Mastite e prótese de silicone: qual é a relação?

Embora não faltem estatísticas que mostram a segurança da mamoplastia de aumento, ainda há muitas dúvidas sobre o que pode acontecer com a paciente após a cirurgia. Um dos temas que gera essa dúvida é a relação entre mastite e prótese de silicone.

Mas a verdade é que a mastite é um problema relativamente comum. Para se ter ideia, alguns estudos mostram que ele acontece em até 27% das mulheres que amamentam, com um índice de 6,5% de reincidência. Bastante coisa, né?

Mas será que a prótese de silicone pode causar a tão comentada mastite? Se você ficou curiosa e quer saber a resposta para essa e outras perguntas semelhantes, continue a leitura para entender!

Ah e depois não esquece de contar pra gente nos comentários o que você achou desse conteúdo, combinado? Então, boa leitura!

Qual é a relação entre mastite e prótese de silicone?

Essa pergunta é muito recorrente nos consultórios dos cirurgiões plásticos. Mas a verdade é que não existe nenhuma relação entre a mastite e a prótese de silicone.  Pois é!  O que acontece é que as bactérias que causam essa inflamação infectam uma porcentagem grande de mulheres no período da amamentação, inclusive quem nunca colocou silicone.

Além disso, embora a mastite possa acontecer em qualquer momento da vida, ela é bastante rara fora do período de amamentação. Mas se você quer saber mais sobre esse problema e como evitá-lo, continue a leitura e entenda as causas.

O que é mastite?

Mastite é uma infecção nos tecidos mamários. O problema é causado por diversas bactérias, sendo que a mais comum é o Sthaphylococcus aureus.

A mastite pode variar em sua gravidade. Assim, em algumas mulheres ela provoca febre, mal-estar, sensação de fraqueza e calafrios, além de dor na mama.

Porém, em casos mais sérios, a mastite causa a formação de abcessos, que são caroços com pus e detritos. Ela pode chegar a uma septicemia, que é uma inflamação generalizada no organismo, com potencial de fatalidade.

Mas fique tranquila, a maioria das mulheres não chega a esses estágios graves da infecção. No entanto, muitas delas param de amamentar quando enfrentam o problema, tanto pela dor na mama quanto por medo de o leite fazer mal ao bebê.

O que causa a mastite?

Como você viu, a mastite é uma infecção que é causada por bactérias.

Sabe-se que existem alguns fatores que facilitam o surgimento da mastite. Alguns deles são o estresse e a fadiga, porque essas condições enfraquecem o sistema imunológico.

Mas também há outros, como as fissuras nos mamilos facilitam, e muito, o surgimento da mastite, pois criam aberturas por onde as bactérias entram no organismo.

Enfim, a obstrução dos ductos mamários e o ingurgitamento também contribuem para o desenvolvimento da mastite. Esse último acontece quando a mama produz mais leite do que o bebê consegue consumir.

O tratamento pode ser feito à base de antibióticos e anti-inflamatórios. Assim, quando a mulher está amamentando, os médicos tomam um cuidado especial para prescrever remédios que não prejudiquem o bebê.

Considerando o fato de que a maioria dos casos acontece durante a amamentação, também é importante que a paciente seja orientada sobre formas alternativas para esvaziar a mama.

O ingurgitamento, que é quando o bebê não mama o suficiente para acabar com o leite, é uma das causas do problema. Por isso, entre as orientações às mamães estão técnicas de amamentação e ordenha.

Compressas, ordenha com a mão ou com a bombinha e massagens estão entre as técnicas mais utilizadas. Pode ser necessário cuidados com a pega do bebê no seio, para evitar fissuras e facilitar a sucção do leite.

No entanto, quando a  mama desenvolve um abcesso, é necessário drená-la com auxílio do médico.

Fique atenta à saúde dos seios

Além da mastite, outras doenças ou inflamações podem acometer os seios e na maioria das vezes nada tem a ver com a prótese de silicone.

Veja, a candidíase mamária é uma infecção causada por fungos que afeta algumas mulheres que amamentam e muitas nem sabem disso.

Neste caso, a população de fungos cresce além do normal, causando sintomas desagradáveis.


Aumentar os Seios

O problema acontece quando a mulher tem uma queda significativa em sua imunidade. Além disso, a candidíase pode ser transmitida do bebê para a mãe.

Isso acontece quando a criança tem a candidíase oral (sapinho) e, devido ao contato da boca com os mamilos e aréolas, a mãe desenvolve a infecção.

É importante destacar que nem sempre a criança com candidíase oral apresenta os sintomas clássicos, como as placas brancas na boca.

Portanto, a mãe nem imagina que aquele contato está promovendo uma infecção em seus seios.

Por isso, fique atenta à saúde dos seus seios. Se você enfrentar algum sintoma como os citados nesse texto, procure um especialista para tratar a mastite ou candidíase logo no início. Assim, as chances de uma recuperação mais rápida e tranquila são bem maiores.

Finalizando

Como você percebeu, a mastite é um problema frequente entre as mulheres que amamentam, e não entre aquelas que colocaram silicone.

Portanto, se você tem vontade de colocar silicone, fique tranquila! Não existe relação entre mastite e prótese de silicone. Esse problema pode acontecer com qualquer mulher, independentemente da presença do implante.

perguntas frquentes prótese de silicone

Mas conta pra gente, você gostou desse conteúdo? Responde pra gente nos comentários. Assim, poderemos produzir outros artigos semelhantes para ajudar mulheres como você a sanarem suas principais dúvidas referentes à prótese de silicone.

Inclusive, navegando por aqui você encontra muito mais conteúdo sobre esse universo. Nossa equipe de especialistas não mede esforços para abordar o que mais interessa às mulheres que procuram pelo Silicone Center. São informações valiosas publicadas de forma exclusiva nesse espaço.

E mais! Além do Blog, existem ainda mais dois canais que trocamos informações com as nossas seguidoras, pacientes e admiradoras do nosso trabalho. Estamos falando das nossas páginas no Facebook e no Instagram.

Por lá, compartilhamos dicas, novidades e as últimas tendências sobre a cirurgia plástica queridinhas das mulheres de todo o mundo.

Curtiu? Então, curta e siga-nos para ficar por dentro das novidades.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *