Prótese de Silicone, por cima ou por baixo do músculo? Entenda as diferenças!

A prótese de silicone, além de deixar os seios mais volumosos, também têm o poder de fazer com que as curvas do nosso corpo fiquem mais harmônicas e desenhadas. E, para isso, é preciso respeitar a sua silhueta.

Quando entramos nesse assunto, não é apenas o tipo de prótese de silicone que conta no resultado final.

A forma como o implante é colocado – com a prótese de silicone por cima ou por baixo do músculo- também faz a diferença para que seja preenchido o tecido do colo e tenha mais sustentação no corpo.

Além disso, a técnica utilizada na cirurgia de silicone influencia na recuperação do pós-operatório e no toque dos seios. Parece um assunto muito complexo? Que nada! Nós vamos te ajudar a entendê-lo bem!

Continue a leitura para saber mais sobre esse detalhe tão importante da cirurgia para colocar silicone nos seios!

prótese de silicone por cima ou por baixo
tipos de prótese de silicone e formas de alocá-la no corpo

Silicone por cima ou por baixo do músculo?

A cirurgia de prótese de silicone pode ser realizada com duas técnicas diferentes. Na primeira delas, o silicone é colocado por baixo do músculo peitoral. Na outra, a prótese é inserida acima do músculo. Vamos abordar cada uma delas a seguir:

Prótese de silicone por cima do músculo

A prótese de silicone por cima do músculo, ou subglandular, acontece quando a prótese é colocada logo abaixo das glândulas mamárias.

Essa é a técnica mais utilizada pelas clínicas de cirurgia plástica e, inclusive, a mais solicitada pelas pacientes.

Isso porque, ela funciona para todos os tipos de corpo e o resultado dá aquele aspecto de seios bem turbinados e com o colo marcado.

Além disso, a técnica subglandular costuma causar menos incômodo durante o pós-operatório da cirurgia de silicone porque o inchaço na região é menor.

A cirurgia com essa técnica, de uma forma geral, é mais tranquila, uma vez que há fácil acesso ao local onde a prótese de silicone vai ficar.

O resultado é um procedimento mais rápido e com poucos riscos de complicação no pós-operatório de mamoplastia, como a formação de hematomas.

Prótese de silicone por baixo do músculo

Também conhecida como submuscular, a técnica para colocar prótese de silicone por baixo do músculo costuma ser pouco utilizada.

Nela, a prótese de silicone é colocada entre os músculos da mama e a parede do tórax. Ela é indicada para quem quase não tem volume nos seios, uma vez que não há tecido suficiente para que o outro método seja usado.

Quando essa técnica é usada, a cirurgia dura mais tempo e o pós-operatório do silicone é mais dolorido.

Além disso, a prótese de silicone colocada dessa maneira tende a ficar muito mais imperceptível no colo, ou seja, sem aquele aspecto volumoso que tanto adoramos!

Outro ponto importante quando falamos das técnicas para colocar prótese de silicone está relacionado aos tipos de incisão na cirurgia, que variam de acordo com o método escolhido. Vamos entender um pouco melhor sobre as incisões? Siga a leitura.

Incisões

Quando falamos especificamente das técnicas dessa cirurgia plástica, é importante saber como a incisão da prótese de silicone é feita. Mas aí, você deve estar se perguntando: “Por que, de fato, eu preciso saber disso?”

Veja, este é um detalhe que não interfere apenas na localização e na aparência da cicatriz, como também, no resultado final e na sua recuperação após a cirurgia. Por isso, o ideal é que você e o seu cirurgião conversem bastante sobre isso para que seja tomada a melhor decisão para o seu caso.

Isso porque, as incisões podem variar de corpo para corpo. São muitos os fatores que podem interferir nessa questão.

Incisão inframamária

Quando o silicone é colocado pela incisão inframamária, o médico faz um corte pequeno (geralmente entre entre 3 e 4 cm) nessa dobra semicircular que fica abaixo da mama.


Aumentar os Seios

Esse é o tipo de incisão mais feito atualmente nas mamoplastias. Afinal, ele tem muitas vantagens: é um local que não sangra tanto, a cicatriz fica discreta e coberta pela mama, além disso, não atrapalha a amamentação.

Portanto, se você não tem nenhum impedimento para colocar silicone por meio da incisão inframamária, essa costuma ser a melhor opção.

Além disso, para o médico essa opção de incisão facilita o procedimento, pois ela tanto permite uma boa visualização da área que será cortada quanto garante o acesso direto a essa região.

Incisão mamoplastia periareolar

Também existe a opção de colocar silicone por meio da incisão periareolar. Assim, o médico faz um corte semicircular em volta da aréola, coloca o silicone e sutura novamente.

A cicatriz fica bem discreta, porque a incisão mamoplastia é feita rente a aréola, em uma região que já tem um contraste natural de cores. Mas, como a abertura é limitada, não é possível colocar uma prótese muito grande.

No entanto, se a mulher é nova e ainda pretende ter filhos, essa não costuma ser a opção mais indicada. Nesse processo, alguns ductos mamários serão cortados. Então, só nesse caso, é possível que ela não consiga amamentar.

Para muitos médicos, uma das vantagens dessa técnica é o fácil acesso à área onde a prótese será colocada. Eles ainda afirmam que a incisão está em uma posição central em relação à mama, simplificando a abertura do espaço ideal para a introdução do implante.

perguntas frquentes prótese de silicone

Incisão transaxilar

A incisão transaxilar é a menos utilizada. O procedimento é bem mais complexo, porque o cirurgião precisa fazer um corte nas axilas, criar uma abertura até a parte de trás do seio, abaixo da glândula mamária, e posicionar a prótese.

Para colocar silicone por meio da incisão transaxilar, é necessário utilizar instrumentos cirúrgicos específicos. Além disso, pode haver uma limitação no tamanho da prótese utilizada.

Também não devemos nos esquecer de que existe um risco maior de deslocamento da prótese, que pode subir na abertura realizada. Então, por todos esses motivos, essa técnica não é tão utilizada.

No entanto, a incisão transaxilar é indicada em casos específicos, como quando a paciente tem uma grande predisposição a queloides. Isso acontece porque a pele da axila tende a não apresentar esse problema com tanta frequência.

Finalizando

Entendeu agora as diferenças entre o silicone por cima ou por baixo do músculo? Ficou com alguma dúvida? Então, escreva pra gente nos comentários que teremos um grande prazer em responder.

Além disso, temos outros conteúdos aqui no Blog que podem te ajudar a sanar outras questões sobre a prótese de silicone. São artigos completos, recheados de informação, que vão te ajudar a planejar sua cirurgia com antecedência, garantindo sua segurança e o resultado que você sempre sonhou.

Mas não acaba por aí, não! Temos ainda outros dois canais que você também pode utilizar como fonte de informação. Estamos falando das redes sociais Facebook e Instagram. Ambos os espaços recebem conteúdo diário e exclusivo, com dicas, curiosidades e novidades sobre a cirurgia plástica mais realizada no mundo.

Gostou?  Então, seja muito bem-vinda ao Silicone Center.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    16 respostas para “Prótese de Silicone, por cima ou por baixo do músculo? Entenda as diferenças!”

    1. Meu médico me indicou mastopexia com prótese por baixo do músculo 340 ml mas quero que fique bem marcado agora estou em dúvida pois vi que não fica tão marcado por baixo ,agora por cima fica bem volumoso

      1. Olá, Katia. Como cada caso é um caso o ideal é que você tire essa dúvida com o seu médico, pois ele é a pessoa mais qualificada para escolher o melhor para o seu biotipo.

    2. Fiz mastopexia com prótese 420ml por baixo do músculo 14/11/18, o esquerdo ficou bem mais alto e maior e agora está com dupla bolha ,dupla bolha pra mim…É erro médico estou muito mal não posso usar decote e tenho que usar enchimento no direto pra ficar mais simétrico, vou fazer retoque em março mas estou com medo ??

      1. Olá, Eunice! Aproveite todas as suas consultas antes de realizar o seu retoque, para tirar suas dúvidas com o seu médico. Ele é a melhor pessoa para lhe passar segurança durante todo esse processo.

    3. Ola, gostaria de saber se depois de uma colocação de prótese pode- se trabalhar normalmente com as devidas restrições, ou é necessário ficar um tempo em casa parada? Tenho dúvidas..pq minha médica disse que posso colocar numa sexta-feira e ir trabalhar normalmente na segunda, serviço sentada somente digitação.
      Podem me ajudar por favor.

      1. Oi, Daniele. Essa liberação passada pelos cirurgiões vai depender muito de qual função você irá exercer no seu trabalho. Movimentos bruscos, carregar peso, dirigir são tarefas proibidos pelos médicos nos primeiros dias. Como sua médica explicou que não terá problema, fique tranquila. O mais importante é seguir as orientações passada por ela e dessa forma você terá um ótimo pós-operatório.

      1. Oi, Cristina. Tudo bem? Com relação a sua pergunta, não existe uma técnica que faça com que não ocorra o surgimento das estrias. Uma vez que, elas são uma reação do corpo ao estiramento excessivo da pele. Mas é importante lembrá-la que você pode ter algumas precauções para prevenir a aparição delas, após a cirurgia. Hidrate bem a pele, tome água regularmente (em média cerca de dois litros diários) e o mais importante, junto com o seu médico escolha uma prótese de tamanho adequado para o seu corpo. Dessa forma, você terá um volume proporcional ao seu biotipo e correrá um risco menor de desenvolver estrias.

    4. Oi..Fiz minha cirurgia dia 30/05/2019 submuscular 400ml,mais sinto as protese encima e embaixo sinto a pele com 3 meses hj..Gostaria de saber se as prótese vao descer e se encaixar ?

      1. O que você relata é normal, já que o pós operatório de uma cirurgia de mama leva em média 6 meses, e é gradativo aos poucos a prótese vai
        se encaixando no local correto e o corpo se adaptando a ela, mas se isto estiver te incomodando muito, sugiro que agende uma consulta retorno com seu médico e coloque esta questão, ele é a pessoa mais indicada para te ajudar durante este período delicado de pós operatório.

    5. Olá, tudo bem?
      Gostaria de tirar uma dúvida, Se eu posso colocar silicone menor que meus seios ? Gostaria de mudar o tamanho eu acho grande e depois que eu tive minha bebê ficou um pouco caído e não me sinto bem!

      1. Milena, o Silicone Center trabalha apenas com mamoplastia de aumento. Talvez o procedimento que você procura seja a mastopexia (com ou sem prótese). O mais indicado seria você agendar uma consulta em uma clínica da área, especializada nesse tipo de cirurgia. Obrigada.

    6. olá, fiz minha cirurgia dia 17/12/2019, tenho uma festa para ir dia 10/01, ou seja 23 dias de pós.. posso ir para essa festa sem o sutiã de pós ?

      1. Olá, Brenda. Tudo bem? Indicamos que você tenha uma conversa com o seu médico, ele é a melhor pessoa para te dar esta liberação. Afinal, ele está acompanhando seu pós e poderá avaliar se haverá algum risco em ficar sem o sutiã após esses 23 dias.

    7. Olá, tenho prótese de 300 ml submuscular pois era a única opção que meu médico fazia, depois de pesquisar me arrependi de ter colocado assim, pois o meu colo não ficou marcado como gostaria e como meu médico havia me falado que ia ficar. O questionei depois e ele me falou que era devido ao meu biótipo, porém, pesquisando percebi que se tivesse colocado subglandular iria me satisfazer mais. Gostaria de saber se posso reutilizar a mesma prótese pois tem menos de dois anos que fiz a cirurgia, e como devo prosseguir.

      1. Daniele, bom dia! No seu caso, recomendamos que você agende uma avaliação com um novo médico para ter uma segunda opinião. Assim ele poderá analisar melhor a sua queixa e verificar a possibilidade de um novo procedimento. ?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *