Resistência da prótese de silicone: como ter certeza de que o implante é seguro?

Compartilhe !

Quem vê aquele objeto pequeno, semicircular e maleável no consultório médico não imagina o grau de resistência da prótese de silicone.

Ao longo dos anos, os fornecedores aperfeiçoaram as técnicas para a fabricação de próteses. Assim, eles desenvolveram materiais cada vez mais seguros, tanto do ponto de vista químico quanto biológico.

Isso significa que o silicone é uma substância que não oferece nenhum risco de contaminação.  Portanto, ele não causa doenças e nem mesmo estará presente no leite materno, apesar de ficar localizado atrás da glândula mamária.

Mas e do ponto de vista físico, a prótese de silicone é segura? Ela consegue resistir à pressão ou pode se romper quando a paciente viaja em aviões, pula na piscina ou pratica exercícios?

Vamos falar sobre a resistência física da prótese de silicone neste post. Então, continue a leitura e tire suas dúvidas!

Qual é a resistência da prótese de silicone?

Atualmente, as próteses de silicone são extremamente resistentes. Os fabricantes e órgãos reguladores como a Anvisa fazem uma série de testes, comprovando que elas suportam muita pressão.


Aumentar os Seios

Mas o que torna a prótese tão resistente? É o material com que ela é fabricada, tanto em sua parte interna quanto em seu revestimento. Saiba mais a seguir.

Do que são feitas as próteses de silicone?

No passado, as próteses eram preenchidas com uma solução salina. Portanto, seu interior era líquido.

Porém, é muito raro os médicos colocarem essas próteses hoje em dia, exceto em algumas situações específicas.

As próteses mais utilizadas hoje em dia são feitas com silicone. No entanto, é interessante aprendermos mais a respeito desse material.

O revestimento da prótese é feito com elastômero de silicone. Isso significa que o material é elástico, se estica e não é rígido.

Portanto, é por esse motivo que você consegue esticar, apertar ou até mesmo torcer uma prótese de silicone. Ainda assim, depois ela voltará ao seu formato natural normalmente.

Essa membrana já é bastante resistente. No entanto, alguns fabricantes aumentam essa segurança e revestem a prótese com duas ou três membranas.

Em seu interior, a prótese é feita com um gel de silicone de alta coesividade. Isso significa que esse material gelatinoso é bastante firme, e as moléculas se ligam de forma muito forte umas às outras.

Essa fórmula faz com que a prótese tenha a mesma consistência de uma mama natural. Ao mesmo tempo, permite que o silicone não escorra, ainda que a membrana seja rompida.

Como isso impacta na resistência do implante mamário?

A partir dessa evolução tecnológica, as próteses se tornaram extremamente resistentes. Assim, elas passaram a suportar impactos cada vez maiores sem sofrerem rupturas.

perguntas frquentes prótese de silicone

Como podemos ter certeza a respeito da resistência da prótese de silicone?

A Medicina é uma Ciência. Por isso, ela só aceita fatos comprovados por meio de experiências. Então, a resistência da prótese de silicone também deve ser confirmada com testes.

No Brasil, para que uma prótese seja vendida legalmente ela precisa ser autorizada e certificada pela Anvisa. Esse órgão, por sua vez, exige que o Inmetro faça testes nos implantes mamários.

Entre os testes realizados pelo Inmetro e também ao redor do mundo é possível afirmar que:

A prótese de silicone é resistente a uma grande pressão

De acordo com testes realizados, um implante mamário suporta até 123 atmosferas (atm), que é a unidade utilizada para medir a pressão atmosférica.

Para você ter ideia da resistência da prótese de silicone, nosso corpo em terra suporta uma pressão de apenas 1 atmosfera.

Ao mergulhar sem equipamentos, a maioria das pessoas suporta no máximo 3 atmosferas, que é a pressão que o corpo recebe em 20 metros de profundidade.

O recorde do ser humano é de 86 metros, o que equivale a 9 atmosferas. Então, se a prótese de silicone suporta 123 atmosferas, isso significa que a resistência dela é infinitamente maior que a do nosso organismo.

A prótese de silicone suporta o peso de um carro

Essa é uma experiência que já foi feita não uma, mas diversas vezes. A prótese de silicone é tão resistente que não se altera nem mesmo em caso de atropelamento por carros ou caminhonetes.

Quando um carro de aproximadamente 1700 kg passa com as duas rodas sobre uma prótese, ela não sofre nenhuma alteração. Ela não se rompe e nem fica amassada. Portanto, ela volta ao formato original imediatamente.

O silicone se estica até 400%

A prótese também tem uma alta resistência no que diz respeito ao estiramento. Então, para romper uma prótese, é preciso esticá-la mais de quatro vezes o seu tamanho.

A prótese de silicone apresenta uma estabilidade da forma incrível

Esse é outro fator de fácil avaliação, e por isso a experiência também já foi feita muitas vezes.

Trata-se de uma experiência em que o avaliador, que pode ser até mesmo um médico, corta o revestimento da prótese, como se fosse um talho sobre um pão francês.

Ele corta e afasta as bordas, mostrando o gel que preenche a prótese. Porém, assim que ele solta essas bordas, o gel coesivo puxa as outras moléculas, como se fosse um elástico.

Assim, sem que a pessoa segure as bordas, a prótese simplesmente volta à sua forma original, mesmo que sua superfície esteja cortada.

Esse mesmo resultado se repete quando ele aperta a prótese ou quando a segura com o corte virado para baixo. O gel definitivamente não escorre e não vaza.

O que pode fazer uma prótese de silicone se romper?

Os casos de rompimento da prótese são muito raros. No entanto, caso a mulher sofra uma pancada muito forte, como em uma queda significativa, um acidente de carro ou uma séria agressão intencional, isso pode acontecer.

Porém, como os médicos destacam, a prótese é extremamente resistente. Então, para que o rompimento aconteça, o motivo do rompimento causará uma lesão muito mais significativa para o corpo da mulher.

Em um acidente ou agressão que causasse rompimento, a pessoa provavelmente sofreria outras consequências sérias, como quebrar as costelas. Portanto, a prótese seria sua menor preocupação.

E se a prótese de silicone se romper?

Já sabemos que a prótese de silicone não se rompe espontaneamente. Porém, caso um acidente muito grave ou uma pancada forte causem esse resultado, o que acontece com o silicone? Ele vaza dentro do corpo?

Como já dissemos, a prótese é preenchida com gel coesivo de silicone. As moléculas não se separam, permanecendo grudadas umas nas outras.

Portanto, uma prótese atual não vaza.  Ela se mantém intacta e seu formato não se altera mesmo se houver um corte na membrana de elastômero que a reveste.

Assim, é impossível que o silicone se espalhe pelo corpo, mesmo se algum acidente que provoque a ruptura acontecer.

Diversos testes e órgãos confiáveis já comprovaram e atestaram a resistência e segurança da prótese de silicone. Então, esse não é o motivo para adiar a realização de seu sonho.

Que tal marcar sua consulta e começar a programar o procedimento para colocar seu silicone? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo e marque sua avaliação.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Compartilhe !

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *