Prótese de silicone pode estourar devido a um impacto?

Beleza é importante, mas segurança é fundamental. Pelo menos, esta deveria ser a máxima de qualquer paciente que se submete a uma cirurgia plástica, não é mesmo? E quando falamos em prótese de silicone, não é diferente. O procedimento precisa ser seguro, bem como a prótese que será usada. Por isso, entendemos que quando uma mulher pergunta se a prótese de silicone pode estourar devido a um impacto, ela está tentando se certificar de que não há riscos à sua saúde.

A verdade é que colocar silicone, hoje, é uma das intervenções estéticas mais seguras no universo da cirurgia plástica. No entanto, algumas situações que fogem à normalidade podem realmente causar o rompimento da prótese.

Nesses casos, vale a pena saber que situações são essas para que, caso algum desses acidentes aconteça, você procure o médico o mais rápido possível.

É importante que você saiba, contudo, que o rompimento de uma prótese de silicone é algo extremamente raro. Principalmente com o avanço das tecnologias e técnicas médicas para o procedimento.

De toda forma, neste artigo vamos te explicar o que pode causar o rompimento da prótese para que você se sinta segura. Acompanhe!

Silicone: como tudo começou

O implante de próteses de silicone nas mamas começou há mais de 60 anos.

Na verdade, o primeiro registro médico de uma tentativa de aumentar os seios é um pouco mais antigo, 1895. Infelizmente, o procedimento não teve sucesso, já que a aposta foi de aproveitar um tecido de gordura das costas da paciente para injetar nas mamas.

Anos mais tarde, novas tentativas foram surgindo, mas de formas bem perigosas. Imagine injetar nas mamas materiais como: parafina, gordura animal, cartilagem de boi, bolas de vidro e implantes de esponja. Absurdo, não é mesmo?

Foi somente nos anos 60 que a primeira cirurgia de implante de silicone foi realizada com sucesso.

Hoje, a mamoplastia de aumento se tornou a segunda cirurgia plástica mais realizada no mundo, ficando somente atrás da lipoaspiração. Para se ter uma ideia, no Brasil já são quase 300 mil procedimentos no ano, de acordo com levantamento feito em 2018 pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS).

Como a prótese de silicone pode estourar?

1. Acidentes automobilísticos

A primeira situação que pode causar o rompimento da prótese de silicone é um acidente automobilístico sério, como uma colisão, capotamento ou atropelamento. Assim, a paciente pode sofrer um impacto muito forte, e o implante mamário pode não resistir.

É sempre importante destacar, porém, que o impacto precisa ser realmente muito forte. Isso porque, as próteses de silicone produzidas hoje em dia são feitas com um material muito resistente, com gel de alta coesividade, o que acaba dificultando que a prótese se rompa e vaze.

2. Pancadas

Além dos acidentes, pancadas muito fortes também podem causar o rompimento da prótese de silicone. No entanto, para que o revestimento do implante estoure, precisa ser algo fora do normal.

Um exemplo é o próprio acidente automobilístico, que falamos no primeiro tópico. Assim, no momento da colisão, é comum as pessoas baterem o peito no volante, no painel do carro, no banco da frente ou serem tracionadas pelo cinto de segurança.

Além disso, outros eventos podem gerar traumas muito fortes, como quedas de alturas consideráveis. Portanto, nesses casos, é importante consultar o médico.

3. Rompimento espontâneo

O rompimento espontâneo é raríssimo, pelo menos quando a paciente usa uma prótese vendida legalmente. Para que um implante mamário seja certificado pela Anvisa, ele é testado também pelo Inmetro.

Nesses testes, além da pureza do silicone e da certeza de que a substância não é tóxica, a resistência da prótese à pressão e outras situações de risco também é testada.

Para que você tenha uma ideia, um carro pode passar com a roda sobre uma prótese de silicone que ela não vai se romper. Aliás, depois disso, ela retorna ao seu tamanho e formato original, sem qualquer modificação.

Portanto, as próteses de silicone são seguras. Você pode realizar suas atividades diárias, viajar de avião e executar qualquer outra ação normal sem que exista um risco significativo de rompimento.

No entanto, a melhor maneira de evitar o rompimento espontâneo é procurar uma clínica de confiança para fazer sua mamoplastia de aumento. Ela só pode comprar as próteses no mercado legal, por meio de fabricantes devidamente certificados pela Anvisa.

Quais são os riscos para a mulher se a prótese de silicone estourar?

O rompimento por trauma costuma causar dor.  Além disso, é comum ele vir acompanhado de inchaço, deformação das mamas e hematomas.

Portanto, é importante que a paciente procure o médico o mais rápido possível. Depois do exame realizado em consultório e de alguns outros métodos de diagnóstico por imagens, ele verificará o estado da prótese.


Aumentar os Seios

Se o rompimento for constatado, é necessário substituir a prótese. Tanto a retirada do implante mamário rompido quanto a colocação do novo geralmente acontecem na mesma cirurgia.

Porém, é importante destacar que, mesmo sabendo que a prótese de silicone pode estourar, a mulher deve ficar tranquila. O interior do implante é feito com gel coesivo, como explicamos acima, ou seja, ele tem uma consistência pastosa bem firme.

Isso significa que, mesmo que haja o rompimento, o silicone não vai vazar ou escorrer pelo corpo. Portanto, ele ficará ali até o momento da substituição.

Também é importante ressaltar que, caso a mulher sofra um acidente bastante grave, ela deve procurar o médico. Assim, mesmo que ela não tenha sintomas de ruptura, ele pode solicitar exames para verificar a integridade das próteses.

Finalizando

Agora você já sabe quando a prótese de silicone pode estourar e o que fazer para evitar ou corrigir essa ocorrência. Gostou do post? Quer saber como são feitos os testes para garantir a segurança do implante mamário?

Então, continue aqui no blog e confira nosso artigo completo sobre esse assunto!

Por aqui, você também encontra outros conteúdos sobre o universo do silicone. Fique à vontade para navegar para descobrir tudo o que precisa.

perguntas frquentes prótese de silicone

Ah fique atenta também às nossas atualizações diárias no Facebook e no Instagram. Por lá, diariamente postamos informações e as últimas novidades e tendências da cirurgia plástica queridinha das mulheres de todo mundo.

Fique à vontade e seja muito bem-vinda ao nosso espaço!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *