando recursos da medicina, inclusive a cirurgia.

Quais são as causas da inversão do mamilo?

Algumas pessoas têm os mamilos invertidos devido a uma má formação congênita, mas existem outros fatores que podem causar o problema. Processos inflamatórios comuns em pessoas com diabetes ou fumantes, embora não tão frequentes, também podem causar esse problema.

O câncer de mama é outro diagnóstico que pode levar à inversão dos mamilos. Portanto, a mulher que sempre teve o bico do seio proeminente e de repente percebe esse sintoma deve procurar o médico para uma avaliação.

Como identificar a inversão do mamilo?

O principal indicativo de que o mamilo está invertido é sua aparência.

perguntas frquentes prótese de silicone

No entanto, além do mamilo invertido, existe o mamilo plano. Nesse caso, ele não se retrai para dentro da mama, mas também não se destaca, mantendo a mesma altura da superfície do seio.

Como a inversão dos mamilos prejudica a qualidade de vida?

Em primeiro lugar, a inversão do mamilo traz algumas dificuldades funcionais. A primeira delas é uma possível dificuldade para amamentar, que pode ser maior ou menor dependendo do grau de inversão do mamilo.

Portanto, embora algumas mulheres consigam amamentar com os mamilos invertidos, outras não têm sucesso. Nesse caso, o ideal é sempre buscar o médico para analisar o grau da inversão e corrigi-la antes mesmo da gravidez.

Segundo os médicos, a inversão dos mamilos cria um ambiente propício para a proliferação de germes e bactérias nas mamas. Assim, a mulher com essas condições fica mais sujeita a infecções frequentes.

Na maioria das vezes, a inversão de mamilos não prejudica a sensibilidade do bico do peito. No entanto, há mulheres que relatam perda temporária ou definitiva das sensações.

O mamilo invertido é normal?

Se a condição é congênita, ou seja, quando a pessoa apresenta o mamilo invertido desde a infância ou adolescência, ela não deve se preocupar.

Afinal, não se trata de problema de saúde, embora possa trazer consequências para o bem-estar.

Outra situação em que é normal apresentar inversão dos mamilos é durante a gravidez. Muitas mães, especialmente na primeira gestação, desenvolvem essa condição.

Quando se preocupar com o mamilo invertido?

Em algumas situações, a inversão do mamilo é especialmente preocupante. Isso acontece quando ela é um sintoma de alguma doença.

Assim, algumas doenças e condições médicas que causam a inversão de mamilos são:

  • mastite (infecção da glândula mamária);
  • ectasia ductal (dilatação anormal de um ducto no tecido mamário);
  • abscessos sob a aréola;
  • complicações da cirurgia de mama;
  • câncer de mama.

Portanto, caso você perceba uma súbita retração no mamilo de uma ou das duas mamas, procure o médico para uma avaliação.

É possível corrigir o mamilo invertido?

Atualmente, a medicina conhece muitas alternativas para corrigir a reversão do mamilo. No entanto, o sucesso de cada uma dependerá, mais uma vez, do grau do problema.

De qualquer forma, a paciente precisa procurar um médico antes de começar a tentar a correção por qualquer um dos métodos conhecidos. Afinal, é importante diagnosticar a causa e descartar determinados diagnósticos antes de uma intervenção.

Então, depois dessa avaliação médica, o profissional pode recomendar um dos seguintes métodos:

Dispositivos de sucção

Existem diversos dispositivos que ajudam a puxar o mamilo para fora. Entre eles, estão bombas ou seringas especiais que atuam por sucção, de forma não invasiva.

Piercings

Embora muito usados por questões estéticas, os piercings também são aliados para manter os mamilos na posição correta.

Técnica de Hoffman

É uma técnica que usa manobras manuais para extração dos mamilos. Portanto, a mulher coloca ambos os polegares ao lado do mamilo e pressiona o tecido mamário para separá-los de forma firme, mas suave.

Com essa manobra, espera-se que o mamilo se sobressaia, ficando na posição correta. O tempo de aplicação da técnica é variável de acordo com as necessidades da pessoa e deve ser indicado pelo médico.

Cirurgia para corrigir o mamilo invertido

Embora seja considerada uma cirurgia, o procedimento para correção dos mamilos invertidos é rápido e realizado no próprio consultório.

Após anestesia local, o médico utiliza uma agulha para liberar os ligamentos que puxam o mamilo para trás. Assim, não é necessário realizar incisões para a correção.

A paciente não fica internada e é liberada após o procedimento. Inclusive, ela pode voltar ao trabalho imediatamente, desde que não realize atividades físicas intensas.

Após a cirurgia, a paciente precisa usar um protetor mamilar que evitará que o bico do peito seja pressionado pelo sutiã.  Depois de alguns dias, pode retirar a proteção e realizar suas atividades normalmente.

O objetivo do médico, ao corrigir os mamilos, é melhorar a estética e restaurar a funcionalidade da região. No entanto, isso é feito sem alterar a sensibilidade, prejudicar ductos mamários ou provocar cicatrizes visíveis.

Ainda bem que existe solução para o mamilo invertido. Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em responder.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *