Pós-operatório silicone: que cuidados tomar?

Muitas mulheres desejam aumentar as mamas, mas ficam com um pé atrás porque têm receio quanto ao pós-operatório silicone.

Afinal, elas não sabem como será a recuperação. As dúvidas são tantas que esse é um dos temas mais buscados no Google quando o assunto é cirurgia plástica.

Ou seja, existe um desejo latente de muitas mulheres pelos seios perfeitos, mas as dúvidas sobre os cuidados pós-cirurgia para colocar silicone também as acompanham.

Bom, se este é o seu caso, saiba que a cirurgia para aumentar as mamas é bastante tranquila e rápida.

Na grande maioria dos casos, inclusive, a paciente recebe alta apenas 6 horas depois do procedimento. Assim, você já estará em casa no mesmo dia.

Mas, claro, alguns cuidados específicos são fundamentais para garantir o sucesso do processo como um todo.

Quer saber um pouco mais sobre os cuidados do pós-operatório de silicone? Então, continue lendo o nosso post!

Cuidados referentes à movimentação dos braços

Um dos principais cuidados após colocar prótese de silicone é com a movimentação dos braços, uma vez que eles podem esticar a pele da região da cirurgia, que estará sensível por algum tempo.

Os médicos recomendam, portanto, que você não levante os braços por pelo menos 15 dias após a cirurgia.

Você pode mexer os cotovelos e elevar um pouquinho os braços. Porém, deve fazer isso sempre de forma devagar e com muito cuidado, sem ultrapassar a altura dos ombros.

Outro movimento que deve ser evitado é a torção do tronco. Isso significa que, se você quiser pegar um objeto que está atrás do seu corpo, vire-se inteiramente de frente para ele.

Não tente alcançar este objeto apenas torcendo o tronco. Afinal, isso exige um estiramento da região da incisão e pode levar ao rompimento de pontos, entre outras complicações.

Como dormir após silicone

Outro cuidado imprescindível neste período é que você durma de barriga para cima durante 30 dias para não machucar ou deslocar a prótese.

Você pode colocar uma almofada embaixo dos joelhos e um travesseiro que acomode bem a cabeça. Isso vai ajudá-la a ficar mais confortável e a dormir melhor durante esse tempo.


Aumentar os Seios

Mantenha uma alimentação leve e equilibrada no pós- operatório silicone

O pós-cirúrgico silicone é um período em que o organismo estará, aos poucos, voltando ao normal.

Por isso, é muito importante que a sua alimentação contribua para essa retomada.

Para tanto, dê preferência a alimentos mais naturais, livres de gorduras, açúcares e corantes, como folhas, vegetais, grelhados etc.

Além disso,  tome água regularmente para manter-se sempre hidratada. Pequenas ações como estas são fundamentais para que o pós-cirúrgico aconteça de forma tranquila e dentro do previsto.

Portanto, nada de fast food, bebidas alcoólicas, alimentos açucarados, gordurosos ou industrializadas!

Curativo no pós-operatório silicone

Falando em curativo, você vai ficar com o mesmo que foi colocado durante a cirurgia por cerca de 2 a 3 dias.

Nesse período, é muito importante evitar molhar essa região para que a cicatrização seja mais rápida e a área fique sequinha e limpa.

Passado esse período, os seus curativos serão trocados na clínica. Então, você poderá tomar banho após cirurgia de mama sem se preocupar em molhar a área.

Porém, é importante secar bem os seios e, só depois que eles estiverem sem nenhuma umidade, colocar o sutiã.

Uso do sutiã cirúrgico

Após a cirurgia, você precisa utilizar um sutiã específico para os seus novos seios se acomodarem.

perguntas frquentes prótese de silicone

Então, esse sutiã é maior que os convencionais, tem uma sustentação boa e não possui nenhuma costura ou renda que possam machucar a cicatriz.

Além disso, ele é feito com um tecido um pouco mais grosso, que comprime moderadamente as mamas. Assim, ele acelera a eliminação do inchaço e estabiliza todos os tecidos e a prótese, favorecendo a cicatrização.

Também é importante que o sutiã seja fácil de abrir e fechar, com abertura frontal, para que você não tenha que fazer movimentos muito amplos ou bruscos para retirá-lo.

Existem sutiãs específicos para quem colocou silicone que ajudam bastante durante o pós-operatório.

Faixa cirúrgica pós-silicone

Existe um outro acessório que precisa ser usado apenas por algumas pacientes. Trata-se da faixa compressora.

Os cirurgiões indicam esta faixa quando as próteses, pressionadas pelas estruturas do peito, ficam em uma posição um pouco mais alta que o esperado.

Então, a faixa compressora faz a prótese de silicone descer. Ela empurra os implantes para baixo. Assim, eles se fixarão na posição correta.

Pós-operatório silicone e drenagem para as mamas

A drenagem linfática após a cirurgia de mamas contribui bastante para que os seios desinchem.

Afinal, o processo cirúrgico induz o organismo a reter líquido na região. Isso porque o corpo entende que o tecido sofreu uma espécie de trauma.

Esse ligeiro inchaço, no entanto, é completamente normal. Tanto que a recomendação é a drenagem linfática para as mamas, feita por um profissional qualificado.

Quando este profissional conhece as manobras e pontos de pressão corretos, a drenagem tem o papel de estimular o sistema linfático e distribuir o líquido acumulado na corrente sanguínea, favorecendo a eliminação.

A drenagem também contribui para a redução de hematomas e fibrose, além de proporcionar relaxamento  e bem-estar da paciente em recuperação. Portanto, trata-se de um cuidado fundamental pós-cirurgia.

Outras atividades físicas

E como fica para se exercitar, tomar sol e, até mesmo voltar ao trabalho?

Veja,  os exercícios que movimentam os membros inferiores e não são tão intensos, como caminhadas, estão liberados 30 dias depois da sua cirurgia.

Você poderá dirigir novamente 20 dias após a cirurgia. No entanto, precisará manter o movimento dos braços limitados e delicados e tomar bastante cuidado para colocar a marcha ré.

Para tomar sol também é importante esperar ao menos 30 dias. Isso porque a cicatriz precisa ficar protegida e é comum aparecerem pequenas manchas roxas perto da região operada.

Então, se forem expostas aos raios UV, elas podem ficar escuras e permanentes. Além disso, evitar a exposição ao sol fará com que a cicatrização seja mais rápida.

Por fim, é possível voltar ao trabalho em apenas 1 semana após a cirurgia para colocar silicone, desde que você realize atividades que não exijam ações físicas intensas.

Assim, se você atende o público sem realizar esforço, trabalha diante do computador ou em outras atividades sedentárias, por voltar a trabalhar depois de colocar silicone normalmente.

Manter-se afastada só é necessário quando seu trabalho exige esforço físico, levantamento de peso ou movimentação intensa.

É importante lembrar que você deve seguir todas as recomendações do médico para que a sua recuperação pós-silicone seja rápida e tranquila e os seus seios fiquem do jeito que você sempre sonhou!

Retomada da vida sexual no pós-operatório silicone

Assim como o exercício, o sexo exige esforço físico. Ele desencadeia uma série de reações no organismo que proporcionam prazer, mas também consomem energia.

Por isso, os médicos recomendam a abstinência sexual por duas semanas após a colocar silicone.

Em seguida, a paciente pode retomar sua vida sexual. Porém, ela precisa tomar alguns cuidados, o que inclui manter o uso do sutiã cirúrgico até mesmo durante o ato.

O primeiro cuidado diz respeito à posição. Neste primeiro momento, ela precisa se manter deitada, de barriga para cima, sem realizar um grande esforço.

Além disso, até que a cicatrização esteja mais adiantada, o parceiro deve manter seu tronco levantado, para não pressionar as mamas com o peso de seu corpo.

Finalmente, ele também precisa tomar cuidado com os seios da parceira. Nada de apertar, fazer movimentos bruscos ou mesmo colocar a boca, por enquanto.

Embora ambos estejam ansiosos para a retomada de uma vida sexual livre e sem limites, todo esse cuidado é necessário em um primeiro momento.

Cuidados gerais no pós-operatório silicone

Seguindo todas as dicas e cuidados listados acima, muito em breve você poderá observar o resultado definitivo das suas próteses de silicone.

Mas elas não acabam por aí. Veja, se você for fumante e abster-se do cigarro, tanto no período pré como no pós-operatório do silicone, isso vai contribuir, e muito, para uma boa cicatrização da cirurgia, além de deixá-la mais disposta.

E claro, tão importante quanto o físico, a saúde psicológica e emocional também pode contribuir para um pós-cirúrgico sem surpresas.

Aposte, portanto, em atividades e hábitos prazerosos para que você consiga evitar a ansiedade.

Resultado da cirurgia

Depois de tomar todos esses cuidados pós-silicone e retornar às consultas com o cirurgião, chegou a hora do resultado.

Este, sem dúvida, é o momento mais esperado por quem se submete à cirurgia.

Mas a ansiedade precisa ser controlada, já que os resultados vão aparecendo de forma gradativa ao longo do tempo.

De modo geral, os seios desincham completamente após 6 meses da realização do procedimento. O resultado final da cirurgia, no entanto, será amplamente observado somente após 1 ano.

Neste tempo, as próteses vão se adaptar à região e vão ganhando formas cada vez mais naturais.

A boa notícia é que hoje em dia as próteses não precisam ser trocadas, como geralmente acontecia alguns anos atrás.

Isso porque, o material utilizado nos implantes atuais são muito mais resistentes e duráveis.  Por isso, fique tranquila.

Comente abaixo se tiver alguma dúvida, teremos prazer em lhe responder.

Gostou deste post? Siga o Facebook e o Instagram do Silicone Center para acompanhar conteúdos imperdíveis sobre cirurgia plástica.

 

 

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    29 respostas para “Pós-operatório silicone: que cuidados tomar?”

    1. Hoje faz 53 dias que fiz a incisão de prótese de silicone submuscular. Coloquei 270 ml, tive uma recuperação tranquila e a cicatrização boa. Gostaria de saber se posso ficar de bruços para massagem por cerca de 40 minutos? Se pode haver algum tipo de pressão na mama com a massagem muscular? Se tem algum risco?
      Obrigada desde ja

      1. Ana Paula, essa questão pode ser esclarecida durante sua consulta de pós-operatório com o médico, pois cada procedimento e paciente possuem suas particularidades.

      1. Olá, Silvana. Com relação a isso, cada caso é um caso, no qual somente o profissional que realizou o procedimento poderá orientá-la sobre a liberação para dormir de bruços.

    2. Eu fiz a minha cirurgia semana passada dia 11 o cirurgião falou que e só no dia 23 na revisão que vai mecher no curativo e nesse tempo não é pra mecher eu nunca fiz esse tipo de cirurgia estou achando muito tempo
      Eu gostaria de saber se pode ficar esse tempo todo sem mecher

      1. Olá, Rita. Nesse caso, cada médico tem uma conduta com relação ao pós-operatório. O ideal é que você tire suas dúvidas com o profissional que realizou o procedimento.

    3. Não é nada tranquilo como dizem, é uma dor imensa. Coloquei por baixo do músculo, estou com 4 dias de cirurgia, super inchada e sentindo ferroadas no peito a todo momento. Estou arrependida e se soubesse que iria sofrer assim não teria colocado.

      1. Olá, Ludmila. Realmente cada paciente tem um pós-operatório diferente, pois cada corpo é um corpo. Durante este período é importante seguir todas as orientações passadas pelo seu médico para que possa ter um pós mais tranquilo. Além disso, deve sempre mantê-lo informado sobre qualquer anormalidade que possa apresentar. Temos certeza que no final você terá um ótimo resultado.

      1. Olá, Diana! Correndo tudo bem no pós-operatório com 30 dias já existe a indicação de poder dormir de lado, como seu médico falou, porém se você não se sente segura, indicamos que exponha isso para seu médico.

    4. Olá, tenho prótese de mamas a 10 anos e no dia 25/01 precisei refazer a cirurgia para trocar umas das próteses que estava virada.
      Durante os últimos 4 anos descobri dois nódulos benignos, um em cada mama, e desde essa ultima cirurgia tenho sentindo um desconforto no seio direito na mesma região onde possuo um dos nódulos . É possível que a prótese esteja pressionando o nódulo e poderia agravar o aspecto dele? Há alguma relação entre prótese de silicone e nódulos malignos?

      Obrigada

      1. Olá, Natalie. No seu caso o ideal é você voltar no seu médico ou passar em um Mastologista que por meio de exames, ele poderá avaliar se a sua prótese pode estar pressionando o nódulo, e causando todo esse desconforto que anda sentindo no seu seio direito.

    5. Olá, estou a 12 dias que coloquei a prótese, estou tendo problema no sono devido só poder dormir virada pra cima. Gostaria de saber se posso dormir de rede.
      Obrigada!

      1. Olá, Lidia. Com relação a isso, cada caso é um caso, no qual somente o profissional que realizou o procedimento poderá orientá-la sobre a liberação para dormir de rede após 12 dias operada.

    6. Hoje faz 33 dias que coloquei silicone seios ? a minha dúvida é se ainda corre o risco de abrir os pontos ? Pois morro de medo que isso aconteça. Fico no aguardo de sua resposta ??

      1. Olá, Marcia. Existem várias recomendações que devem ser seguidas durante o pós-operatório para que não haja nenhuma complicação, como, por exemplo o rompimento dos pontos. Como está se sentindo insegura com relação a isso, indicamos que faça o mínimo de esforço possível, não realize movimentos bruscos e utilize o sutiã pós-operatório mesmo já estando no seu 33º dia de operada. Se mesmo assim, perceber qualquer anormalidade consulte o seu médico o quanto antes, pois ele é a pessoa mais indicada para avaliar como está sendo o seu pós.

      1. Rafaela, tudo bem? Veja só: Levando em conta que faz sete dias que colocou sua prótese, esse incomodo é pertinente ao período do seu pós-operatório. Mas, caso isso esteja te incomodando mais do que o normal, informe o seu médico sobre a questão. Ele é a pessoa mais qualificada para avaliar a evolução do seu pós, ok? 🙂

    7. Quem coloca silicone depois de quanto tempo pode ficar escrevendo? Pois farei a cirurgia, porém precisarei estudar e com isso, faço muita anotação. Há algum problema com essa movimentação de escrever? Consigo fazer?

      1. Oi, Jessyca. Tudo bem? Quando se trata de pós-operatório o recomendado é que a paciente volte as suas atividades normais 30 dias após a cirurgia. Mesmo no seu caso se tratando de uma tarefa “simples” como escrever, o indicado é que você consulte seu médico antes de tomar qualquer atitude. Dessa forma no final você terá um ótimo resultado!

      1. Olá, Dulcineia. A melhor pessoa para te dar esta liberação é o seu médico, ele está acompanhando seu pós-operatório e consegue avaliar se haverá algum risco em ficar este tempo sem o sutiã.

    8. Bom dia, tem 37 dias que fiz aumento das mamas por debaixo do músculo, minhas mamas estão diferentes é normal? Meu pós recuperatorio foi perfeito, apenas essas diferenças onde todos que já fizeram informa que e normal

      1. Olá, Ana. É muito comum essa assimetria no começo de pós-operatório, pois a mama pode levar até 6 meses após a cirurgia para ficar no formato e posição adequada. Por isso, fique tranquila! Continue seguindo as orientações passadas pelo seu médico e no final dará tudo certo. Desejamos uma ótima recuperação!

      1. Olá, Pamela. Somente o seu médico poderá dizer por quanto tempo você deverá fazer o uso da gaze. Indicamos que pergunte isso a ele na sua consulta de retorno. Enquanto isso, continue tomando todos os cuidados passados por ele. 🙂

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *