Mamoplastia de aumento: erros no pós-operatório que você não pode cometer

Hoje, nós vamos falar especificamente sobre a mamoplatia de aumento e o pós-operatório da cirurgia. Afinal, muitas das pacientes que chegam até nós têm dúvidas que são muito pertinentes sobre o assunto. E como essas dúvidas também podem ser suas, resolvemos saná-las neste conteúdo exclusivo.

Veja, para que a mamoplastia de aumento seja um sucesso, é fundamental que haja uma verdadeira parceria entre a paciente e o médico que será o responsável pelo procedimento.

O cirurgião entra nessa parceria com seu conhecimento, experiência e competência. A paciente, com o cuidado necessário para uma boa recuperação, especialmente no pós-operatório. Trata-se de uma via de mão dupla. Uma troca que precisa ser respeitada para que a cirurgia seja um sucesso do começo ao fim.

Portanto, para que essa parceria funcione bem, é importante que você saiba quais são os erros que algumas pacientes cometem e que comprometem o resultado da cirurgia. Fizemos uma lista com tudo o que você não deve fazer em nenhuma hipótese! Vamos a elas? Acompanhe!

Excesso de esforço físico

Logo que a paciente recebe alta da cirurgia de silicone e retorna para a casa, deve seguir as regras básicas de qualquer procedimento cirúrgico. Se ela não cumpre o repouso corretamente e realiza esforço físico, por exemplo, ela prejudica sua recuperação de várias formas. Isso porque pode haver uma tensão na região da incisão, provocando a ruptura dos pontos. E isso não é nada legal, não é mesmo?

Além disso, o esforço também prejudica a cicatrização interna dos tecidos e a aderência da prótese. Assim, a paciente terá uma recuperação muito mais demorada e dolorida do que o normal. além de ter riscos como o deslocamento do implante.

Permanecer na mesma posição por muito tempo

Embora a paciente precise de repouso, ela deve se movimentar com cuidado dentro de casa. Ficar em uma mesma posição por muito tempo provoca dores em outras partes do corpo e dificulta a circulação sanguínea.

O ideal neste período, é que ela caminhe pelos cômodos e que aos poucos vá aumentando os movimentos. Mas lembre-se: sempre dentro do que o médico orientou.

Exposição ao sol

Para colocar a prótese, o médico precisará realizar alguns cortes internos e externos. Por isso, a paciente fica com alguns hematomas depois da cirurgia, que passam com o tempo.

No entanto, a luz funciona como um “revelador fotográfico”, que fixa as manchas na pele. Assim, a exposição ao sol pode tornar essas marcas permanentes.

Além disso, o excesso de calor provocará inchaço nas mamas e pode facilitar sangramentos.

Portanto, evite essa exposição ao sol nas primeiras semanas após o procedimento, principalmente no local da cirurgia.

Consumo de bebidas alcoólicas

O álcool provoca inchaço no corpo, sendo que sua prioridade no pós-operatório é promover a eliminação de líquidos.

Além disso, o álcool aumenta as possibilidades de sangramento, a sensibilidade à dor física e resseca a pele. Dessa forma, a região que foi esticada para abrigar a prótese de silicone pode ser prejudicada e aumentar as chances de desenvolver estrias.

Finalmente, a interação do álcool com medicamentos é extremamente perigosa. Ele corta o efeito de algumas substâncias e pode até torná-las prejudiciais à saúde.

Consumo de cigarros

Assim como o álcool, o uso do cigarro também pode interferir negativamente na recuperação da paciente. Isso porque, além de conter muitas toxinas e favorecer o surgimento da trombose, ele dificulta a circulação sanguínea. O cigarro reduz, ainda, a quantidade de oxigênio e nutrientes que as células recebem, prejudicando a cicatrização.

Alimentação desbalanceada após a mamoplastia de aumento

O corpo precisa de nutrientes que ajudem na recomposição dos tecidos e cicatrização. Por isso, é fundamental consumir proteínas saudáveis, além de muitos vegetais e frutas que ajudam a combater o inchaço.

Por outro lado, a paciente deve evitar comidas gordurosas, açúcar, café e refrigerantes. Eles facilitam a retenção de líquidos (inchaço) e dificultam a nutrição celular.

Higiene inadequada 

Em qualquer situação, a falta de higiene pode comprometer nossa saúde. Mas quando falamos em cirurgia, uma higiene inadequada cria a oportunidade para o surgimento de infecções, o que pode ser muito perigoso. Afinal, elas podem tomar uma proporção grave e comprometer a cicatrização e o resultado da cirurgia como um todo.

Por isso, é fundamental seguir as orientações do seu médico quanto ao banho, troca de curativos e os produtos e eventuais medicamentos que devem ser utilizados na região.

Medicações que podem interferir na recuperação ou em associação à anestesia

Existem medicamentos que podem dificultar a coagulação do sangue ou gerar uma interação perigosa com a anestesia. Por essa razão, eles devem ser suspensos antes e depois da cirurgia de silicone.

De todo modo, quem vai determinar essa pausa ou não é o cirurgião. Então, converse com ele e explique cada um dos medicamentos que você faz uso. Depois, siga todas as orientações que ele passar.

Finalizando


Aumentar os Seios

Entendeu quais são os erros que você precisa evitar após a mamoplastia de aumento? Veja, para muitas mulheres essa é, sem dúvida, a realização de um sonho. Por isso, todos os cuidados devem ser tomados para que o procedimento não se torne um pesadelo.

Inclusive, o cirurgião dirá a você todos os detalhes do que pode ou não ser feito para que tudo corra bem antes e depois da cirurgia. Cabe a você seguir as orientações e comparecer aos retornos que forem estipulados pelo médico.

Esse acompanhamento é fundamental para  assegurar o andamento da recuperação. Além disso, essas visitas irão determinar a sua volta gradativa às atividades de rotina. Portanto, atente-se a tudo que for passado a você, ok?

Curtiu o conteúdo e quer saber mais sobre o pós-operatório dessa cirurgia? Então, continue no blog e veja nosso artigo completo sobre esse tema.

Fique de olho também em nossas redes sociais Facebook e Instagram. Todos os dias postamos informações valiosas e novidades sobre o universo da prótese de silicone. Em ambos os espaços você consegue tirar as suas dúvidas e ainda trocar experiência com quem já nos conhece.

Então, seja bem-vinda e aproveite ao Silicone Center! É um prazer tê-la com a gente.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

perguntas frquentes prótese de silicone

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *