Prótese subglandular e submuscular: qual a diferença?

Saiba a diferença entre prótese subglandular e submuscular

Ao pesquisar sobre mamoplastia de aumento, muitas mulheres se deparam com algumas questões que nem sempre ficam claras logo de primeira. Diferentes dúvidas surgem ao longo da pesquisa e de todo o processo de quem já tomou a decisão. Uma dessas dúvidas está relacionada com a posição da prótese de silicone.

Afinal, é melhor colocar silicone na frente ou atrás do músculo peitoral? As perguntas ainda podem ir além, como qual é a diferença entre prótese subglandular e submuscular? Bom, se você também tem essas dúvidas ou se você nem ao menos ouviu falar sobre isso, esse conteúdo, com toda a certeza, foi feito para pessoas como você. Então, confira o infográfico e o artigo para esclarecer tudo!

Prótese subglandular e submuscular:

Antes de tudo, é importante deixa claro que tanto a prótese subglandular como a submuscular são exatamente as mesmas. Ou seja, nada muda em relação ao material produzido do silicone. Então, o que realmente muda de uma para a outra é a posição em que elas são colocadas. A seguir, você tem informações completas sobre as vantagens e indicações de cada uma delas. Vamos lá?

Prótese subglandular

Onde é colocada?

Quando falamos em prótese subglandular, queremos dizer que nesse tipo de cirurgia, a prótese de silicone é colocada atrás da glândula mamária, mas à frente do músculo peitoral. Por isso a expressão “subglandular”. Portanto, trata-se de uma posição mais próxima da pele, da superfície.


Aumentar os Seios

Para quem é recomendada?

A maioria das mulheres coloca silicone na posição subglandular. Então, essa posição é recomendada quando a glândula mamária e a pele têm espessura suficiente para cobrir bem a prótese, sem deixá-la evidente. Em todo o caso trata-se de uma recomendação que somente o cirurgião responsável pelo seu procedimento poderá fazer.

Quais são as vantagens dessa técnica?

A mamoplastia de aumento feita com a técnica da prótese subglandular possui várias vantagens. Uma delas é que a recuperação é mais rápida e o pós-operatório menos doloroso. Além disso, o implante fica mais evidente e, dependendo do perfil da prótese, acontece aquele efeito turbinado no colo.

Quais são as desvantagens dessa técnica? 

A única desvantagem da técnica subglandular é a possibilidade de a prótese ficar muito evidente. Porém, isso só acontece quando a mulher é extremamente magra ou não tem pele e tecido mamário suficientes para cobertura da região. É por isso que a experiência do cirurgião faz toda a diferença no momento da escolha tanto da técnica como da prótese a ser utilizada.

Existem mitos a respeito dessa posição?

Todo procedimento cirúrgico estético possui mitos. Há pessoas que acreditam que a prótese subglandular impedirá a amamentação, por exemplo. O que não é verdade. Isso não acontece porque o implante é colocado atrás da glândula mamária e dos dutos que conduzem o leite. Logo, não há possibilidade da amamentação ser prejudicada.

Existem contraindicações da prótese subglandular?

Além dos motivos já mencionados, quando a mulher tem um forte histórico familiar de câncer de mama essa posição não é apropriada. Assim, se em algum momento ela fizer uma biópsia, a agulha pode furar a prótese.

perguntas frquentes prótese de silicone

Prótese submuscular

Onde é colocada?

Nesse tipo de cirurgia, a prótese de silicone é colocada atrás do músculo peitoral, que precisa ser descolado da parede do tórax. Portanto, ela fica em uma posição mais profunda.

Para quem é recomendada?

A posição submuscular é geralmente recomendada para mulheres que têm a glândula mamária muito fina e/ou a pele frágil (ou flácida). Assim, também soluciona o problema das pacientes excessivamente magras.

Existem ainda outros fatores que tornam a posição submuscular recomendada para uma paciente, como: mamas muito juntas na linha média, sem separação entre elas (simastia); diâmetro do tórax; forte histórico familiar de câncer de mama; raros casos em que as pacientes já colocaram silicone no plano subglandular, tiveram contratura capsular e o médico entende que é necessário colocar um novo implante e trocar de posição, entre outros.

Quais são as vantagens dessa técnica?

O resultado é extremamente natural, pois o músculo cobre perfeitamente a prótese. Portanto, não existe o risco de o implante ficar evidente, o que acontece quando a paciente tem o tecido mamário e a pele muito finos.

Quais são as desvantagens dessa técnica? 

Nas cirurgias em que a prótese é a submuscular, o pós-operatório tende a ser mais demorado e a paciente também pode sentir um desconforto maior durante a recuperação. Além disso, não é possível conseguir um destaque muito acentuado no colo, aquele volume que “borbulha” na linha do decote.

Outra eventual desvantagem é que algumas pacientes podem apresentar a dupla bolha. Isso acontece quando a pele das mamas começa a apresentar  flacidez. O seios , portanto, ficam caídos, mas o implante não desce junto. Dessa maneira, ele ficará firme e preso na posição mais alta. A mama fica com dois picos de volume: um na parte alta (a prótese) e outro na parte baixa (seio caído).

Existem mitos a respeito dessa posição?

Sem dúvida! Algumas pessoas, por exemplo, acreditam que a cirurgia é mais demorada. No entanto, o tempo do procedimento varia de acordo com cada pessoa e suas necessidades, e não porque a prótese está sendo colocada atrás do músculo.

Existem contraindicações para a posição submuscular?

A posição submuscular não é indicada para atletas de alta performance. Então, como elas realizam um grande esforço muscular, pode acontecer um deslocamento das próteses.

Outras contraindicações também podem existir, mas neste caso somente o cirurgião poderá determinar com base numa avaliação criteriosa de cada paciente.

Finalizando

Entendeu qual é a diferença entre a prótese subglandular e submuscular? Gostou do infográfico? Siga nossas páginas no Instagram e Facebook para conferir outros conteúdos como esse e saber tudo sobre a mamoplastia de aumento!

Você também pode ficar por dentro de tudo o que rola aqui no nosso Blog. Semanalmente, publicamos conteúdos valiosos que ajudam milhares de mulheres com dicas e informações sobre a cirurgia de implante de silicone.

Agora, se você já está preparada para dar um passo a mais na realização do seu sonho, clique no banner para falar com a gente. Nossa equipe está totalmente disponível para sanar quaisquer dúvidas que você ainda tenha. Será um imenso prazer atendê-la!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *