Como deve ser o repouso após a mamoplastia de aumento?

Fale Conosco Pelo Whatsapp

Entre os vários fatores que favorecem uma boa recuperação após a mamoplastia de aumento, o repouso com certeza é um dos mais significativos e importantes.

Porém, diferentemente do que as pessoas pensam, isso não significa que a mulher precisa ficar deitada o tempo inteiro. Muito pelo contrário.

Mas e você, tem dúvidas sobre esse assunto? Então, que tal saber o que pode e o que não pode no repouso após a mamoplastia de aumento? Continue a leitura e tire suas conclusões!

Repouso após a mamoplastia de aumento —  o que não fazer?

Embora o repouso seja muito importante para evitar complicações como a abertura de pontos e o deslocamento da prótese, ele é mais simples do que você imagina. Não, não, não. Você não vai precisar ficar deitada o tia inteiro, nós já te adiantamos acima. Mas afinal, o que de fato você deve fazer ou evitar neste período? Veja a seguir!

1. Não levante os braços

Esse é um dos principais cuidados após a cirurgia. Manter os braços abaixados e próximos ao corpo vai evitar que a prótese de silicone  mude de posição e, principalmente, que os pontos sejam forçados e se abram.

Portanto, vale a pena observar essa restrição de movimentos durante o repouso. Nas primeiras semanas, você poderá levantar os braços o suficiente para escovar os dentes, mas não para lavar a cabeça, por exemplo.

Mas, veja, essa é uma orientação para as primeiras semanas, que será repassada a você pelo cirurgião. Portanto, você não precisará passar meses sem levantar os braços. Então, fique tranquila.

2. Não realize esforços físicos

O segundo aspecto muito importante do repouso é não realizar esforços físicos. Então, nada de carregar peso nas primeiras semanas, praticar exercícios e nem mesmo fazer atividades domésticas.

Porém, mais uma vez, isso não significa que você precise ficar deitada o tempo inteiro. Desde que você não se esforce, é possível realizar uma série de atividades que pratica em sua rotina normal.

3. Não dirija após a mamoplastia de aumento

Durante os primeiros 20 dias após a cirurgia, a mulher deve evitar dirigir. Isso porque, essa atividade exige uma torção dos braços que pode forçar os pontos e deslocar a prótese. Então, se organize para que neste período você não precise pegar o carro. 

4. Movimente-se em casa

Em muitas cirurgias, a paciente corre o risco de desenvolver um problema circulatório, que é a trombose. Para evitá-lo, é necessário tomar bastante água e movimentar-se.

Por isso, quem faz a mamoplastia de aumento deve fazer caminhadas leves dentro da própria casa. Coloque o relógio para despertar a cada uma ou duas horas e levante-se, ande e estimule a sua circulação sanguínea.

5. Dê uma pausa no trabalho após a mamoplastia de aumento

Como o desconforto após a mamoplastia é mínimo, muitas mulheres querem voltar ao trabalho rapidamente. Afinal, no dia a dia, elas mal percebem que acabaram de passar por um processo cirúrgico.

No entanto, a recomendação é fazer uma pausa de cerca de 15 dias, no mínimo. Depois desse período, você poderá voltar ao trabalho, desde que ele não exija a realização de esforço físico.

6. Espere um pouquinho para voltar à musculação

Isso vale tanto para musculação como para qualquer exercício físico que exija muito do corpo. Exercícios leves podem ser retomados após um mês. Para retornar às aulas de musculação ou quaisquer outras atividades, portanto, o ideal é esperar dois meses, porque essa ação exige um esforço mais intenso.

E o que deve ser feito no período de repouso?

1. Usar o sutiã cirúrgico o tempo todo

Nos primeiros 30 dias, a paciente precisa utilizar o sutiã cirúrgico. Ela não pode usar outros tipos de sutiã e nem passar algum período do dia e da noite sem ele.

O único momento em que a paciente pode retirar esta peça é durante o banho. Assim que ela se seca, deve colocar a peça novamente. Para saber mais sobre o sutiã cirúrgico, confira nosso post completo sobre esse tema.

2. Cuidar dos curativos de acordo com a orientação médica

Depois de colocar silicone, a paciente fica com uma cicatriz muito pequena. O cuidado é simples e, na maioria das vezes, basta trocar a fita micropore conforme a indicação médica.

3. Dormir de barriga para cima

Durante os primeiros 45 dias, a paciente precisa dormir de barriga para cima. Dormir de lado pode fazer com que a prótese se desloque e, ao dormir de bruços, haverá uma pressão enorme sobre a região operada.

O ideal é cercar-se de travesseiros para evitar a mudança de posição. Portanto, mantenha o tronco mais elevado que o corpo, proteja suas laterais ou use aquelas almofadas especiais em forma de triângulo.

4. Mantenha uma alimentação leve

O pós-cirúrgico do silicone é um período em que o organismo estará, aos poucos, voltando ao normal.

Por isso, é muito importante que a sua alimentação contribua para essa retomada.


Aumentar os Seios

Para tanto, dê preferência a alimentos mais naturais, livres de gorduras, açúcares e corantes, como folhas, vegetais, grelhados etc.

Além disso,  tome água regularmente para manter-se sempre hidratada. Pequenas ações como estas são fundamentais para que o pós-cirúrgico aconteça de forma tranquila e dentro do previsto.

Portanto, nada de fast food, bebidas alcoólicas, alimentos açucarados, gordurosos ou industrializadas!

Finalizando

Agora você já sabe o que realmente pode ou não pode fazer durante o repouso após a mamoplastia de aumento. Viu que o pós-operatório é mais simples do que imaginava?

Então, não espere mais! Marque sua avaliação com nossos especialistas e comece a programar a sua cirurgia agora mesmo!

Mas se você ainda estiver com dúvidas sobre o procedimento, não tem problema. Continue navegando pelo nosso Blog porque temos certeza que você encontrará as respostas de que precisa.

Isso porque, semanalmente nossa equipe de especialistas compartilha artigos valiosos, recheados de informação, sobre a cirurgia de próteses mamárias.

perguntas frquentes prótese de silicone

Além disso, você também pode ficar por dentro das novidades desse universo seguindo as nossas páginas no Facebook e no Instagram. Por lá, nossos seguidores têm acesso a dicas sobre os cuidados necessários durante o pré e pós-operatório da cirurgia, bem como os alimentos que contribuem com a cicatrização e aqueles que devem ser evitados.

Tudo isso e muito mais!

Gostou? Então, não perca mais tempo. Descubra tudo sobre a cirurgia queridinha das mulheres de todo o planeta.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta