Atualmente, todas as técnicas permitem que a mulher fique com uma cicatriz discreta após o silicone. Para deixá-la ainda mais escondida, algumas pacientes se interessam em fazer a mamoplastia de aumento pela aréola.
Mas você sabe quando esse tipo de incisão é indicada? Neste post, vamos esclarecer suas dúvidas sobre esse tema. Veja a seguir!
Índice
Como é feita a mamoplastia de aumento pela aréola?
A mamoplastia de aumento pela aréola é bastante simples. Esse tipo de corte recebe o nome de incisão periareolar.
Assim, para colocar a prótese, o médico faz um corte em formato circular em volta do bico do seio, mas sem completar a volta.
Em seguida, o cirurgião abre o espaço adequado para colocar a prótese de silicone. Então, ele insere o implante mamário e o posiciona corretamente.
Finalmente, depois desse processo, ele fecha a incisão em volta da aréola com os pontos. Assim, basta aguardar o processo de cicatrização se encerrar.
Qual é a vantagem de colocar a prótese pela aréola?
A principal vantagem de colocar a prótese pela aréola é o fato de que a cicatriz fica levemente camuflada.
Afinal, como já existe uma diferença de cor entre a aréola e o restante da mama, um círculo, a cicatriz será apenas uma linha a mais contornando essa forma.
Porém, apesar de ser sutil, é importante destacar que ainda assim a cicatriz é evidente. Mas só poderá ser vista quando a mulher estiver sem nenhuma roupa ou peça íntima, como o sutiã ou biquíni.
Existem desvantagens em colocar a prótese pela aréola?
Hoje em dia, todas as técnicas utilizadas deixam cicatrizes bastante discretas. No entanto, no caso da incisão periareolar, é válido pontuar alguns fatos:
A incisão periareolar não é a melhor opção para quem vai amamentar
Embora a incisão e o silicone não afetem a glândula mamária, a incisão periareolar tem uma particularidade.
Enquanto o médico abre o espaço para encaixar a prótese de silicone, ele provavelmente cortará alguns ductos mamários.
Esses ductos são os canais que levam o leite da glândula mamária até o mamilo. Portanto, se eles forem interrompidos, isso pode prejudicar a amamentação.
A mulher produzirá o leite, mas talvez ele não chegue até o bico do peito, que é onde a criança poderá sugá-lo. Outra possibilidade é que a quantidade que chega ao destino seja menor.
Então, quando a mulher está em idade fértil ou ainda pretende ter filhos, muitos médicos preferem não realizar a incisão periareolar.
A incisão periareolar pode reduzir a sensibilidade do mamilo
A sensibilidade do mamilo pode ser alterada logo após a cirurgia. São comuns tanto o aumento quanto a redução, mas geralmente essa é uma condição temporária.
No entanto, a incisão periareolar aumenta a probabilidade de alteração na sensibilidade do mamilo. Afinal, algumas terminações nervosas dessa região são lesionadas.
Devido a essas lesões, as chances de a redução de sensibilidade dos mamilos ser permanente se torna maior.
A mamoplastia de aumento pela aréola limita o tamanho da prótese
O espaço para a passagem da prótese com a incisão periareolar é limitado. Por isso, quando a paciente deseja um implante mamário maior, essa não é a melhor opção. Nesse caso, a incisão mais indicada é a inframamária, uma das mais utilizadas.
Entendeu os prós e contras da mamoplastia pela aréola? Quer conhecer mais sobre esse tema? Siga nossas páginas no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade!
Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769


