Como saber se a prótese de silicone deslocou?

Fale Conosco Pelo Whatsapp

Depois de turbinar os seios, o resultado não é imediato. Leva alguns meses para o corpo se adaptar e eles ficarem com o tamanho e o formato desejados — lindos e empinados.  Algumas mulheres têm dúvidas nesse período, e uma das principais é como saber se a prótese de silicone deslocou.

Mas para que você fique tranquila e entenda o que acontece direitinho no pós-operatório, vamos explicar tudo sobre esse assunto.

Vamos contar por que o deslocamento da prótese de silicone pode acontecer, os sinais de que ela se deslocou e, principalmente, o que você pode fazer para evitar esse problema.

Você vai perceber que, com a tecnologia que existe hoje, isso é realmente muito raro. Assim, poderá se preparar para sua cirurgia e garantir que o resultado seja perfeito. Confira!

Por que acontece o deslocamento da prótese de silicone?

Nós já falamos aqui no blog que hoje em dia as próteses são desenvolvidas com muita tecnologia. Por isso, as chances de complicações são cada vez mais raras em uma cirurgia bem planejada.

No entanto, existem algumas situações que provocam o deslocamento. Entenda quais são elas.

1.  Falta de cuidado no pós-operatório

A causa mais comum de deslocamento de próteses de silicone é perfeitamente evitável: falta de cuidado no pós-operatório, especialmente nos primeiros três meses após a colocação do implante.

Por que isso acontece?


Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

A cirurgia de prótese de silicone geralmente é muito tranquila, a alta pode ser dada à paciente apenas 6 horas após o procedimento e, devido aos medicamentos, não sente dor.

Por isso, muitas delas começam a “abusar” de todo esse bem-estar, fazendo atividades que não deveriam: levantam os braços, realizam serviços domésticos, carregam peso, voltam a dirigir antes da hora…

Nesses casos pode, sim, acontecer um deslocamento. Mas como você pode perceber, essa é uma situação totalmente evitável.

2. Situações de pressão extrema

Pancadas e quedas muito sérias podem causar esse tipo de problema, mas convenhamos que não são situações que acontecem todos os dias e fogem do controle da paciente.

3. Contratura capsular

A contratura capsular é o processo que leva à rejeição do implante. Como já falamos aqui no blog, quando a paciente usa uma prótese de boa qualidade, as chances  desse problema acontecer são muito pequenas.

A contratura acontece quando o organismo entende que a prótese é um corpo estranho. Ao perceber que ela é diferente dos outros tecidos naturais, sente que precisa se defender.

Para isso, o corpo forma uma cápsula ao redor da prótese, que pode causar o deslocamento.

Como saber se a prótese de silicone deslocou?

Quando falamos de deslocamentos que acontecem devido a grandes traumas, a paciente provavelmente sentirá a movimentação da prótese.

Afinal, o problema foi causado por um grande impacto, e o organismo sente essa mudança brusca.

Já no caso do deslocamento devido à falta de cuidado no pós-operatório ou  à contratura capsular, os sinais são mais sutis.

A identificação do problema depende muito mais da atenção da paciente e sua observação do aspecto das mamas. Por esse motivo, observar a estética e simetria é muito importante.

Para saber se a prótese de silicone deslocou, a paciente deve observar se uma das mamas está desalinhada. É possível perceber que seu ponto mais alto não coincide com a aréola ou o centro da mama, criando um aspecto assimétrico.

Em algumas mulheres, essa condição pode causar uma certa rigidez, mudando a consistência da mama.

Esses sinais mostram como saber se a prótese de silicone deslocou. Se a paciente observou algum, ou vários desses sintomas, deve ficar atenta e procurar um médico.

Como evitar o deslocamento da prótese?

Agora que você já descobriu como saber se a prótese de silicone deslocou, deve estar se perguntando como evitar esse problema. Então, nós fizemos uma seleção de dicas para ajudá-la.

1. Preste atenção nas suas mamas

Em primeiro lugar, essa não é uma tarefa difícil. Acredite: depois que os seus seios estiverem turbinados, você vai ter muito prazer em admirá-los no espelho com bastante frequência!

Então, aproveite esse momento e preste atenção nas suas características. Se observar algum dos sinais que já comentamos, procure o seu médico.

2. Volte ao cirurgião no período indicado

No seu pós-operatório, o cirurgião vai dizer de quanto em quanto tempo você precisa voltar ao consultório. Isso é normal e faz parte do acompanhamento.

Se você cumpre essa orientação direitinho, dificilmente terá problemas. O médico vai apalpar as mamas, observar a simetria e a cicatriz e, se for necessário, pedirá outros exames.

Ninguém é mais apto que o cirurgião para saber se a prótese de silicone deslocou. Então, não deixe de consultá-lo!

3. Siga seu pós-operatório à risca!

Aqui está o conselho mais valioso para não ter o deslocamento da prótese: obedeça todas as recomendações do seu médico!

Esse não é o momento de provar que é uma mulher-maravilha! Aliás, aproveite esse período para cuidar de si mesma e do corpo dos sonhos que acabou de conquistar!

É fundamental que a paciente realmente cumpra o período de repouso estabelecido pelo cirurgião. Por mais bem disposta que se sinta, é importante que ela:

  • não carregue nenhum tipo de peso por pelo menos 3 semanas após a cirurgia, sendo que esse período pode ser estendido pelo médico;
  • não levante os braços acima da altura da cabeça, nem mesmo para atividades simples do dia a dia. Esse cuidado é recomendado por pelo menos 3 semanas após a cirurgia, tanto para evitar o deslocamento quanto para não forçar a incisão;
  • não faça esforços físicos. Exercícios leves, como caminhadas, podem ser feitos a partir de 7 dias após a cirurgia, se o seu médico permitir. Exercícios com levantamento de peso ou mesmo corridas (que balançam as mamas) só podem acontecer depois da liberação do cirurgião;
  • use apenas o sutiã cirúrgico recomendado pelo médico;
  • durma apenas em posições recomendadas pelo cirurgião. Deitar-se de bruços ou permanecer virada para o lado são práticas que devem ser evitadas por cerca de 45 dias ou pelo período que seu médico orientar;
  • evite relações sexuais nos primeiros 14 dias após a cirurgia e, mesmo após a retomada da rotina, não adote posições que causem pressão sobre as mamas;
  • não volte a trabalhar antes do final do período estabelecido pelo médico, que geralmente é de 7 dias, desde que o emprego não exija esforço físico;
  • evite tomar sol nas primeiras semanas após a cirurgia para evitar tanto manchas na pele quanto o inchaço dos tecidos, prejudicando sua recuperação.

A recuperação da cirurgia de prótese costuma ser muito simples. Porém, é importante seguir esses cuidados.

Por isso, a paciente precisa se preparar com antecedência e saber que realizar atividades físicas, dirigir ou até mesmo executar tarefas domésticas pode provocar esse descolamento.

O que fazer para solucionar o deslocamento da prótese?

Depois de saber se a prótese de silicone deslocou, o que a paciente precisa fazer para corrigir essa situação? O primeiro passo para solucionar qualquer complicação é sempre procurar o seu cirurgião plástico.

Por isso, é preciso fazer o exame físico. Nele, o médico pode descartar essa hipótese ou decidir investigá-la. Ele também indicará exames importantes para um diagnóstico preciso.

Se, depois desses procedimentos, o médico chegar à conclusão de que a prótese realmente foi deslocada, a correção acontece por meio de uma nova cirurgia.

Nesse novo procedimento, a prótese será reposicionada, fazendo com que fique esteticamente alinhada às suas aréolas e garantindo o resultado esperado.

Finalmente, esperamos que este post tenha ajudado a solucionar suas dúvidas e que você tenha aprendido como saber se a prótese de silicone deslocou.

Afinal, ter o máximo de informações é a melhor forma de se preparar para a cirurgia, tomar todos os cuidados necessários, garantir um bom resultado e os tão sonhados seios lindos e turbinados!

Quer saber mais para se sentir ainda mais segura quanto à cirurgia? Então não perca tempo! Continue no blog e confira nosso artigo Prótese de Silicone — o manual completo! Boa leitura!

Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


(Preencha, envie e aguarde a confirmação)


Turbinar ou não turbinar

Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

Simulador de Próteses de Silicone

27 respostas para “Como saber se a prótese de silicone deslocou?”

  1. Minha protese deslocou porque o cirurgião realizou a mamoplastia e não retirou a pele com a mastopexia- eu possuo pouco tecido mamário e excesso de pele e prótese de silicone não corrige flacidez e nem ptose(queda) das mamas.Eu não vi nos tópicos essa probabilidade que é comum – embora tivesse tomado todos os cuidados pós operatório.Abraços.

    1. Olá, Carolina. Existem vários aspectos que podem fazer com que uma prótese desloque. Neste artigo, especificamente, citamos apenas algumas das situações que podem provocar o deslocamento. Mas, existem outras menos comuns, como foi no seu caso.

    2. Como vc percebeu que deslocou? Às vezes acho que a minha deslocou, pq em uma mama não sinto que tenho prótese, na outra já sinto-mo movimento da prótese

    1. Olá, Valdenice. Indicamos que você volte no seu médico para informá-lo sobre esse incomodo que está sentindo em sua prótese. Dessa forma, ele poderá examiná-la para identificar o que pode estar causando isso.

  2. Olá, hoje completo 35 dias de prótese subglandular. Tenho zero dor, cicatrização prrfeita, porém a minha adaptação com a prótese está muito difícil, eu penso nela o tempo todo, quando eu sento ou deito fica ótimo, mas quando eu caminho eu a sinto o tempo todo, como se fizesse pof, pof, pof… meu médico fala que é a fase de adaptação agora e confesso que tenho muito medo de não me adaptar e esses desconfortos me atormentarem. Tem alguma dica, isso é normal?

    1. Olá, Sintia. Ficamos muito felizes em saber que está tendo um pós-operatório sem dor e com uma boa cicatrização. Durante este período é normal ter um certo desconforto, pois o corpo tem que se adaptar a um elemento que não existia naquele lugar, mas gradativamente os sintomas vão desaparecendo. Mas se persistir, o melhor a fazer é passar em retorno com seu médico, assim ele poderá avaliar a evolução do seu pós-operatório.

  3. Ola! Tem 24 dias q coloquei protese de silicone e ha 3 dias comecei a sentir ela se movimentar quando mexo os bracos, passo em ondulacoes quando estou no carro. Antes nao sentia nada nessa mama parecia que nem tinha colocado silicone. Sera se volta normal depois? Estou com medo.

  4. Tenho protese a 10 meses, quando fiz 3 percebi algo errado com a protese esquerda e retornei. Com uma manobra o medico a colocou no lugar, mas o aspecto de uma para a outra é muito diferente. Parece ser mais pesada. Voltou a acontecer no mês 7 e desta vez ele disse que fará um procedimento no consultório fazendo uma pequena incisão. Isso esta certo? Estou com medo. Ele nao pediu US

    1. Olá, Ana Paula, o seu caso necessita de uma avaliação médica, sem um exame clínico não é impossível dar qualquer parecer sobre o caso. Se você está se sentindo insegura, sugerimos que marque uma consulta com outro cirurgião plástico, para ter uma segunda opinião e ficar mais tranquila em relação ao seu pós-operatório.

  5. Oi tenho 26 dias de protese nos seios ela foi colocada por baixo do musculo, hoje tive um leve sopapo na mama esquerda, não estou sentindo dores. Será se está tudo normal?

  6. Olá, estou com 73 dias de operada e desde o início observo os mamilos baixos. A mama direita está mais alta e com o bico pontudo e baixo. A esquerda está redonda, mas parece que cedeu um pouco. Fiz masto e coloquei 280 ml de silicone perfil super alto. Confesso que não estou apaixonada pelo resultado. Acho que está demorando muito tomar forma. Será que ainda vai mudar?? Ou esse já é meu resultado final??

    1. Oi, Maria. Não fique desapontada com o resultado da sua Mastopexia com prótese, pois é natural que o formato da mama mude em até 6 meses, chegando assim ao objetivo desejado. Afinal, o seu corpo precisa se acostumar com um elemento “estranho”. Este é um período que requer muita paciência por parte da paciente. Mantenha seu médico informado e obedeça suas recomendações e no final tudo vai dar certo. 🙂

    1. Oi, Aline. Existem vários fatores que podem fazer com que haja o deslocamento da prótese, dentre eles: falta de cuidado no pós-operatório, acidentes, pancadas ou contratura capsular. Porém, é importante lembrá-la que o deslocamento da prótese é raro e pode ser evitado. O ideal é você procurar seu médico, ele solicitará alguns exames para comprovar se houve deslocamento da prótese ou contratura capsular assim você ficará sossegada.

    1. Oi, Fernanda. Tudo bem? Saiba que o uso do sutiã pós-cirúrgico é fundamental até na hora de dormir? Ele será o seu maior aliado para modelar as mamas, reduzir o inchaço e até evitar dores. Por isso, é importante que você continue fazendo uso dele, retirando-o apenas na hora de tomar banho. Caso sinta qualquer anormalidade, passe por uma consulta com o seu médico. 🙂

  7. Olá meninas, eu estou bem chateada, fiz a 2 cirurgia nos seios coloquei silicone em 2017 tive problema de seroma e alguns pontos que se abriram, daí depois a pele do peito direito grudou no músculo e tive que fazer outra cirurgia pra arrumar , fiz faz 33 dias, não estou gostando do resultado meus peitos estão feios achatados,bico olhando pra cima e o meu peito direito parece que o silicone deu uma cedida ou melhor está mais baixo! Não sei se vou em outro médico ou se espero mais um mês, mas fiquei bem chateada, pq não gostei deste resultado!

    1. Oi, Priscila. Lamentamos muito por todos os problemas que enfrentou com a sua prótese de silicone. Como faz um pouco mais de um mês que realizou uma nova cirurgia, seu corpo está passando por um novo processo de adaptação. Além disso, é natural que o formato da mama mude em até seis meses. Lembrando que, mais do que nunca, você deve respeitar todos os cuidados que precisam ser seguidos durante este processo. Mantenha sempre seu médico informado, e caso sinta alguma anormalidade marque uma consulta com ele. Dessa forma, ele poderá avaliar como está sendo o seu pós. Não fique desanimada e nem chateada, pois temos certeza que no final obterá o resultado desejado. 🙂

  8. Oi eu tenho dois meses de operada, coloquei por dentro do músculo, mas não estou apaixonada pelo resultado, pensei que ficaria bem alto, e marcado, parece que está caído.. acho que ele deveria ter tirado pele, será q esse é o resultado final ?

    1. Oi, Vitória. Tudo bem? Não fique desapontada com o resultado da sua prótese, pois o formato da sua mama pode mudar em até 6 meses, chegando assim ao resultado final desejado. Este período do pós-operatório requer muita paciência por parte da paciente. Mantenha seu médico informado e siga suas recomendações e no final tudo vai dar certo. 🙂

  9. Coloquei silicone e fiz mamopexia ah 3 meses não estou nada satisfeita pois minha próteses ficaram caídas muito decepcionada foram 10 anos economizando e o resultado está péssimo , médico disse que está ótimo normal mas percebi que a reação dele quando viu meio peito foi de susto mas ele quis me acalmar dizendo q estava bom, o que devo fazer pois realmente estão caidos e meu médico não quer resolver esse problema

  10. Estou com 5 meses de cirurgia e já havia notado que uma mama ficou maior que a outra. No começo, achava que era inchaço, mas agora noto que não. Apalpando percebo que uma prótese é maior que a outra visivelmente e fisicamente. Será que é possível uma troca de perfil? Um alto e um super alto?

    1. No seu caso, o ideal é que você agende uma consulta retorno com seu médico. Ele é a pessoa mais indicada para avaliar o caso e se necessário, indicar um novo procedimento. Agradecemos a sua mensagem e estamos à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *