Tipos de nódulos nos seios: quais são eles e quais são as características?

A saúde das mamas é fundamental para as mulheres. Por isso, é tão importante as visitas periódicas ao ginecologista, justamente para identificar e tratar a tempo eventuais nódulos ou quaisquer outros tipos de anormalidade. Veja, diferentes nódulos nos seios podem aparecer ao longo da vida, e é importante entender quais são eles para que você consiga contar ao médico exatamente o que você percebeu como anormal. Vamos falar melhor sobre o assunto a seguir? Vem com a gente!

Quais são os tipos de nódulos nos seios?

Para qualquer mulher, descobrir nódulos nos seios pode ser assustador. Porém, antes de entrar em pânico, é necessário entender que tipo de formação é essa e que consequências pode trazer à saúde e se realmente traz. Afinal, existem nódulos benignos e malignos.

A grande verdade é que em algum momento da vida, boa parte das mulheres estão sujeitas a descobrirem algum carocinho nos seios.

Mas fique tranquila porque apenas uma parte desses nódulos são considerados malignos. Então, veja a seguir quais são as características de cada um deles para que você possa identifica-los.

Cistos

Você já tomou algum tipo de remédio em cápsula, com o conteúdo líquido? Então, o cisto se parece com um desses medicamentos.

Portanto, os cistos não são sólidos. Apenas a casquinha é que possui alguma resistência. E eles são mais comuns do que você imagina.

No Ocidente, entre 7 a 10% das mulheres desenvolvem cistos na mama em algum momento da vida. Portanto, não se trata de uma raridade.

Mas ao mesmo tempo em que são comuns, os cistos não são perigosos. Segundo a FEMAMA, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, raramente um cisto evolui para um câncer de mama.

Eles podem ser identificados por meio de ultrassom ou mamografia, mas na maioria das vezes não há um tratamento específico. Isso pode mudar se o cisto for grande e começar a incomodar. Nesses casos, é possível fazer uma punção para retirar o líquido contido na formação.

Fibroadenomas mamários

Os fibroadenomas mamários são tumores, mas são considerados pela ciência como benignos. Eles também são bastante comuns, e atingem pelo menos 10% das mulheres em idade reprodutiva.

A maioria das mulheres com fibroadenomas são jovens, com menos de 30 anos.

Entre suas principais características, o fibroadenoma é um tumor móvel, facilmente palpável. Assim, ele não adere aos tecidos em volta, e por isso desliza durante a palpação.

Os fibroadenomas também têm contornos bem definidos e, em média, possuem entre 2 e 3 centímetros.

O fibroadenoma é sensível aos estímulos hormonais. Por isso, ele pode crescer em períodos específicos do ciclo menstrual.

Se o fibroadenoma não causa incômodo, ele pode apenas ser acompanhado periodicamente. Porém, quando o crescimento é exagerado ou a paciente sente dor e sensibilidade nas mamas, é necessário retirá-lo.

Assim como os cistos, os fibroadenomas não se transformam em câncer de mama. Portanto, mesmo diante desse diagnóstico, fique tranquila tanto no presente quanto em relação ao futuro.

Câncer de mama

O tumor maligno é bem diferente do fibroadenoma em vários aspectos. Ele tem formato irregular e adere aos tecidos que o circundam na mama.

Com essa aderência, os tumores ficam fixos no local. Assim, eles não são maleáveis e nem deslizam. Também são pouco palpáveis e é difícil detectá-los por meio do toque.

Muitas mulheres descobrem o câncer de mama apenas durante exames como o ultrassom ou a mamografia. Por isso é tão importante realizá-los periodicamente, de acordo com a orientação do seu médico.

Quando o histórico clínico da mulher é favorável, o período de tempo entre os exames pode ser maior. No entanto, quando a genética não ajuda, pode ser necessário acompanhar a cada 6 meses.

Como identificar os tipos de nódulos nos seios?

Embora um médico experiente possa supor com grande precisão se um nódulo é maligno ou benigno, a diferença só pode ser confirmada por meio de exames.

Os exames solicitados para esse diagnóstico são a mamografia, ultrassonografia e biópsia.


Aumentar os Seios

Depois de algum tempo, o câncer de mama começa a apresentar vários sintomas: assimetria dos seios, enrugamento da pele, inchaço, vermelhidão ou retração da mama e secreção dos mamilos, entre outros.

Porém, geralmente no início a doença é silenciosa. Portanto, esperar os sintomas para buscar atendimento médico pode dificultar ou inviabilizar a cura. Por isso, é importante fazer os exames periódicos.

A detecção precoce do câncer de mama é a principal arma para combatê-lo com sucesso. Assim, muitas vidas serão preservadas.

Silicone e câncer de mama tem relação?

A hipótese de que a prótese de silicone poderia aumentar as chances da mulher desenvolver o câncer de mama foi levantada há muitos anos.

No entanto, após inúmeros estudos que acompanharam mulheres com a prótese ao longo dos anos, foi possível concluir que o silicone não aumenta as chances de câncer de mama.

É importante dizer que a tecnologia usada na prótese de silicone está muito moderna. O silicone da mamoplastia de aumento é próprio para uso na medicina e não conta com a presença de substâncias ou agentes que possam desencadear um câncer de mama. Inclusive, ela é usada em casos de reconstrução mamária em pacientes que passaram pela doença.

Independentemente de você colocar ou não a prótese de silicone, a prevenção é sempre o melhor caminho para garantir a saúde e salvar vidas.

perguntas frquentes prótese de silicone

É fundamental realizar exames médicos com frequência e fazer o autoexame em casa. Para aquelas que já possuem a prótese, é preciso informar ao ginecologista e ao laboratório no momento das consultas e exames.

Finalizando

Entendeu quais são os principais tipos de nódulos nos seios? E você, faz seus exames periodicamente? Procure seu médico e não deixe de cuidar da sua saúde!

Mas conta pra gente nos comentários: você gostou desse conteúdo? Ele respondeu algumas das suas perguntas? Pois saiba que no nosso Blog existem outros artigos semelhantes repletos de informações que podem te ajudar.

O Silicone Center não se preocupa apenas em falar de estética, mas principalmente em saúde e bem estar das mulheres. Por isso, fique à vontade para navegar pelo nosso Blog, bem como conhecer as nossas redes sociais, Facebook e Instagram.

Por lá, periodicamente postamos os melhores conteúdos sobre estética e saúde dos seios. Seja muito bem-vinda!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *