Acordar peituda após a mamoplastia é uma sensação maravilhosa. Porém, mesmo com essa satisfação, as pacientes sentem ansiedade para ver o resultado final. Afinal, o silicone desincha em quanto tempo?
Se você já está ansiosa mesmo antes da cirurgia e quer saber a resposta, é só conferir este post. Vamos explicar como é o processo de recuperação dos tecidos e acomodação da prótese. Veja agora!
Índice
O silicone desincha em quanto tempo? – Quando o resultado aparece
Embora a mama tenha um inchaço significativo nos primeiros dias e semanas após a cirurgia, essa é apenas uma etapa do processo de recuperação. Em cerca de 3 meses, eles já terão o formato e posição definitivos.
Porém, é a partir dos 6 meses que o seu seio entrará na última etapa de cicatrização. Nesse período, o inchaço é mínimo, mas continua regredindo até completar cerca de um ano após a cirurgia, quando aparece o resultado final.
O silicone desincha em quanto tempo? – Por que o corpo demora para se recuperar
Apesar de você olhar por fora e ver apenas um risquinho no local onde o silicone foi colocado, seu corpo passa por um processo de acomodação e recuperação bastante complexo.
Lembre-se de que a prótese de silicone, dentro do organismo, é considerada um corpo estranho. Assim, ela precisará “conviver” com tecidos, com as nossas células, e haverá um estranhamento no princípio.
Além disso, ela ocupará um espaço que até então não existia. Então, é esperado que o corpo precise de um tempo para se adaptar a essa nova condição até que tudo se normalize outra vez.
Veja algumas das mudanças que acontecem no corpo!
Encapsulamento da prótese
Ao receber esse corpo estranho, o corpo produz um estado de inflamação. Como não é capaz de eliminar o implante, esse processo de encapsulamento tem um objetivo: isolar os tecidos para que eles não tenham contato direto com a prótese.
Por isso, o organismo começa a formar uma capa em torno da prótese. Ela é feita de fibras, especialmente de colágeno. Se tudo ocorrer conforme o esperado, o sistema de defesa para enquanto a membrana ainda está fina.
Aderência da prótese
Além de isolar o silicone dos tecidos do corpo, essa membrana cumpre uma segunda função. Ela ajuda a fixar a prótese no lugar onde ela deve ficar, no espaço aberto pelo médico para essa finalidade.
É válido destacar aqui que o sutiã pós-cirúrgico ajuda nesse processo de fixação e cicatrização. Afinal, ao comprimir o peito, ele mantém os tecidos do seio e a prótese estabilizados, acelerando a aderência.
Posicionamento da prótese
Enfim, precisamos falar também do posicionamento da prótese. Como já dissemos, o corpo precisa arranjar espaço para um objeto que não estava ali. Pele, glândula, músculos e outras estruturas devem se acomodar.
Nesse processo, algumas vezes os tecidos empurram as próteses um pouco mais para cima, deixando-as altas. No começo, a paciente pode ter essa sensação devido ao inchaço, também.
Porém, no acompanhamento pós-cirúrgico o médico verificará se o seu silicone está na posição normal. Isso é o que acontece na maioria dos casos.
Mas se por acaso as próteses realmente estiverem mais altas, não se preocupe. Afinal, a solução é simples! Inclusive, existe um acessório desenvolvido para essa finalidade: a faixa estabilizadora.
Essa faixa pressiona a região do colo, empurrando a prótese para a posição correta. Assim, ao usá-la pelo período indicado pelo médico, você terá o resultado perfeito da sua mamoplastia de aumento.
Agora você já sabe em quanto tempo o silicone desincha e como o corpo acomoda as próteses. Gostou do conteúdo? Então, siga-nos no Facebook e Instagram para não perder os próximos posts!


