Silicone desincha em quanto tempo? Entenda o processo de acomodação dos implantes mamários

Fale Conosco Pelo Whatsapp

Acordar peituda após a mamoplastia de aumento é uma sensação maravilhosa. Porém, mesmo com essa satisfação, as pacientes sentem ansiedade para ver o resultado final. Mesmo porque, não é de uma hora para outra ele vem. É preciso paciência e muita atenção durante o período pós-operatório. Mas a questão principal de muitas mulheres é: Afinal, o silicone desincha em quanto tempo?

Se você já está ansiosa mesmo antes da cirurgia e quer saber a resposta, é só conferir este post. Vamos explicar como é o processo de recuperação dos tecidos e acomodação da prótese. Com essa leitura, você terá uma boa base e noção de como seus seios ficarão após a cirurgia. Curtiu? Então, boa leitura. Ah e não esquece de contar pra gente nos comentários o que você achou desse conteúdo, ok?

O silicone desincha em quanto tempo? – Quando o resultado aparece

Veja, embora a mama tenha um inchaço significativo nos primeiros dias e semanas após a cirurgia, essa é apenas uma etapa do processo de recuperação. Mas a verdade é que em cerca de 3 meses, eles já terão o formato e posição definitivos.

Porém, é a partir dos 6 meses que o seu seio entrará na última etapa de cicatrização. Nesse período, o inchaço é mínimo, mas continua regredindo até completar cerca de um ano após a cirurgia, quando aparece o resultado final.

O silicone desincha em quanto tempo? – Por que o corpo demora para se recuperar

Apesar de você olhar por fora e ver apenas um risquinho no local onde o silicone foi colocado, seu corpo está passando por um processo interno de acomodação e recuperação bastante complexo.

Lembre-se de que a prótese de silicone, dentro do organismo, é considerada um corpo estranho. Assim, ela precisará “conviver” com tecidos, com as nossas células, e haverá um estranhamento do corpo no princípio.

Além disso, ela ocupará um espaço que até então não existia. Então, é esperado que o corpo precise de um tempo para se adaptar a essa nova condição até que tudo se normalize outra vez.

Quer entender melhor? Então, veja algumas das mudanças que acontecem no corpo!

Encapsulamento da prótese

Ao receber esse corpo estranho, que é o silicone, o corpo produz um estado de inflamação. Como não é capaz de eliminar o implante, esse processo de encapsulamento tem um objetivo: isolar os tecidos para que eles não tenham contato direto com a prótese.

Por isso, o organismo começa a formar uma espécie de capa em torno da prótese. Ela é feita de fibras, especialmente de colágeno. Se tudo ocorrer conforme o esperado, o sistema de defesa para enquanto a membrana ainda está fina.

Aderência da prótese

Além de isolar o silicone dos tecidos do corpo, essa membrana cumpre uma segunda função. Ela ajuda a fixar a prótese no lugar onde ela deve ficar, no espaço aberto pelo médico para essa finalidade.

É válido destacar aqui que o sutiã pós-cirúrgico ajuda nesse processo de fixação e cicatrização. Afinal, ao comprimir o peito, ele mantém os tecidos do seio e a prótese estabilizados, acelerando a aderência.

Posicionamento da prótese

Enfim, precisamos falar também do posicionamento da prótese. Como já dissemos, o corpo precisa arranjar espaço para um objeto que não estava ali. Pele, glândula, músculos e outras estruturas devem se acomodar.

Nesse processo, algumas vezes os tecidos empurram as próteses um pouco mais para cima, deixando-as altas. No começo, a paciente pode ter essa sensação devido ao inchaço, também.

Porém, no acompanhamento pós-cirúrgico o médico verificará se o seu silicone está na posição normal. Isso é o que acontece na maioria dos casos.

Mas se por acaso as próteses realmente estiverem mais altas, não se preocupe. Afinal, a solução é simples! Inclusive, existe um acessório desenvolvido para essa finalidade: a faixa estabilizadora.

Essa faixa tem o papel de pressionar a região do colo, empurrando a prótese para a posição correta. Assim, ao usá-la pelo período indicado pelo médico, você terá o resultado perfeito da sua mamoplastia de aumento.

Cuidados fundamentais no pós-operatório

Veja, é muito importante que a paciente siga à risca as orientações do cirurgião, uma vez que são essas orientações responsáveis pela sua completa recuperação e, consequentemente, pelo resultado final da cirurgia.

Portanto, para que seus seios desinchem conforme o esperado e para que você se recupere totalmente, se atente aos seguintes pontos:

Excesso de esforço físico

Logo que a paciente recebe alta da cirurgia de silicone e retorna para a casa, deve seguir as regras básicas de qualquer procedimento cirúrgico. Se ela não cumpre o repouso corretamente e realiza esforço físico, por exemplo, ela prejudica sua recuperação de várias formas. Isso porque pode haver uma tensão na região da incisão, provocando a ruptura dos pontos. E isso não é nada legal, não é mesmo?

Permanecer na mesma posição por muito tempo

Embora a paciente precise de repouso, ela deve se movimentar com cuidado dentro de casa. Ficar em uma mesma posição por muito tempo provoca dores em outras partes do corpo e dificulta a circulação sanguínea.

O ideal neste período, é que ela caminhe pelos cômodos e que aos poucos vá aumentando os movimentos.

Exposição ao sol


Aumentar os Seios

Para colocar a prótese, o médico precisará realizar alguns cortes internos e externos. Por isso, a paciente fica com alguns hematomas depois da cirurgia, que passam com o tempo.

No entanto, a luz funciona como um “revelador fotográfico”, que fixa as manchas na pele. Assim, a exposição ao sol pode tornar essas marcas permanentes.

Além disso, o excesso de calor provocará inchaço nas mamas e pode facilitar sangramentos.

Consumo de bebidas alcoólicas

O álcool provoca inchaço no corpo, sendo que sua prioridade no pós-operatório é promover a eliminação de líquidos.

Além disso, o álcool aumenta as possibilidades de sangramento, a sensibilidade à dor física e resseca a pele. Dessa forma, a região que foi esticada para abrigar a prótese de silicone pode ser prejudicada e aumentar as chances de desenvolver estrias.

Finalizando

Agora você já sabe em quanto tempo o silicone desincha e como o corpo acomoda as próteses. Gostou do conteúdo? Então, siga-nos no Facebook e Instagram para não perder os próximos posts!

Você também pode continuar navegando pelo nosso Blog para sanar outras dúvidas que possam ter surgido. Periodicamente, nossa equipe de especialistas publica conteúdos exclusivos recheados de informação sobre a cirurgia plástica queridinha entre as mulheres do mundo todo.

perguntas frquentes prótese de silicone

E aí, curtiu? Então, seja muito bem-vinda ao nosso espaço!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *