Mamoplastia idade mínima: com quantos anos dá para colocar silicone?

Será que você é uma candidata novinha para a prótese de silicone? Ou será que você é uma mãe preocupada, que está em busca de informações para ajudar a filha a realizar o sonho de turbinar os seios? Seja qual for a sua resposta, hoje nós vamos ajudar você a sanar algumas dúvidas sobre a cirurgia plástica mais realizada no mundo. Mas, afinal, com quantos anos uma mulher pode colocar silicone? Essa é uma pergunta comum entre muitas adolescentes angustiadas, que veem que seus seios não crescem, e ficam se questionando quando finalmente poderão fazer a mamoplastia de aumento.

Veja, acaba que a comparação se torna inevitável. Isso porque, para quem viu as amigas começarem a ter seios aos 12 ou 13 anos, não teve o desenvolvimento esperado no próprio corpo nem aos 15 e lida com a frustração todos os dias, a espera é torturante. Já imaginou?

A sensação de ser uma das “despeitadas” da turma é terrível. Ainda mais em uma fase da vida em que a aprovação dos outros é tão importante, ficar para trás e ainda ter corpo de criança pode causar uma série de traumas.

Diante dessa situação, uma adolescente pode colocar silicone? Isso é o que você vai descobrir neste post. Ficou interessada? Veja o que os especialistas dizem sobre esse assunto.

Ah depois, conta pra gente nos comentários o que você achou desse conteúdo. Assim, podemos ajudar outras mulheres a tirar suas dúvidas sobre o tema e a realizar o seu grande sonho. Combinado? Então, boa leitura!

Mamoplastia de aumento: é preciso esperar?

Será que é necessário esperar para se submeter a uma cirurgia de próteses mamárias? A resposta é: Sim, é preciso esperar para fazer a mamoplastia de aumento. A verdade é que nenhum médico aceita realizar a cirurgia se o desenvolvimento das mamas ainda não está completo.

Afinal, cada organismo tem um ritmo. Algumas meninas começam a desenvolver os seios mais cedo. Em outras, o processo se inicia alguns anos depois, fazendo com que o corpo permaneça infantil por um tempo maior.

Mas não é só o início desse processo que varia. O próprio período de desenvolvimento pode ser longo para algumas meninas e mais curto para outras.

Assim, em algumas adolescentes, as mamas chegam ao tamanho final em apenas 5 anos. Outras chegam a esperar 9 anos por essa definição. Por isso, não tem jeito, é preciso aguardar todo o processo de desenvolvimento para somente então realizar a cirurgia.

Mamoplastia idade mínima: quando fazer a cirurgia?

É devido a essas diferenças individuais que os médicos são tão cuidadosos para fazer a mamoplastia de aumento. Existe um consenso entre eles de que, pelo menos na maioria dos casos, é preciso esperar.

De modo geral, eles estabelecem que a idade mínima para fazer a mamoplastia é de 18 anos. Em pouquíssimos casos, eles concordam que a adolescente pode fazer a cirurgia aos 16 ou 17 anos.

Porém, essa decisão é tomada com muito cuidado. Para colocar silicone na adolescência, a menina precisa preencher os seguintes requisitos:

Análise clínica criteriosa

Em primeiro lugar, o médico precisa analisar o histórico da paciente para entender se é possível que ela já tenha completado o desenvolvimento de suas mamas.

Então, alguns fatores precisam ser avaliados, como a data da primeira menstruação. Ela é um dos indicativos de que o desenvolvimento dessa adolescente pode ter começado mais tarde, e que as mamas também podem crescer até os 17 ou 18 anos.

Além disso, alguns exames mostram a atividade hormonal. Eles podem ajudar a prever se existe uma maior ou menor possibilidade da mama se desenvolver nos anos seguintes.

Parecer de outros especialistas sobre a idade mínima da mamoplastia

Para realizar a mamoplastia de aumento em adolescentes, é comum o cirurgião plástico consultar também outros especialistas. Então, provavelmente ele solicitará um parecer do pediatra ou de um mastologista.

Acompanhamento psicológico

Outro ponto importante, antes mesmo de pensar em uma mamoplastia de aumento, é cuidar do aspecto emocional e da autoestima.

Portanto, é necessário procurar um psicólogo, que é o profissional habilitado a ajudar a própria adolescente a entender e elaborar sua frustração em relação ao corpo.

Dessa forma, quer sua decisão de aumentar os seios se confirme ou não, ela será tomada de forma mais consciente.

O que fazer se os seios são pequenos demais na adolescência?

O desenvolvimento dos seios não está relacionado apenas ao crescimento dessa região do corpo. Ele é uma parte de um processo maior, que é a maturação do corpo feminino e como ela se enxerga nele.  É uma fase muito importante de transição e de reconhecimento físico.

Então, se a menina chega aos 13 anos e ainda não tem nem mesmo o espessamento do tecido da mama, é muito importante procurar o médico para se certificar de que este processo esteja dentro do esperado.

Depois de exames, ele definirá se há um problema e se isso acontece devido ao desenvolvimento tardio ou se existem outros fatores hormonais e orgânicos interferindo no processo de maturação.


Aumentar os Seios

Porém, isso não significa que o médico colocará prótese de silicone em uma menina de 13 anos. Ela será encaminhada ao tratamento mais adequado para cuidar de sua saúde e desenvolvimento como um todo.

Como seria um eventual pós-operatório na adolescência

Outra ponto importante de se avaliar é com relação a um eventual pós-operatório na adolescência. Isso porque esse é um período determinante para o sucesso do procedimento como um todo.

Porém, sabemos que nesta idade dificilmente os jovens conseguem ficar parados por muito tempo ou seguindo recomendações, como por exemplo, o de não levantar os braços por algumas semanas e nem realizar atividades que exijam muito esforço físico.

Também por isso a recomendação dos especialistas é de esperar para que a menina esteja mais madura psicologicamente para a cirurgia. Afinal, é preciso estar claro para ela a importância dos cuidados pós-cirurgia.

Finalizando

Agora você já sabe sobre a mamoplastia idade mínima e por que os médicos estabelecem esse limite. Quer entender melhor como é feita a cirurgia para se preparar para sua realização? Então, continue navegando pelo nosso Blog pra saber mais. Por aqui, periodicamente nossa equipe de especialistas publica conteúdos exclusivos sobre o universo do silicone, que com certeza vão responder suas principais dúvidas em relação ao procedimento.

Você também pode ficar por dentro de tudo seguindo a gente no Facebook e Instagram. Em ambos os espaços compartilhamos dicas, informações e as últimas tendências da cirurgia plástica. E aí, curtiu? Então, fique ligada para não perder nenhuma novidade. Seja muito bem-vinda ao nosso espaço!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

perguntas frquentes prótese de silicone

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *