Pós-Operatório Silicone: tudo que você precisa saber

5 (100%) 1 vote

Nós sempre falamos o quanto a cirurgia para turbinar os seios é simples. E os fatos estão aí para provar essa realidade: o procedimento é rápido, a alta geralmente acontece no mesmo dia e a mulher se sente muito confortável. Porém, isso não significa que a paciente não precisa tomar alguns cuidados no pós-operatório silicone.

Essas precauções são tão importantes para a boa recuperação e o resultado da cirurgia que fizemos um post completo sobre esse tema. Então, se você está planejando colocar uma prótese, saiba tudo sobre esse período e saiba o que poderá ou não fazer no pós-operatório silicone.

Qual é o tempo de recuperação do pós-operatório silicone?

Depois de colocar a prótese de silicone, o cirurgião recomenda um repouso de 15 dias. Por isso, o ideal é realmente se programar para não trabalhar nesse período e contar com a ajuda de outra pessoa até para atividades domésticas.

Ainda assim, algumas pacientes conseguem retornar ao trabalho na semana seguinte à cirurgia. Porém, isso só é recomendável quando a atividade realmente não exige nenhum esforço físico, especialmente a movimentação dos braços e tronco ou o carregamento de peso.

Além dessas restrições, é necessário esperar 20 dias para voltar a dirigir.

Quais são as recomendações sobre a movimentação dos braços?

Levantar os braços após a cirurgia de prótese de silicone dificulta o processo de cicatrização. Além de movimentar excessivamente a região, haverá uma pressão para abrir a incisão, que pode levar ao rompimento de pontos.

Por essa razão, a recomendação é não levantar os braços acima dos ombros nos primeiros 15 dias. Igualmente, a movimentação lateral deve ser bastante cuidadosa, evitando ao máximo torcer o tronco.

Mesmo os movimentos possíveis devem ser realizados de forma mais lenta, evitando traumas na região da cirurgia.

É realmente necessário usar sutiã pós-cirúrgico?

Sim, essa é uma peça extremamente necessária nos primeiros 30 dias após a cirurgia. Por esse motivo, ela será colocada no seu corpo ainda na clínica, minutos depois do procedimento.

Esse sutiã tem várias funções:

  • a compressão ajuda a diminuir o edema (inchaço);
  • deixa a região da cirurgia bem firme, reduzindo os movimentos e facilitando a cicatrização;
  • mantém a prótese no lugar certo no pós-operatório silicone, ajudando a modelar os seios;
  • dá sustentação às mamas, prevenindo flacidez.

Nos primeiros 30 dias, é fundamental que a paciente retire o sutiã apenas para tomar banho. Ela deve usá-lo o dia inteiro e até mesmo para dormir.

Existe a possibilidade de inchaço depois da cirurgia?

Sim, isso pode acontecer. Afinal, para colocar o silicone é necessário realizar um procedimento cirúrgico e o corpo pode levar até 30 dias para se livrar desse inchaço.

No entanto, isso faz parte do processo natural de recuperação. O corpo está se adaptando e promovendo a cicatrização, e portanto não é necessário se preocupar com esse fato.

A prótese de silicone pode ficar muito alta?

A prótese acrescenta um volume que não existia na região peitoral. Por isso, o organismo precisará fazer um esforço para acomodá-la.

Na maioria das vezes, em pouco tempo a prótese desce e se posiciona no local esperado. Outras vezes esse encaixe demora para acontecer ou o corpo até empurra o implante para cima, deixando os seios mais altos.

Mesmo quando a mama fica mais alta, a paciente não precisa se preocupar. Nesses casos, o cirurgião recomenda o uso de uma faixa pós-cirúrgica.

Ela funciona como uma cinta colocada na região do tórax, entre os seios e as axilas. Então, à medida que a faixa pressiona essa área, ela empurra a prótese para baixo, a fim de obrigá-la a ficar na posição correta.

Existe uma posição correta para dormir no pós-operatório?

Logo após a cirurgia, os seios não devem receber pressão e portanto, a paciente não deve dormir de bruços. Dormir de lado também não é recomendado, pelo menos nessas primeiras semanas.

A melhor posição, que garante maior estabilidade à região dos seios, é aquela em que a paciente fica deitada de barriga para cima. Por esse motivo, ela é indicada para as primeiras 6 semanas após a cirurgia.

Depois desse período, a paciente pode voltar a dormir de lado. No entanto, dormir de bruços só é possível depois de 3 meses, e ainda assim essa não é uma opção recomendada pelos médicos.

É preciso evitar relações sexuais após a cirurgia?

A maioria dos cirurgiões recomenda que suas pacientes evitem relações sexuais nas primeiras 2 semanas após a cirurgia.

Mesmo após esse período, a vida sexual precisa ser retomada com algumas restrições. As pacientes devem ficar de barriga para cima, com muito cuidado para que não haja qualquer tipo de pressão ou manipulação das mamas.

A manipulação das mamas só é recomendada a partir de 2 meses depois da cirurgia. Até lá, é importante evitar movimentos intensos que prejudiquem a estabilidade de região peitoral ou exerçam pressão sobre essa região.

Existe o risco de ficar com estrias depois da prótese de silicone?

Nossa pele tem uma elasticidade limitada. As estrias acontecem quando alguma situação força um estiramento além dessa capacidade natural para se esticar.

Ao colocar a prótese de silicone, o médico insere um volume que não existia ali naquela região e costura a pele novamente. Isso significa que ela será obrigada a se esticar.

Portanto, as estrias realmente podem surgir. Porém, a boa notícia é que é possível evitar esse problema com o cuidado adequado.

Então, se você está planejando turbinar os seios, comece agora mesmo a prepará-los para o procedimento! Para isso, hidrate muito bem essa área do corpo, de preferência duas vezes ao dia.

Quando a pele está bem cuidada e hidratada, ela fica mais preparada para se esticar naturalmente. Assim, seus novos seios ficarão muito mais bonitos!

Quando a paciente pode voltar a se exercitar normalmente?

A caminhada costuma ser liberada após 30 dias. No entanto, os cirurgiões recomendam que as mulheres usem um sutiã mais justo ou mesmo dois tops para sustentar bem o seio e diminuir a mobilidade da mama.

Depois de 45 dias, alguns cirurgiões liberam a paciente para atividades de maior impacto, como as corridas, assim como exercícios para as pernas.

Porém, o retorno aos treinos de musculação para a região superior do corpo (braços, costas, ombros, peitoral) só é possível 2 meses após a cirurgia.

Embora esse seja o tempo médio para retorno, é importante que a paciente aguarde a liberação do cirurgião. Afinal, ele é o profissional que pode avaliá-la e determinar o que é melhor em cada caso.

Quanto tempo depois da cirurgia a paciente pode tomar sol?

Finalmente, quem turbinou os seios deve estar com muita vontade de mostrar a nova forma em um belo biquíni, certo?

Porém, os médicos recomendam um pouquinho de paciência. Em função disso, a exposição ao sol não deve acontecer por pelo menos 30 dias após a cirurgia.

Se a paciente insistir em tomar sol logo após a cirurgia a cicatriz pode escurecer.

Portanto, é melhor não arriscar! Tanto em relação ao sol quanto aos outros cuidados, respeite o tempo de recuperação do pós-operatório silicone, ouça as orientações do seu médico e garanta um ótimo resultado!

Ficou curiosa para saber mais sobre a mamoplastia de aumento? Então, confira nosso Manual Completo e descubra tudo sobre a cirurgia de prótese de silicone!

Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site da Silicone Center ou clique na imagem e abaixo e baixe nosso e-book grátis !


Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *