Prótese de silicone definitiva existe?

Turbinar os seios é um sonho cada vez mais acessível. Porém, diversas mulheres se preocupam não apenas com o pós-operatório e com o resultado da cirurgia, mas com uma possível troca. Afinal, será que existe uma prótese de silicone definitiva?

Se você é uma dessas mulheres e também gostaria de saber a resposta, continue a leitura deste post. Vamos explicar como as próteses evoluíram e se realmente existe essa necessidade de trocar o implante mamário. Acompanhe!

Existe prótese de silicone definitiva?

Com o avanço das próteses de silicone, os casos de rejeição se tornaram bem menos frequentes. Atualmente, um número que não ultrapassa 0,5% das mulheres com implantes modernos relata esse problema.

Além disso, os próprios fabricantes costumam dar uma garantia bem extensa das próteses. Existem até mesmo marcas que se comprometem a substituir o implante pelo resto da vida em caso de contratura.

No entanto, não é possível afirmar que qualquer prótese de silicone seja definitiva. Embora a contratura capsular seja cada vez mais rara, o processo de rejeição pode acontecer em algum momento.

Ainda é necessário trocar as próteses de silicone?

No passado, essa troca era muito mais frequente. Assim, os médicos já alertavam as pacientes, no momento de colocar o silicone, que em 10 ou 15 anos elas precisariam de uma nova cirurgia.

Isso acontecia porque a superfície das próteses de silicone era lisa. Então, o organismo rejeitava rapidamente aquele corpo estranho, formando uma cápsula para se defender.

No entanto, hoje em dia as próteses têm revestimento texturizado. A superfície rugosa faz com que a aderência entre o implante mamário e os tecidos do organismo aconteça rapidamente e seja mais efetivo.

Dessa forma, a contratura capsular se tornou um problema raríssimo. Portanto, muitas trocas que antes eram realizadas, hoje são desnecessárias, embora essa possibilidade ainda exista.

Quando a paciente precisa trocar o implante mamário?

Existem alguns sinais que mostram a necessidade de trocar a prótese de silicone. Esses sintomas evidenciam a contratura capsular que, quando atinge graus mais sérios, exige uma nova cirurgia.

Os sintomas dos diferentes graus de contratura capsular são:

  • Grau 1: a mama está perfeitamente normal e sem alterações estéticas que incomodem a mulher. Porém, o corpo está formando uma fina camada de proteção (cápsula) em volta da prótese de silicone.
  • Grau 2: a paciente consegue sentir levemente a presença da prótese quando apalpa suas mamas. No entanto, ela não sente dores, o seio não fica rígido e não existe nenhuma alteração estética.

Quando a contratura capsular permanece nos níveis 1 e 2, a paciente não precisa realizar uma nova cirurgia. Entretanto, se ela se sentir incomodada, o médico pode receitar medicamentos e massagens.

  • Grau 3:  a presença da prótese é sentida facilmente quando a paciente apalpa a mama, pois a camada de proteção está se tornando mais grossa. Um seio pode ficar assimétrico em relação ao outro e também não é incomum aparecerem ondulações na superfície do implante mamário.
  • Grau 4: no grau mais sério da contratura capsular, a assimetria se torna mais grave. A mama fica endurecida e dói constantemente.

Se a paciente apresenta os sintomas dos graus 3 e 4, o médico solicita exames para diagnosticar a rejeição. Então, a alternativa será a substituição da prótese de silicone.


Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

Vale a pena destacar que esses casos são raros. É muito importante que a mulher volte ao médico na frequência indicada por ele e realize exames para avaliar a integridade da prótese de silicone.

Entendeu quando é preciso trocar a prótese de silicone? Percebeu que atualmente não há motivos para se preocupar com a rejeição aos implantes mamários?

Quer saber mais sobre o assunto? Siga nossas páginas no Facebook e Instagram para acompanhar outros artigos sobre a cirurgia para turbinar os seios e dar um up na autoestima!

Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


(Preencha, envie e aguarde a confirmação)


Turbinar ou não turbinar

Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

Simulador de Próteses de Silicone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *