Exagerando na dieta e exercícios? Entenda os perigos da ortorexia e vigorexia!

Fale Conosco Pelo Whatsapp

Melhorar a forma física e a autoimagem faz bem à saúde física e mental. Porém, o exagero na busca por um corpo perfeito pode levar a um problema sério, a ortorexia e também à vigorexia.

Você, já ouviu a respeito desses transtornos? Então, continue aqui no post e aprenda a identificar os sinais desses problemas.

O que é a ortorexia?

Embora a ortorexia ainda não seja reconhecida como doença, médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde já a vêem como um transtorno alimentar.

Neste distúrbio, a pessoa desenvolve uma obsessão por alimentação e hábitos saudáveis. Seu objetivo é conquistar o corpo perfeito ou evitar, a todo custo. Portanto, a pessoa com ortorexia segue regras alimentares de forma obsessiva. Sua decisão impacta sua saúde mental e contato social, entre outras esferas da vida.

Do ponto de vista físico, muitas pessoas com ortorexia desenvolvem deficiências nutricionais devido às inúmeras restrições alimentares.

Assim, essas deficiências podem desencadear outros problemas como desnutrição, anemia, osteopenia, fadiga e dependência de uma determinada alimentação para sentir-se bem.

Como identificar esse transtorno alimentar?

É cada vez mais comum encontrarmos pessoas que adotam determinadas restrições alimentares. Porém, isso não caracteriza a ortorexia.

Afinal, temos cada vez mais pessoas vegetarianas, veganas, intolerantes ao glúten, lactose e outras substâncias presentes nos alimentos.

No entanto, para que a pessoa realmente apresente a ortorexia, precisa ter um foco excessivo em uma dieta saudável.

Por isso, pessoas com ortorexia evitam alimentos que possuam, entre seus ingredientes, sal, açúcar, conservantes, glúten, corantes, laticínios, agrotóxicos, transgênicos…

Sabemos que algumas dessas substâncias não são saudáveis e outras devem ser usadas com moderação.

Porém, a pessoa com ortorexia procura eliminá-las completamente de sua dieta, o que torna seu cardápio extremamente restrito.

Isso não se restringe à composição dos alimentos. Existe toda uma preocupação com a origem e preparo dos produtos.

Então, a pessoa com ortorexia cria algumas regras como não aquecer os alimentos acima de 44 graus, entre outras, com o objetivo de preservar propriedades dos alimentos.

Consequentemente, a pessoa com ortorexia começa a evitar se alimentar fora de casa, além de isolar-se socialmente em alguns casos.

Finalmente, talvez o principal prejuízo da ortorexia seja o sofrimento causado pela sensação de falha.

Quando a pessoa consome algum alimento fora de sua dieta, ela tem uma sensação enorme de culpa e tristeza.

Também não podemos nos esquecer que, especialmente quando a pessoa tem essa obsessão pelo corpo perfeito, ela pode manifestar ainda sintomas de vigorexia.

Se você não sabe o que é vigorexia, veja no tópico a seguir!

O que é vigorexia?

A vigorexia é outro transtorno semelhante à ortorexia. Porém, desta vez, o foco está na prática de exercícios físicos.

Ao desenvolver a vigorexia, a pessoa vê seu corpo como inadequado. Algumas vezes, o foco está no emagrecimento.

Outras vezes, a pessoa tem a percepção de que seu corpo é fraco e pouco musculoso. Assim, ela exagera nos esforços para produzir hipertrofia.


Simulador de Próteses de Silicone

Então, como resultado, ela passa a praticar exercícios de forma desproporcional.

Além disso, ela costuma combinar a prática insana de exercícios a um hábito alimentar focado em seu objetivo, incluindo o uso de substâncias que podem ser perigosas.

Lembramos, mais uma vez, que a busca pela boa forma física não é um problema. Ela se torna um transtorno quando há exagero, trazendo prejuízos à saúde física e mental da pessoa.

Quais são as consequências da vigorexia?

No caso da vigorexia, as consequências são diferentes da ortorexia.

Em muitos pacientes, os médicos observam sobrecarga do organismo devido ao consumo de substâncias para produzir a forma física desejada.

Assim, é frequente apresentarem problemas renais e circulatórios devido ao alto consumo de suplementos alimentares proteicos.

Também aumentam os riscos de câncer de próstata e diminuição do testículo no homem.


Aumentar os Seios

Nas mulheres, ocorre a masculinização do corpo, diminuição dos seios, engrossamento da voz, aumento dos pelos, interrupção da menstruação e crescimento do clitóris, entre outras consequências.

Qual é o tratamento para a ortorexia e vigorexia?

Tanto a ortorexia quanto a vigorexia estão relacionadas ao transtorno obsessivo-compulsivo.

Isso significa que, seja com foco na alimentação saudável ou na conquista de um corpo ideal, elas transformam esse objetivo em uma obsessão.

Assim, ações que seriam benéficas para o corpo quando praticadas de maneira adequada se tornam, na verdade, autodestrutivas.

A única maneira de tratar transtornos como esses de forma eficaz é por meio de uma abordagem multidisciplinar.

Portanto, o paciente precisa de uma ação conjunta de médicos, nutricionistas, educadores físicos e principalmente psicólogos.

O objetivo de todos esses profissionais passa a ser a conscientização do problema e a reeducação de hábitos para restaurar o equilíbrio.

No caso do psicólogo, seu papel é fundamental não só na restauração do equilíbrio, mas na identificação da causa.

Afinal, alguns pacientes chegam a esse quadro devido a alguns fatores desencadeantes que podem ser ancorados em traumas do passado.

Então, é preciso identificar esses fatores e elaborar estratégias para que a pessoa perceba a situação e consiga responder com um comportamento adequado e realmente saudável.

Por que é importante falarmos sobre ortorexia e vigorexia?

A cada ano, cada vez mais pessoas procuram melhorar seu corpo. Para a maioria das pessoas, essa decisão é positiva. Afinal, realmente existem muitas doenças causadas por má alimentação e sedentarismo.

Além disso, a própria cirurgia plástica tem se tornado cada vez mais acessível, permitindo que as pessoas melhorem seu físico e sua autoestima.

Porém, para algumas pessoas, a linha entre autocuidado e transtorno de imagem é muito tênue, levando a comportamentos destrutivos.

Nós poderíamos falar apenas de cirurgia plástica e silicone, mas entendemos a importância de ajudar mulheres a terem uma visão mais abrangente de sua própria saúde física e mental.

Por isso, preparamos conteúdos para alertá-las sobre problemas que podem acontecer na busca por um corpo perfeito e irreal.

Entendeu o que é a ortorexia, a vigorexia e a importância de falar sobre esses assuntos?  Já apresentou algum desses comportamentos ou os reconhece nas atitudes de alguma amiga?

Então, não perca tempo! Compartilhe este post com seu grupo e ajude outras mulheres a perceberem o problema e buscarem apoio profissional.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *