Mastite e prótese de silicone: qual é a relação?

Compartilhe !

Embora não faltem estatísticas que mostram a segurança da mamoplastia de aumento, ainda há muitas dúvidas sobre o que pode acontecer com a paciente após a cirurgia. Um dos temas que gera essa dúvida é a relação entre mastite e prótese de silicone.

Afinal, a mastite é um problema relativamente comum. Alguns estudos mostram que ele acontece em até 27% das mulheres que amamentam, com um índice de 6,5% de reincidência.

Mas será que a prótese de silicone pode causar a mastite? Continue a leitura para entender!

Qual é a relação entre mastite e prótese de silicone?

Não existe nenhuma relação entre a mastite e a prótese de silicone. As bactérias que causam essa inflamação infectam uma porcentagem grande de mulheres no período da amamentação, inclusive quem nunca colocou silicone.

Embora a mastite possa acontecer em qualquer momento da vida, ela é bastante rara fora do período de amamentação. Mas se você quer saber mais sobre esse problema e como evitá-lo, continue a leitura e entenda as causas.

O que é mastite?

Mastite é uma infecção nos tecidos mamários. O problema é causado por diversas bactérias, sendo que a mais comum é o Sthaphylococcus aureus.


Aumentar os Seios

A mastite pode variar em sua gravidade. Assim, em algumas mulheres ela provoca febre, mal-estar, sensação de fraqueza e calafrios, além de dor na mama.

Porém, em casos mais sérios, a mastite causa a formação de abcessos, que são caroços com pus e detritos. Ela pode chegar a uma septicemia, que é uma inflamação generalizada no organismo, com potencial de fatalidade.

A maioria das mulheres não chega a esses estágios graves da infecção. No entanto, muitas delas param de amamentar quando enfrentam o problema, tanto pela dor na mama quanto por medo de o leite fazer mal ao bebê.

O que causa a mastite?

Como você viu, a mastite é uma infecção que é causada por bactérias.

Sabe-se que existem alguns fatores que facilitam o surgimento da mastite. Alguns deles são o estresse e a fadiga, porque essas condições enfraquecem o sistema imunológico.

As fissuras nos mamilos também facilitam o surgimento da mastite, pois criam aberturas por onde as bactérias entram no organismo.

Enfim, a obstrução dos ductos mamários e o ingurgitamento também contribuem para o desenvolvimento da mastite. Esse último acontece quando a mama produz mais leite do que o bebê consegue consumir.

O tratamento pode ser feito à base de antibióticos e anti-inflamatórios. Assim, quando a mulher está amamentando, os médicos tomam um cuidado especial para prescrever remédios que não prejudiquem o bebê.

Considerando o fato de que a maioria dos casos acontece durante a amamentação, também é importante que a paciente seja orientada sobre formas alternativas para esvaziar a mama.

O ingurgitamento, que é quando o bebê não mama o suficiente para acabar com o leite, é uma das causas do problema. Por isso, entre as orientações às mamães estão técnicas de amamentação e ordenha.

perguntas frquentes prótese de silicone

Compressas, ordenha com a mão ou com a bombinha e massagens estão entre as técnicas mais utilizadas. Pode ser necessário cuidados com a pega do bebê no seio, para evitar fissuras e facilitar a sucção do leite.

No entanto, quando a  mama desenvolve um abcesso, é necessário drená-la com auxílio do médico.

Como você percebeu, a mastite é um problema frequente entre as mulheres que amamentam, e não entre aquelas que colocaram silicone.

Portanto, se você tem vontade de colocar silicone, fique tranquila! Não existe relação entre mastite e prótese de silicone. Esse problema pode acontecer com qualquer mulher, independentemente da presença do implante.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Compartilhe !

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *