Seroma após colocar silicone: descubra o que é e como tratar

Você sabe o que é seroma? Bom, apesar de a mamoplastia de aumento ser uma cirurgia tranquila e de recuperação rápida, durante o pós-operatório as mulheres podem enfrentar um inchaço um pouco mais acentuado devido ao que chamamos de seroma. Neste post nós vamos explicar o que é o seroma após a colocação de silicone, como evitá-lo e tratá-lo.

Então, se você está planejamento colocar silicone, continue a leitura! Essas informações são essenciais para você se preparar para a cirurgia e também para se cuidar adequadamente no pós-operatório. Vamos lá?

O que é seroma?

O seroma é uma condição muito comum no pós-operatório de várias cirurgias. Trata-se de um acúmulo de líquido sob a pele que acontece no local da cicatriz e nas regiões próximas ao corte.

É importante lembrar que, para a realização de uma cirurgia, é preciso lesionar alguns tecidos do corpo. Por isso, o organismo tem uma reação de defesa natural, que é o acúmulo de líquido naquele local.

No entanto, em alguns casos o corpo tem dificuldade para absorver esse líquido naturalmente. O acúmulo se torna um pouco maior, provocando um inchaço acentuado.

É mais comum o seroma aparecer nas duas primeiras semanas após a cirurgia. Portanto, esse é um período em que a paciente precisa ficar especialmente atenta e buscar a orientação do médico caso perceba algum sinal.

Saiba mais nas próximas linhas.

Quais são as causas?

Muitas vezes, as mulheres desenvolvem o seroma porque têm uma predisposição genética para o problema e isso é mais comum do que se imagina.

Porém, em outros casos essa condição é causada por cuidados inadequados no pós-operatório. O uso inadequado da malha cirúrgica é um exemplo de erro que pode acentuar o problema.

Outras causas que contribuem para o surgimento de seroma são:

  • Cirurgias extensas e com retirada grande de tecido, como remoção de mama (mastectomia);
  •  Quando o uso de drenos após a cirurgia é necessário;
  • Cirurgias que lesionam vários tipos de tecidos.

Quais são os sintomas?

É comum as mamas incharem depois da mamoplastia. Por isso, muitas mulheres não sabem identificar se elas estão com seroma ou com um inchaço normal.

Os sintomas desse problema são:

  • inchaço no local da cicatriz, deixando a região abaulada (arredondada, com relevo);
  • dores na região da cicatriz;
  • vermelhidão na pele;
  • aumento da temperatura na região em volta da cicatriz;
  • presença de um líquido esbranquiçado que sai pela cicatriz.

O que acontece após a sua formação?

Quando o seroma se forma, a área da cicatriz, que é onde o líquido se acumula, fica inchada, abaulada. Também é comum as pessoas relatarem uma sensação de cicatriz “flutuante” e dor no local.

A partir da formação do seroma, o organismo pode reagir de formas diferentes, o que exigirá determinadas ações do médico e do paciente. Veja quais são as possibilidades.

1. Reabsorção do líquido

A primeira reação possível é a absorção do líquido pelo organismo. Portanto, o próprio corpo reabsorve esse material, reduzindo gradualmente o inchaço e sem causar nenhum tipo de complicação. Esse processo costuma levar entre 10 e 21 dias.

2. Vazamento do líquido

No entanto, nem sempre o corpo reabsorve o seroma. Ao contrário, em vários casos ele extravasa esse líquido. Assim, o paciente verá um líquido claro ou esbranquiçado saindo pela cicatriz.

3. Encapsulamento do seroma

Se o corpo não reabsorver o seroma e ele não for extravasado, ele pode endurecer por trás da pele. Nesse caso, se torna um seroma encapsulado, que prejudica a aparência da cicatriz.

Mas calma! Estamos falando sobre as possíveis reações do corpo ao seroma. Porém, mesmo que o corpo não o absorva ou extravase, o médico pode intervir para retirar o líquido. Vamos explicar mais à frente.

4. Infecção

Não é comum, mas o seroma pode infeccionar. Nesses casos, o paciente sentirá outros sintomas como dor, vermelhidão e até mesmo febre. Um odor característico também revela a complicação.

A partir da infecção, o seroma forma um abcesso na cicatriz, ou seja, uma bolha de pus. Nesses casos, o tratamento deve incluir antibióticos, além de outros procedimentos médicos.

Seroma silicone: como solucionar?

Quando a paciente segue todas as instruções para o período de recuperação, as chances de o seroma aparecer se tornam muito menores.

Portanto, a paciente deve cumprir o repouso de acordo com a orientação do médico. É fundamental evitar esforço e principalmente e usar o sutiã pós-cirúrgico o tempo inteiro, inclusive para dormir. A peça só deve ser retirada no momento do banho.

Além disso, é muito importante realizar a drenagem linfática no pós-operatório. Por meio dessa técnica, o terapeuta faz movimentos suaves de massagem que ajudam o corpo a drenar o líquido acumulado.


Aumentar os Seios

As manobras feitas pelo terapeuta direcionam o líquido para os vasos do sistema linfático. Então, a partir dessa condução, ele é levado para a corrente sanguínea, por onde é eliminado.

Seroma silicone: como tratar?

Se esses cuidados não foram tomados ou se mesmo assim o seroma surgiu devido à predisposição genética, o médico pode retirar o líquido. Para isso, ele realiza uma punção por meio de uma seringa.

Em alguns casos, ele aplica uma leve anestesia local para fazer a aspiração. Dessa forma, a paciente não sente qualquer desconforto durante o procedimento.

Existe outro método chamado ultracavitação, que consiste na utilização de um ultrassom de alta potência que trabalha para estimular a região a eliminar o líquido acumulado.

Em linhas gerais, a dica de ouro é observar bem o pós-operatório e seguir à risca as recomendações do médico cirurgião. Além disso, a qualquer sinal de algum tipo de anormalidade, contate o especialista imediatamente.

Finalizando

Entendeu o que é seroma e como evitá-lo? Quer saber mais sobre a mamoplastia de aumento e outros temas relacionados? Então, siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar nossas publicações!

Navegando aqui pelo nosso Blog você também pode encontrar outros conteúdos interessantes como esse. Artigos recheados de informação que vão te ajudar a tomar a melhor decisão sobre a sua cirurgia de silicone.

perguntas frquentes prótese de silicone

Curtiu? Então, não perca mais tempo. Estamos muito felizes em te receber por aqui. Seja muito bem-vinda ao Silicone Center.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *