Posso perder a sensibilidade nos mamilos depois de colocar silicone?

Fale Conosco Pelo Whatsapp

Os seios não são apenas um símbolo de feminilidade e sensualidade. Eles proporcionam prazer, sendo uma das zonas erógenas do nosso corpo. Por isso, muitas mulheres que desejam colocar silicone perguntam: “posso perder a sensibilidade nos mamilos”?

Se você também tem essa dúvida, não perca este post! Vamos contar tudo o que acontece com a sua mama após o silicone, incluindo as terminações nervosas e, consequentemente, a sensibilidade dessa região do corpo.

A maioria das mulheres sofre uma alteração temporária da sensibilidade nos mamilos depois de colocar prótese de silicone. Portanto, por alguns meses, essa sensibilidade pode aumentar, diminuir ou desaparecer.

Porém, a perda permanente de sensibilidade é muito rara. Geralmente, quando o problema acontece, ele está associado a um exagero no tamanho da prótese de silicone.

O que a paciente sente se a sensibilidade for alterada?

Geralmente, após a cirurgia, as pacientes sentem uma dormência na região operada. As principais causas são os traumas e o inchaço, como você ainda verá neste post.

Porém, ao longo das primeiras semanas os tecidos se recuperam e desincham. Assim, os nervos deixam de ser comprimidos e a sensibilidade costuma retornar e voltar ao normal.

Quando a mulher recupera a sensibilidade normal das mamas?

Após a cirurgia, a maioria das mulheres percebe que a sensibilidade se normalizou após algumas semanas. Em um grupo menor, esse processo demora alguns meses.

Por que existe uma alteração da sensibilidade nos mamilos?

Para entender por que uma cirurgia para colocar silicone pode alterar a sensibilidade das mamas, é importante entender como o corpo gera as sensações. Veja a seguir!

Como o corpo gera sensações?

Sempre que seu corpo é tocado ou é exposto ao calor ou frio, por exemplo, pequenas terminações nervosas que existem na pele recebem esses estímulos, que são levados até o cérebro através de uma comunicação muito veloz que envolve vários nervos.

É o cérebro quem interpreta o estímulo que recebeu. Ele devolve essa interpretação ao local de origem, como se fosse um carro voltando pelas mesmas avenidas e ruas. Portanto, pelos mesmos nervos.

Assim, o cérebro responde: isso é uma coceira, isso é um aquecimento, isso é um resfriamento, isso é uma dor ou esse é um toque prazeroso, entre tantas possibilidades.

Portanto, se você estende seu braço por cima do fogão enquanto o fogo está aceso, o cérebro não só responde que aquela sensação é de uma queimadura, como ordena que o músculo puxe seu braço para longe do fogo.

Porém, tudo isso acontece tão rápido e de forma inconsciente, que nós nem percebemos. Parece que apenas a região estimulada participou da sensação.

Como o silicone afeta a sensibilidade da mama?

Agora que você já sabe como o nosso corpo processa as sensações, vamos entender como o silicone afeta toda essa comunicação entre a mama e o cérebro.

Durante a cirurgia e no período de recuperação, os nervos sofrem alguns traumas. O primeiro deles é o corte. Afinal, para a prótese chegar ao local correto, o médico precisa cortar tecidos, o que inclui os nervos.

E se os nervos foram cortados, eles não conseguirão levar o estímulo até o cérebro até que o tecido se recupere. Esse é um dos motivos que causam uma perda temporária de sensibilidade.

Em segundo lugar, os nervos são comprimidos. Isso acontece porque a prótese foi colocada e ocupou um espaço da mama e também porque todos os tecidos do seio ficam inchados após a cirurgia.

Assim, os nervos ficam comprimidos tanto pela prótese quanto pelo inchaço. Todo esse aperto bloqueia a passagem do estímulo, e os nervos não conseguem se comunicar entre si, impedindo que o cérebro receba a informação.

Sem o cérebro receber informação, não há sensação. É nesse momento que a sensibilidade nos mamilos fica alterada.

Quando a paciente pode perder a sensibilidade permanentemente?

No entanto, cada organismo é único, e as pessoas reagem de forma diferente aos procedimentos. Em poucas mulheres, a alteração ou perda de sensibilidade pode ser definitiva.

Algumas situações aumentam as chances de uma perda permanente de sensibilidade nos mamilos. Veja quais são elas:

1. Lesão do nervo responsável pela sensibilidade nos mamilos

Uma das situações que pode causar essa alteração é a lesão no nervo que se comunica com o mamilo, no momento em que o cirurgião abre a loja (espaço) em que a prótese será colocada.

2. Prótese de tamanho exagerado


Simulador de Próteses de Silicone

Outra situação que pode gerar a alteração permanente da sensibilidade é o uso de próteses muito grandes, de tamanho realmente exagerado.

Nesses casos, a pele e os nervos sofrem um estiramento exagerado. A lesãdeles pode ser irreversível.

Além disso, como o espaço para colocação da prótese também é muito maior, o grande descolamento dos tecidos para abrir a loja aumenta as chances de lesão no nervo que se comunica com os mamilos.

Portanto, como você pode perceber, basta escolher um volume apropriado para o seu corpo para diminuir muito esse risco.

3. Incisão ao redor da aréola

A incisão periareolar (em torno da aréola) aumenta a probabilidade de uma alteração na sensibilidade. Afinal, nesse caso, o cirurgião realmente corta uma série de pequenos nervos responsáveis pela comunicação do estímulo.

No entanto, dificilmente os médicos fazem uma incisão periareolar para colocar silicone. Na maioria das vezes, o cirurgião realiza a incisão inframamária.

Exceto em alguns casos específicos, os cirurgiões só cortam em volta da aréola quando se trata de outras cirurgias mais complexas, como mastopexia, mamoplastia redutora etc.


Aumentar os Seios

Portanto, para as mulheres que apenas colocam silicone, as chances de perder a sensibilidade nos mamilos permanentemente são muito pequenas.

Então, realize seu sonho sem medo de ser feliz! Com a técnica adequada e cuidado pós-operatório, você provavelmente terá seios lindos sem perder todo o potencial de prazer que eles nos oferecem.

Ficou com alguma dúvida? Que tal conversar com o médico para que ele responda suas perguntas e faça uma avaliação? Marque agora mesmo sua consulta com um dos nossos especialistas!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *