Enxerto de gordura nas mamas? Saiba porque ele não é uma opção para aumentar os seios

Felizmente, a mulher que quer aumentar os seios hoje em dia pode realizar esse sonho com facilidade. Porém, enquanto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda a mamoplastia de aumento, ou seja, a cirurgia de próteses de silicone, outras pessoas buscam a solução em outro procedimento, que é o enxerto de gordura.

Porém, você sabe qual é a diferença entre esses dois procedimentos? Conhece os prós e contras de cada um? Será que o enxerto de gordura realmente é eficiente para aumentar o volume das mamas? Além disso, será que ele é seguro? Se você ficou curiosa, confira as respostas a seguir! Depois, conta pra gente nos comentários o que você achou desse post, combinado?

Por trás da história dos implantes mamários

Quando falamos em aumento de mamas, é preciso ter em mente que uma informação importante: O desejo de muitas mulheres de aumentar os seios não é de agora. Pelo contrário. Para se ter ideia, décadas atrás, alguns centros cirúrgicos tentaram implantar esponjas nas mamas das pacientes, mas obviamente isso não funcionou.

Já no Japão, após a guerra, prostitutas injetavam silicone líquido nos seios com o objetivo de atrair soldados americanos. No entanto, como é de se imaginar, esse procedimento começou a causar problemas graves, como gangrenas e infecções.

Entendendo o desejo que as mulheres tinham de aumentar os seios, um cirurgião americano teve uma ideia. Ele observou que as bolsas usadas para coletar sangue tinham uma consistência semelhante à mama.

Então, ele desenvolveu um implante mamário a partir dessa ideia. Encheu uma dessas bolsas com silicone, testou primeiro em uma cachorrinha e observou que ela não causou nenhum problema aos tecidos do organismo do animal.

Esse foi o primeiro grande passo para o procedimento de aumento de mamas com silicone que conhecemos hoje.

Mas foi somente nos anos 60 que a primeira cirurgia de implante de silicone foi realizada com sucesso.

Hoje, a mamoplastia de aumento se tornou a segunda cirurgia plástica mais realizada no mundo, ficando somente atrás da lipoaspiração. Para se ter uma ideia, no Brasil já são quase 300 mil procedimentos no ano, de acordo com levantamento feito em 2018 pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS).

Prótese de silicone ou enxerto de gordura?

Para responder essa pergunta, é importante entender as diferenças entre esses procedimentos. Então, a seguir, nós falaremos sobre as vantagens e desvantagens de cada um.

Enxerto de gordura

O enxergo de gordura envolve, na verdade, dois procedimentos. O primeiro é uma lipoaspiração para retirar a gordura. Assim, o tecido adiposo é retirado do corpo da paciente por meio de cânulas e equipamentos de sucção.

Em seguida, a gordura passa por um equipamento especial. Ele filtra esse tecido, retira as impurezas e depois aplica na região o corpo que a pessoa gostaria de aumentar.

Em alguns casos, o médico entende que o procedimento é vantajoso. Porém, isso só acontece quando a paciente já quer fazer uma lipoaspiração (ou lipoescultura) e reaproveita essa gordura em outra parte do corpo.

Outra vantagens é o fato de que não existe possibilidade de rejeição, já que a gordura é da própria paciente.

Porém, o enxerto de gordura tem uma série de desvantagens. Em primeiro lugar, ele só pode ser indicado para quem quer aumentar um volume pequeno, como 20 ou 40 ml, ou fazer correções depois de uma cirurgia para retirada de um tumor, por exemplo.

Além disso, é importante observar que:

  • não é possível aumentar significativamente as mamas, o aumento é muito discreto;
  • não é possível realizá-lo em mulheres muito magras, que não têm acúmulos de gordura;
  • o corpo absorve pelo menos 20% da gordura, fazendo a região que recebeu o enxerto diminuir depois de algum tempo;
  • se o médico injetar muita gordura ou fizer isso de forma inadequada, o seio pode ficar com calcificações, e por isso o procedimento não permite aumentar o volume das mamas;
  • a paciente terá um pós-operatório da lipoaspiração, com todos os cuidados que ele envolve.

Por todas essas razões, o enxerto de gordura é um procedimento não recomendado para aumentar as mamas.

Prótese de silicone

Ao contrário do enxerto de gordura, a mamoplastia de aumento é considerada o único método eficaz para aumentar as mamas de forma significativa e definitiva.

Afinal, o pós-operatório costuma ser bastante simples e pouco doloroso. Mas em compensação, os benefícios são inúmeros:

  • o volume da prótese de silicone é definitivo, ele não diminui com o tempo, como acontece com o enxerto de gordura;
  • existe apenas uma cirurgia, que é a de colocação da prótese. Ela é feita com anestesia local e sedação e não dura nem duas horas;
  • não existe o risco de o médico errar ao modelar a mama, deixando um seio maior e outro menor. Afinal, a prótese já vem pronta e no mesmo tamanho;
  • os riscos de rejeição atualmente são muito pequenos e o problema atinge menos de 1% das pacientes;
  • mesmo que a mulher emagreça, o volume da prótese não diminui.

Finalizando

E agora, entendeu as diferenças entre a prótese de silicone ou enxerto de gordura para aumentar os seios? Depois de ler esse conteúdo, você quer solucionar seu problema de mamas pequenas definitivamente?

Então, não perca tempo! Agende sua avaliação agora mesmo e comece a programar sua mamoplastia de aumento!

Agora, se você ainda tem dúvidas sobre o procedimento, não se preocupe. Continue navegando pelo nosso blog para saber tudo que envolve a cirurgia de aumento de mamas. Periodicamente, nossa equipe de especialistas publica conteúdos exclusivos, que vão de A a B, com o objetivo de ajudar mulheres como você a realizarem o sonho dos seios perfeitos.


Aumentar os Seios

Além do blog, existem ainda outros dois canais que servem como fonte de informação e tira dúvidas. Estamos falando das páginas do Silicone Center no Facebook e Instagram. Por lá, seguidores e seguidoras recebem dicas, novidades e curiosidades da prótese de silicone, a cirurgia mais realizada no mundo.

E você, já passou por lá para nos conhecer ainda mais? Não? Então, não perca tempo. Teremos o grande prazer em te ver por lá. No mais, seja muito bem-vinda ao nosso espaço.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    perguntas frquentes prótese de silicone

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *