Tatuagem feminina: tudo que você precisa saber sobre esta forma de arte

Até pouco tempo atrás, pessoas que tatuavam o corpo eram estigmatizadas pela sociedade. Porém, esta forma de arte caiu primeiro no gosto dos homens e, agora, a tatuagem feminina também tem conquistado muito espaço.

Se você tem vontade de aderir a esta forma de arte corporal, continue a leitura! Vamos desvendar os mistérios da tatuagem e também falaremos sobre os cuidados ao realizar o seu desenho.

O papel das mulheres na história da tatuagem

A tatuagem tem uma história milenar. Por isso, precisaremos resumi-la para que ela se restrinja a alguns poucos parágrafos.

Não se sabe exatamente quando o ser humano começou a tatuar o próprio corpo. Afinal, não existem tantos corpos preservados ao longo de milênios.

Porém, os primeiros casos comprovados de tatuagens aparecem em múmias do sexo feminino, você sabia?

Quando os pesquisadores encontraram a múmia de Amunet, que provavelmente foi uma sacerdotisa egípcia há mais de 3 mil anos, a descoberta trouxe uma grande surpresa.

O corpo, preservado pelo processo de mumificação, possuía mais de 30 tatuagens. Assim, é possível ver inscrições nos ombros, pescoço, costas e parte dos braços.

Entre esses desenhos, havia flores de lótus, olhos de Hórus e até mesmo um babuíno sentado.

Todos esses sinais simbolizavam poderes mágicos e amuletos de proteção. Eles também indicavam que, no contexto religioso, ela era uma líder poderosa.

Como você pode ver, a tatuagem feminina no Egito não representava um estigma.  Pelo contrário, ela demonstrava uma posição de honra.

Desde então, vários milênios se passaram. As técnicas evoluíram e o significado da tatuagem mudou.

Então, nesse período, ela já foi admirada e estigmatizada, sendo inclusive um sinal de participação em máfias ou de permanência na prisão.

O fato é que hoje, em grande parte das sociedades ocidentais, a tatuagem é simplesmente uma forma de arte corporal, um recurso de autoexpressão.

Se você pensa em aderir a esta forma de arte, fique atenta a alguns cuidados para ter um bom  resultado, mas sem abrir mão da segurança.

Cuidados ao realizar uma tatuagem feminina

1. Escolha um bom tatuador

Lembre-se de que a tatuagem é uma marca permanente.  Então, ela deve ser muito bem-feita para não deixar espaço para arrependimento posterior.

Veja os trabalhos que o tatuador já fez, observe seu desenho, seu capricho e também possíveis reclamações de clientes. Assim você não se surpreenderá com um resultado diferente do que desejava.

2. Observe a higiene do estúdio

Quando segue todas as normas de higiene, o processo de tatuagem é bastante seguro. Porém, quando essas normas não são seguidas, a pessoa corre sérios riscos.

Para tatuar a pele, o profissional fura a pele, causando lesões. Em seguida, ele insere a tinta, que não deixa de ser um corpo estranho.

Portanto, todo esse processo é agressivo e pode deixar seu corpo vulnerável a contaminações e infecções.

Então, visite o estúdio com antecedência e certifique-se de que o local realmente é limpo.

O tatuador deve usar luvas, limpar a pele com produtos específicos, higienizar a cadeira e forrá-la, trabalhar com agulhas descartáveis, e assim por diante.

Também não se esqueça de perguntar qual é a marca de tinta que o profissional usa. Bons tatuadores utilizam tintas antialérgicas, evitando reações indesejadas.

3. Mantenha sua pele protegida após a tatuagem


Aumentar os Seios

Ao terminar a tatuagem, sua pele estará cheia de lesões. Realmente, ela ficará bastante machucada.

Portanto, essas lesões criam o ambiente ideal para que bactérias e outros microorganismos entrem no seu corpo, causando infecções.

Então, não mantenha esta pele exposta, sem proteção. Cubra toda a região com um plástico ou celofane. O tempo varia de acordo com a orientação do próprio tatuador, mas costuma ser de pelo menos 4 horas.

Porém, não mantenha a pele coberta o tempo inteiro. Remova a cobertura assim que o tempo for alcançado para evitar o acúmulo de suor e umidade.

A combinação entre calor e umidade facilita a proliferação de bactérias e, por isso, deve-se ter equilíbrio entre proteção e ventilação da região.

4. Aplique um creme cicatrizante

Já existem produtos no mercado que acalmam, regeneram e reparam a área ferida. Portanto, eles são excelentes aliados de quem fez a tatuagem.

Entre os ingredientes que promovem esse resultado estão a vitamina B5, o pantenol e a manteiga de karité. Use-os para tratar a pele após a tatoo.

perguntas frquentes prótese de silicone

Além disso, para evitar a irritação e coceira, borrife água termal. Nunca coce ou retire as casquinhas ou crostas que se formam durante a cicatrização.

5. Fuja do sol após a tatuagem

O sol emite raios ultravioleta, que desencadeiam processos inflamatórios. Portanto, eles prejudicam o processo de cicatrização.

Com esses processos inflamatórios, pode acontecer um deslocamento das camadas de tinta. Assim, o resultado ficará comprometido.

6. Esqueça a piscina, praias e afins

Nas primeiras semanas, não exponha uma região que está ferida à piscina, praia ou outros locais em que a água fica exposta ou é usada de forma coletiva.

Essa água pode contaminar o ferimento e provocar sérias infecções.

7. Use roupas folgadas

Não gere atrito desnecessário sobre as feridas. Se você usar roupas apertadas, o tecido pressionará as casquinhas, retirando-as.

A roupa folgada, pelo menos na região da tatuagem, tem ainda outra vantagem. Ela permite que a pele respire, facilitando a cicatrização.

8. Alimente-se bem após a tatuagem feminina

Existe uma relação direta entre a alimentação e o processo de cicatrização. O açúcar, álcool e outros produtos gordurosos prejudicam a recuperação do tecido.

Então, durante o período de cicatrização, procure manter uma alimentação mais leve e saudável.

Assim, o corpo terá muitos fitoquímicos e antioxidantes que favorecem a reconstrução da pele e aceleram a cicatrização.

9. Evite todo e qualquer atrito ou contaminação

A pele tatuada fica sensível, coça e pode incomodar muito. Porém, é preciso dar a ela o tempo de recuperar-se sem qualquer atrito.

Então, resista à tentação de coçar ou retirar casquinhas. As unhas são extremamente contaminadas e isso pode provocar infecções.

Até mesmo a secagem da tatuagem após o banho deve ser feita com bastante cuidado.

Não use a toalha normal, pois ela passa por todo o corpo, é usada por vários dias e contém bactérias. Retire o excesso de água com um papel toalha descartável.

E então, está preparada para fazer sua tatuagem feminina? O que você acha desta forma de arte? Se você já tem uma tatoo, nós queremos ver! Publique sua foto nas redes sociais e marque o @siliconecenter.  Combinado?

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *