Prótese de silicone pela axila: existe alguma vantagem?

Fale Conosco Pelo Whatsapp

Uma das principais preocupações da mulher que deseja aumentar os seios é a cicatriz. Algumas acreditam, então, que colocar a prótese de silicone pela axila é a solução para não ficarem com a marca do procedimento nos seios.

Porém, será que essa é, realmente, a melhor opção? Qual é a técnica que deixa a cicatriz mais discreta e imperceptível? Isso é o que você vai descobrir neste post. Então, continue a leitura!

Como fica a cicatriz de quem coloca prótese de silicone pela axila?

Para colocar a prótese de silicone pela axila, faz uma incisão que procura seguir a dobra natural da pele nessa região. Portanto, ela costuma disfarçar a marca.

No entanto, isso não significa que a cicatriz fica invisível.  Quando a mulher levanta o braço, por exemplo, ela aparece. Isso faz com que muitas pacientes sintam-se constrangidas ao usarem uma blusa cavada ou de alça.

Por que alguns cirurgiões indicam a incisão transaxilar?

A incisão transaxilar, ou seja, a colocação da prótese de silicone pela axila, tem indicações muito específicas.

Geralmente, os cirurgiões optam por esta técnica somente quando a mulher realmente possui uma forte tendência a queloides.

Portanto, como a pele da axila é menos propensa a queloides, o cirurgião pode entender que essa é a melhor opção.

Porém, ainda assim muitos cirurgiões preferem realizar a incisão sob a mama (inframamária) e usar outros recursos para tratar um possível queloide.

Afinal, atualmente já existem formas de conter a formação de queloides como o uso da fita de silicone, aplicações de corticoides e betaterapia.

Por que os cirurgiões evitam colocar prótese de silicone pela axila?

Com exceção a essa indicação bastante específica, colocar prótese de silicone pela axila não costuma ser uma opção vantajosa. Veja por quê:

Complexidade da cirurgia para colocar prótese de silicone pela axila

Quando o médico faz a incisão abaixo do seio ou em volta do mamilo, ele tem acesso direto à mama. Porém, na incisão axilar isso não acontece.

Portanto, o médico precisa abrir todo um caminho desde a axila até a loja, que é o espaço atrás da glândula mamária onde ele colocará a prótese.

Isso torna o procedimento mais complexo e de maior dificuldade técnica. Então, os médicos preferem evitar o procedimento.

Tempo cirúrgico mais longo

Toda essa complexidade faz com que a cirurgia seja mais demorada. Portanto, a paciente também permanece anestesiada e no centro cirúrgico por um período maior.

Necessidade de instrumentos específicos

A axila está mais longe do tecido da mama que precisa ser aberto para a colocação da prótese. Por isso, os instrumentos usados na cirurgia são diferentes.

Eles são mais longos para permitirem a dissecção de uma área distante. Ao mesmo tempo, precisam ser mais delicados, porque a abertura em que vão passar será estreita.

Portanto, o médico precisa ser altamente capacitado a utilizar esses instrumentos e realizar as manobras necessárias de forma precisa.

Interrupção de vasos linfáticos

A região da axila e sua ligação com a mama possui muitos vasos linfáticos. Eles fazem parte de toda uma rede de canais que transportam a linfa pelo organismo.

Esse sistema linfático tem muitas funções importantes, como o transporte de células de defesa. Portanto, ele é fundamental para nossa resposta imunológica.

Além disso, eles retiram células mortas dos nossos tecidos e promovem toda uma limpeza de toxinas.

Para que o médico não precise interferir nesses vasos linfáticos, ele evita a incisão transaxilar.

Limitação no tamanho das próteses

Esse é o motivo que convence a maioria das mulheres a não optarem pela incisão transaxilar. Afinal, muitas pacientes desejam aumentar significativamente os seios.


Aumentar os Seios

A incisão transaxilar não permite a colocação de uma prótese grande. Existe uma limitação tanto na abertura do corte na axila quanto em todo o caminho que leva até a parte de trás da mama.

Pós-operatório doloroso

O pós-operatório das pacientes que colocam prótese de silicone pela axila costuma ser mais doloroso do que o de outras incisões.

Então, embora esse seja um desconforto temporário, na maioria dos casos não existem benefícios que justifiquem uma recuperação menos tranquila.

Cicatriz evidente

A cicatriz da incisão transaxilar aparece sempre que a mulher levanta os braços. Portanto, caso ela utilize um vestido ou blusa sem manga, bem como um biquíni, a marca ficará visível em diversas situações.

Qual é a incisão que deixa a cicatriz mais discreta?

Atualmente, a incisão mais utilizada para aumentar os seios é a inframamária, ou seja, aquela que é feita abaixo do seio.

Ela é considerada a mais vantajosa por uma série de motivos. Um deles é justamente a discrição da cicatriz.

O médico faz uma incisão pequena, que na maioria das vezes tem entre 3 e 4 centímetros, na dobra que fica abaixo do seio. Então, ele coloca a prótese por ali.

perguntas frquentes prótese de silicone

Depois da cirurgia e cicatrização, a marca fica praticamente imperceptível, pois a mama tem um caimento natural que cobre esse sulco.

Assim, a cicatriz da incisão inframamária fica totalmente invisível quando a mulher:

  • está usando roupas
  • usa blusas e vestidos sem manga, com exposição da axila
  • coloca sutiã
  • usa a maioria dos modelos de biquíni
  • está nua e com os braços abaixados

A cicatriz só aparece quando a mulher, sem roupa ou com um biquíni realmente muito pequeno, levanta os braços.

Portanto, como você pode perceber, essa é a incisão considerada mais vantajosa atualmente. Também por isso, ela é a técnica mais recomendada pelos cirurgiões.

Veja outras vantagens da incisão inframamária:

Acesso à loja

O cirurgião consegue acessar a loja, que é a região onde ele colocará a prótese, com muito mais facilidade a partir da incisão inframamária.

Assim, ele reduz o tempo cirúrgico e ainda consegue dissecar os tecidos com maior precisão, definindo o local exato da prótese.

Redução no sangramento

Um dos motivos para a escolha dessa região para a incisão e abertura da loja é o fato de que o sangramento desses tecidos é menor. Isso torna a cirurgia mais segura.

Recuperação tranquila

A recuperação da mulher, após o procedimento, é mais tranquila. Segundo muitas pacientes, a sensação pode ser classificada muito mais como um mero desconforto do que como uma dor.

Entendeu em que situações o cirurgião recomenda a colocação de prótese de silicone pela axila? Quer saber mais sobre a técnica mais vantajosa e mais utilizada pelos médicos?

Então, continue aqui no blog e confira nosso post completo sobre a incisão inframamária.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *