Prótese de Silicone e Câncer de Mama: existe relação entre os dois?

A relação entre a prótese de silicone e o câncer de mama é um assunto muito complicado, comentado e que assusta as mulheres de todo o mundo. E não é à toa. Afinal, esse é o tipo de tumor que mais atinge e mata mulheres ao redor do mundo. É natural, portanto, que qualquer procedimento na região possa gerar esse tipo de dúvida e debate.

Inclusive, a hipótese de que a prótese de silicone poderia aumentar as chances de desenvolver a doença foi levantada há muitos anos.

Após inúmeros estudos que acompanharam mulheres com a prótese ao longo de décadas, no entanto, foi possível concluir que o silicone não aumenta as chances de câncer de mama.

De toda forma, neste post vamos nos aprofundar no assunto. Nosso objetivo é que você compreenda como as próteses podem ou não atuar no organismo e qual o nível de segurança da cirurgia. Vamos lá?

Câncer de mama — situação no Brasil

Em primeiro lugar, é importante destacarmos que o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e no mundo é o de mama.

Ele representa 28% dos novos casos diagnosticados. A previsão do INCA (Instituto Nacional do Câncer) é que, apenas no ano de 2018, 59.700 casos sejam notificados.

O câncer de mama foi responsável pelas mortes de 14.206 mulheres no ano de 2013, segundo a última estatística divulgada também por esse instituto.

A incidência do câncer de mama pode aumentar de acordo com a idade da mulher. Ele é relativamente raro até os 35 anos, mas se torna mais frequente a partir desse período. 60% dos casos são diagnosticados após os 50 anos.

Qualidade e segurança das próteses de silicone

Mas afinal, a prótese de silicone pode interferir de alguma forma nas causas da doença? Veja, é importante dizer que a tecnologia usada na prótese de silicone está muito moderna. O silicone da mamoplastia de aumento é próprio para uso na medicina e não corre o risco de estourar ou vazar, justamente por ser um material seguro.

A prótese de silicone também não conta com a presença de substâncias ou agentes que possam desencadear um câncer de mama. Inclusive, ela é usada em casos de reconstrução mamária em pacientes que passaram pela doença.

Prevenção é sempre fundamental

Independentemente de você colocar ou não a prótese de silicone, a prevenção é sempre o melhor caminho para garantir a saúde e salvar vidas.

É fundamental, portanto, realizar exames médicos com frequência e fazer o autoexame em casa. Para aquelas que já possuem a prótese, é preciso informar ao ginecologista e ao laboratório no momento das consultas e exames.

Essa atitude é importante para que o médico seja cuidadoso no momento do toque das mamas ou solicite um exame adequado para o seu caso.

Outro mito que precisa ser derrubado é o de que a prótese de silicone dificulta a realização dos exames preventivos do câncer de mama.

Isso não é verdade. Além disso, os profissionais estão preparados e habituados a analisar pacientes com a prótese de silicone. E mais! Os equipamentos são altamente avançados, fazendo com que o exame seja preciso e o câncer seja diagnosticado de forma precoce.

Cuide da sua saúde todos os dias

A prótese de silicone também não interfere no autoexame, ato de extrema importância para detectar modificações em suas mamas.

Faça o autoexame com frequência no banho ou deitada. Apalpe as mamas com delicadeza e, caso sinta algo diferente, procure um médico imediatamente.

Apesar de não substituir a consulta médica e os exames periódicos, o autoexame é um ato essencial para detectar o câncer de mama com antecedência.

Todas as mulheres, tendo prótese de silicone ou não, devem fazer a mamografia e cuidar de sua saúde como prioridade. Mas saiba que é possível sim se sentir mais bonita e confiante com a prótese de silicone sem perder a segurança ou comprometer a sua saúde!

Sintomas do câncer de mama: fique atenta aos sinais

Nem sempre a mulher com câncer de mama apresenta todos esses sintomas. Porém, é importante conhecê-los para identificá-los durante o autoexame:

1. Nódulo endurecido

Ao apalpar os seios, a mulher percebe um caroço único, firme e evidente ao toque.

2. Irritação ou abaulamento de uma parte da mama

Em um determinado local, a pele da mama fica sensível, avermelhada (eritema), irritada ou enrugada. Também pode aparecer uma alteração no formato.

3. Inchaço

A mama pode ficar inchada por inteiro ou apenas em uma parte. Em alguns casos, é a pele que incha.

4. Inversão no mamilo

Se a mulher sempre teve os mamilos para fora e de repente eles começam a ficar invertidos, ela deve procurar o médico para verificar se é uma infecção ou nódulo.

5. Sensação de massa ou nódulo

A mulher pode ter a sensação de uma massa ou nódulo tanto na mama quanto em uma axila.

6. Espessamento ou retração da pele do mamilo

É preciso observar mudanças na textura do mamilo, bem como feridas ou crostas próximas a ele.

7. Inchaço no braço ou axilas

O câncer de mama também pode deixar as axilas e o braço inchados. Diante desses sintomas, procure o médico.

8. Secreção pelos mamilos


Aumentar os Seios

Se o mamilo apresentar uma secreção serosa (fluida) ou sanguinolenta, esse também é um sinal de alerta para procurar atendimento.

9. Dor na mama ou no mamilo

A dor na mama é causada por vários fatores, e um deles pode ser o câncer. Procure o médico para obter um diagnóstico preciso.

Finalizando:

Gostou deste post ? Leia mais no Blog da Silicone Center sobre Mamoplastia de Aumento. Agora, se você ficou com alguma outra dúvida, comente abaixo, teremos prazer em lhe responder.

Você também pode continuar navegando por aqui se quiser se aprofundar em tudo o que se relaciona com a prótese de silicone. Semanalmente, nossa equipe de especialistas publica artigos exclusivos com muita informação sobre o procedimento.

Além desse espaço, contamos também com páginas nas redes sociais Facebook e Instagram. Em ambas as redes, compartilhamos com os nossos seguidores novidades, dicas e curiosidades que permeiam a cirurgia mais famosa do mundo.

Curtiu? Então corra para ficar por dentro de tudo!

Mas se você já se sente mais que pronta para dar uma turbinada nos seus seios, acesse já o site da Silicone Center!

perguntas frquentes prótese de silicone

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *