Pode haver alguma rejeição da prótese de silicone?

O que impede você de aumentar seus seios agora? Para algumas mulheres, o único obstáculo ainda é o receio de uma rejeição da prótese de silicone.

Se este é o seu caso, não perca este post! Vamos explicar tudo sobre essa complicação e mostrar que ela não pode impedir a realização do seu sonho. Confira!

Existe risco de rejeição da prótese de silicone?

Como já dissemos algumas vezes aqui no blog, a mamoplastia de aumento é um procedimento altamente seguro.

Por isso, os índices de complicações são muito baixos

Mas, como estamos tratando do corpo humano, algumas variáveis referentes ao seu funcionamento estão envolvidas.

É preciso ter em mente que uma possível rejeição à prótese é uma reação do organismo.

Ou seja, trata-se de uma ação de defesa que o corpo desencadeia diante da presença do silicone.

Atualmente, esse tipo de situação praticamente não existe. No passado, era relativamente comum, mas hoje em dia essa dificuldade foi superada.

Isso aconteceu porque as próteses atuais são desenvolvidas de forma a se adaptarem ao corpo, o que torna esses casos cada vez mais raros.

Portanto, a superfície texturizada facilita a aderência da prótese aos tecidos do corpo. Eles não a identificam como um objeto tão estranho.

Porém, é possível que você queira conhecer melhor este processo para se sentir mais segura.

Então, vamos falar de alguns eventos que acontecem no seu organismo a partir do momento em que ele recebe a prótese. Veja a seguir.

O que é o encapsulamento da prótese?

Toda vez que um objeto estranho entra em nosso corpo, ele inicia uma reação de defesa.

Isso vale tanto para aquela farpa que entra no dedo, o cisco que chega ao olho ou o silicone colocado cirurgicamente. O corpo não sabe a diferença.

O primeiro objetivo desta reação é expulsar este objeto. Porém, a expulsão não é possível quando uma mulher coloca a prótese de silicone.

Então, o corpo coloca outra ação em estratégia, que é o isolamento do objeto estranho, para que ele não fique em contato direto com os tecidos daquela área.

Ele faz isso criando uma película em volta do objeto estranho. Assim, ele também cria essa cápsula em volta da prótese.

Porém, fique tranquila. Esse encapsulamento da prótese de silicone é um processo natural do nosso sistema de defesa.

Na maioria das mulheres, logo que o corpo forma uma fina camada em volta da prótese, ele se sente seguro e a reação para.

O que é a contratura capsular?

Porém, em pouquíssimas mulheres, o processo não para assim que o corpo forma essa cápsula fina.

Ele continua identificando o objeto estranho como um invasor. Assim, ele deposita uma película sobre a outra sucessivamente.

Portanto, ao longo do tempo, forma-se uma cápsula mais grossa que o necessário. Além de mais espessa, ela pode se tornar rígida.


Aumentar os Seios

Esta condição é conhecida como contratura capsular. Ela acontece quando a cápsula que envolve a prótese perde elasticidade.

No entanto, novamente, essa é uma situação cada vez mais difícil de ser encontrada.

Os implantes de última geração estão mais duráveis, impedindo com que a contratura aconteça.

A contratura capsular causa a rejeição da prótese de silicone?

Embora a contratura capsular seja uma condição que pode levar à rejeição da prótese, isso só acontece quando ela se torna grave.

Existem quatro diferentes graus de contratura capsular. O primeiro é bem leve. A mulher praticamente nem percebe o que está acontecendo.

O segundo grau de contratura capsular também é pouco perceptível. Assim, a mulher apenas consegue sentir a prótese quando ela mesma apalpa as mamas.

Já o terceiro e o quarto grau podem, sim, resultar em rejeição da prótese. Nesses casos, a mama começa a ficar assimétrica, endurecida ou apresentar dor.

perguntas frquentes prótese de silicone

Porém, tratam-se de situações bastante raras, e que na maioria das vezes podem ser evitadas se a mulher cumprir o pós-operatório da forma correta.

E quando a paciente rejeita a prótese?

Porém, existe outro tipo de rejeição que o médico realmente não pode evitar. É a rejeição da própria paciente ao resultado da cirurgia.

As infecções e complicações por conta da prótese de silicone são muito raras. Então, você pode ficar tranquila em relação à sua saúde e bem-estar.

No entanto, algumas pacientes, que felizmente são apenas uma pequena minoria,  não gostam do resultado final e “rejeitam” a prótese.

Isso pode acontecer porque os seios ficaram menores do que o imaginado, porque o colo não está marcado ou houve exagero no tamanho.

Porém, você, como paciente, pode evitar essa rejeição. Veja de que formas!

1. Converse abertamente com seu médico

Durante a consulta, não é hora de sentir vergonha do seu médico. Fale para ele exatamente o que gostaria de ver como resultado.

Seu objetivo é ficar com os seios bem turbinados e o colo marcado? Então, fale abertamente sobre suas expectativas. Ele não tem como adivinhá-las.

Muitas vezes, a falta de uma conversa honesta com o médico e, até mesmo, a escolha errada da clínica, podem ocasionar em uma insatisfação muito grande.

É por isso que é fundamental ser realista a respeito do resultado que você deseja e sobre o que é o ideal para o seu corpo.

2. Ouça o seu médico para evitar a rejeição da prótese de silicone

Da mesma forma que você precisa falar abertamente com seu médico, também precisa ouvi-lo.

Afinal, ele sabe o que é possível ou não de acordo com seu biotipo. Ele procurará conciliar seu desejo com suas possibilidades.

Lembre-se de que nem sempre o que ficou bom na sua amiga também vai ficar em você.

Além disso, caso você queira um silicone muito exagerado, por exemplo, isso pode ter consequências como a simastia.

Ouça as recomendações do médico e pense muito bem antes de escolher o tamanho e o tipo de prótese.

Quanto mais certeza você tiver dessa escolha, menores serão as chances de essa rejeição vir ao você se olhar no espelho!

E tenha certeza de que, ao seguir esses passos, as chances de se arrepender depois da cirurgia são ínfimas.

Afinal, o que mais vemos por aí são mulheres lindas e felizes desfilando com seus seios turbinados. Isso significa que sua decisão tem tudo para dar certo!

Quer algumas dicas importantes para não errar na escolha do cirurgião plástico? Então, não deixe de ler o nosso artigo completo sobre o tema!

Comente abaixo se tiver alguma dúvida, teremos prazer em lhe responder.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    2 respostas para “Pode haver alguma rejeição da prótese de silicone?”

    1. Bom dia.
      Estou querendo colocar o silicone, mas estou preocupada, pois o meu corpo rejeita tudo, não posso usar brincos, fiz uma tatuagem ficou relevo, coloquei um piercing e reijeito.
      Quero saber se corro o risco do meu corpo não aceita a protese?

      1. Olá, Andresa. Aconselhamos que você agende uma consulta com o médico. Dessa forma, ele poderá analisar melhor o seu caso e esclarecer suas dúvidas. Para mais informações entre em contato com a nossa clínica no telefone (011) 5539-5047.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *