Troca de prótese de silicone: quando é necessária

Compartilhe !

Você já sabe que a única solução para aumentar os seios de forma definitiva é a mamoplastia, certo? Porém, algumas mulheres têm receio de fazer a cirurgia porque acreditam que precisarão fazer a troca de prótese de silicone depois de 10 ou 20 anos. E claro, não são todas as pessoas que lidam de forma natural com mais de um procedimento cirúrgico ao longo da vida, não é mesmo?

Mas será que esse receio de trocar as próteses faz sentido? Será que realmente existe fundamento para isso? Realmente é necessário fazer a troca com o tempo? Em que casos o procedimento é recomendado? Descubra as respostas para estas e outras perguntas neste post! Você vai se surpreender. Boa leitura!

É obrigatório fazer a troca de prótese de silicone?

No passado, muitas mulheres precisavam trocar as próteses mamárias depois de 10 ou 15 anos de uso. Sim, no passado. Isso era comum, pois a tecnologia da época não permitia a criação de materiais mais resistentes e seguros a ponto de permanecer por décadas no organismo de uma paciente.

Porém, os fabricantes de implantes investiram muito em pesquisas, práticas e tecnologias afim de mudar essa realidade. Assim, eles conseguiram desenvolver próteses mais seguras reduzindo muito a incidência de contratura capsular e outras questões.

Para se ter uma ideia, muitos fabricantes dão garantia vitalícia à mulher. Isso significa que dificilmente haja um incidente que obrigue a paciente a trocar as próteses mamárias. Sendo assim, a troca do silicone por tempo de uso não é mais uma necessidade iminente.

Atualmente sua substituição só acontece em situações realmente muito específicas. Para identificar essa eventual necessidade, os médicos recomendam acompanhamento anual com objetivo de verificar a integridade das próteses. Com essa avaliação periódica, a mulher tem ainda mais tranquilidade de que tudo está bem.


Aumentar os Seios

Quando é necessário trocar a prótese de silicone?

Como dissemos acima, a troca das próteses de silicone, hoje, é muitíssimo rara. Porém, em algumas situações isso pode acontecer. Veja a seguir que situações são essas:

Ruptura

As próteses atuais são muito resistentes e passam por inúmeros testes. Inclusive, no Brasil, elas só podem ser comercializadas com autorização da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Isso porque, o órgão realiza uma série de avalições para garantir que o material não oferece risco à saúde da paciente. Por isso, elas dificilmente se rompem em condições normais de uso.

Porém, a ruptura ainda pode acontecer em casos excepcionais. Quando a paciente sofre um acidente ou pancada muito forte, por exemplo, existe uma chance remota de que a prótese não resista. Mas, veja, estamos falando de um impacto realmente muito forte para que isso de fato aconteça. Apesar disso, o conteúdo interno não vaza e não é absorvido pelo organismo de nenhuma maneira.

Isso graças ao avanço tecnológico que permitiu o desenvolvimento de um produto facilmente adaptável ao organismo e sem danos colaterais à paciente.

Mau posicionamento

O mau posicionamento da prótese pode acontecer por uma série de razões. Nessas situações, a única forma de corrigir o problema é por meio de uma nova cirurgia plástica, infelizmente.

No entanto, existem alguns cuidados que podem evitar o mau posicionamento. O primeiro deles é procurar por uma clínica de confiança e um cirurgião experiente. Essa escolha, sem dúvida, é um dos pontos que mais merecem a sua atenção.

Dessa forma, a paciente evita riscos como a abertura de uma loja muito grande para a colocação da prótese ou a escolha de um implante de tamanho inadequado. 

Além disso, o cuidado no pós-operatório é essencial. A paciente deve seguir as recomendações médicas à risca, usando o sutiã e até mesmo a faixa, se o cirurgião indicar esse acessório.

Também é fundamental não levantar os braços, evitar movimentos bruscos, não carregar peso e nem fazer esforço durante os dias determinados pelo médico.

Cuidar da alimentação é outro fator de atenção. Preze por alimentos ricos em nutrientes, leves e com baixa concentração de açúcar e gorduras.

perguntas frquentes prótese de silicone

Próteses antigas

Embora as próteses atuais não exijam a troca, quem turbinou os seios há 10 ou 20 anos precisa procurar o cirurgião e verificar a necessidade de substituição.

O cirurgião solicitará exames para avaliar a integridade das próteses. Se ele entender que há desgaste e risco de rompimento, a troca será recomendada. Por isso, mais uma vez, a dica é: procure por clínicas e profissionais experientes e com bagagem para te orientar e apontar o melhor caminho.

Contratura capsular

Apesar de toda a tecnologia das próteses, cada organismo é único. Então, o sistema imunológico de algumas mulheres pode apresentar alguma reação exagerada à presença do implante.

Quando isso acontece, a paciente pode ter contratura capsular. Isto é, quando a membrana que o corpo forma em volta da prótese se torna espessa e começa a pressionar o implante. Assim, ocorre, portanto, o endurecimento das mamas, desconforto, assimetria nos seios, ondulações na superfície e até mesmo dores.

Questões estéticas

Mesmo que esteja tudo bem com a paciente e com a prótese, algumas delas têm o desejo de mudar o tamanho. Portanto, nesses casos, a única solução é a troca.

Mas veja, todo o processo de decisão precisa ser construído junto ao cirurgião plástico responsável pelo procedimento. Somente ele será capaz de orientá-la sobre qual melhor caminho a seguir, de maneira que você realize o seu sonho, mas sem por em risco a saúde do seu corpo. 

Entendeu agora que a troca de prótese de silicone só é necessária em algumas situações? Se ainda assim ficou alguma dúvida, não se preocupe. Clicando no banner abaixo, você será direcionada a nossa equipe de atendimento que terá o maior prazer em em responder as questões que surgirem e, quem sabe, marcar uma consulta com um de nossos especialistas.

Você também pode saber mais sobre esse assunto e tudo do universo do silicone em nossas redes sociais. Basta acessar nosso Facebook e Instagram para acompanhar nossos posts e novidades!

Aqui no Blog, nós também publicamos conteúdos periódicos recheados de informações para mulheres como você, que estão em busca dos seios perfeitos. Fique atenta para não perder nenhum detalhe!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Compartilhe !

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *