Anticoncepcional aumenta os seios? Mito ou verdade?

Nos ajude e Avalie Este Post !

Muitas mulheres usam pílula para prevenir a gravidez ou tratar disfunções nos ovários. É comum várias delas relatarem que perceberam as mamas mais volumosas depois que começaram a utilizar hormônios diariamente. Isso levanta uma dúvida: será que o anticoncepcional aumenta os seios?

Talvez você acredite que já tem a resposta para essa pergunta. Afinal, se você já tomou anticoncepcional ou suas amigas passaram por essa experiência, devem ter percebido que, alguns dias depois de iniciar o uso, o sutiã fica um pouco mais apertado.

Porém, será que esse é um método definitivo e válido para aumentar os seios? Entenda quais são as substâncias que causam esse efeito e como elas realmente interferem no tamanho das mamas.

Do que é feita a pílula anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional, também chamada de contraceptivo hormonal, na maioria das vezes é composta pela combinação de estrogênio e progesterona sintéticos.

Normalmente, esses dois hormônios têm fases de pico e de baixa ao longo do ciclo menstrual. Assim, eles preparam o óvulo para sair do ovário e ser fecundado. Eles também criam as condições ideais para o início da gestação. Afinal, o corpo da mulher foi programado para a procriação.

Porém, o anticoncepcional dá à mulher o poder de escolher e impedir a reprodução. Para isso, ele cria um mecanismo que “engana” o corpo.

A pílula faz com que, ao longo do mês, o corpo feminino mantenha níveis constantes de progesterona e estrogênio. Dessa forma, os óvulos continuam “adormecidos”, impedindo a ovulação normal e a gravidez.

Por que as pessoas acreditam que o anticoncepcional aumenta os seios?

Geralmente, as pessoas associam o aumento do volume das mamas à função do estrogênio no organismo de uma forma um pouco equivocada. Assim, elas chegam às seguintes conclusões:

1. Os altos níveis de estrogênio durante a puberdade e adolescência são responsáveis pelo desenvolvimento das mamas. Então, essas pessoas concluem que aumentar sua dosagem no corpo da mulher adulta também provocará o crescimento dos seios.

2. O estrogênio é um dos hormônios utilizados por transsexuais para dar características femininas ao corpo. Assim, nessas pessoas ele tem o efeito de eliminar os pelos do rosto (barba), deixar a silhueta mais curvilínea e aumentar um pouco o tamanho das mamas.

3. Logo que uma mulher começa a tomar pílula, é comum ela perceber que o volume das mamas aumentou. Dessa forma, a crença de que o anticoncepcional aumenta os seios se dissemina.

O que é mito e o que é verdade nessa crença?

Agora que você já entendeu do que é feito o anticoncepcional e por que muitas mulheres acreditam que ele aumenta os seios, vamos desfazer alguns dos mitos mais comuns quando se fala deste tema.

1. Anticoncepcional não aumenta os seios

Na verdade, aumentar os seios significa ter um crescimento da glândula mamária ou das células de gordura que fazem parte da mama. Porém, isso não é o que acontece quando a mulher usa anticoncepcional.

O aumento do volume das mamas devido à ação dos hormônios acontece porque o corpo retém líquido e deixa o tecido mais espesso. Trata-se de um inchaço, e não do crescimento. Inclusive, os médicos afirmam que esse é um efeito colateral do uso do medicamento.

2. O aumento do volume tende a passar

Mesmo que a paciente fique muito feliz porque acredita que o anticoncepcional aumenta os seios, essa condição tende a passar. Esse efeito colateral costuma durar por no máximo três meses, que é o período que o corpo leva para se adaptar.

3. O efeito do anticoncepcional é transitório

Algumas pacientes realmente têm uma sensibilidade maior aos hormônios e continuam com os seios inchados após esses três meses. No entanto, por se tratar de um efeito colateral, os médicos recomendam trocar o anticoncepcional nesses casos.

Porém, mesmo que a mulher não faça essa troca e continue com os seios inchados, o efeito passará no momento em que ela parar de tomar a pílula.

Dessa forma, se ela der uma pausa porque planeja engravidar ou interromper definitivamente a medicação por causa de outros efeitos colaterais, os seios retornarão ao tamanho original.

4. O aumento do volume causado pelo anticoncepcional é inexpressivo

Na maioria das mulheres, o aumento do volume das mamas causado pelos hormônios é pouco significativo. Às vezes, eles nem exigem o uso de um sutiã maior, o que demonstra que esse não é o melhor método para turbinar os seios.

Assim, apenas algumas poucas pacientes têm um aumento um pouco maior das mamas devido ao uso de anticoncepcional.

5. O inchaço das mamas traz desconforto

Recorrer ao hormônio para aumentar os seios não é uma alternativa muito apropriada. Inclusive, além de não garantir grandes resultados, esse método traz outros tipos de incômodo para a paciente.

Junto com o inchaço nos seios, a mulher geralmente sente dor nas mamas, que pode ser acompanhada ainda de grande sensibilidade nos mamilos.

6. Aumentar os seios por meio de hormônios não é seguro

Embora o anticoncepcional não tenha níveis tão altos de estrogênio e progesterona, seu uso envolve riscos. Apesar de os laboratórios tornarem as fórmulas cada vez mais seguras, ainda assim é necessário ter cuidado.

Frequentemente, os noticiários trazem estudos que mostram o uso contínuo de anticoncepcionais associado ao aumento na incidência de trombose, bem como ao surgimento de enxaqueca, transtornos psicológicos e redução do desejo sexual, entre outros problemas.

O aumento significativo dos seios por meio de remédios feitos com hormônios só acontece quando a paciente toma altas doses, como é o caso das transexuais.

No entanto, esse tipo de tratamento envolve riscos ainda maiores, inclusive do desenvolvimento de câncer. Aliás, já falamos sobre esse perigo aqui no blog.

Como é possível aumentar os seios de forma definitiva?

Como você percebeu, usar hormônios por acreditar que anticoncepcional aumenta os seios não é um método efetivo e nem definitivo. 

Só existem três maneiras reais de aumentar os seios e nem todas elas estão sob o controle da mulher.

A primeira é a ação natural do estrogênio e da progesterona durante a adolescência. Eles provocam o crescimento da glândula mamária com a subdivisão e aumento do tamanho dos dutos.

A segunda é a aquisição de gordura. Portanto, quando a mulher ganha peso, o tecido adiposo (gordura) das mamas também aumenta, deixando-as mais volumosas.

Porém, vale a pena lembrar que o organismo distribui a gordura adicional por todo o corpo. Assim, não são só os seios que aumentam: crescem também a barriga, os culotes, o diâmetro do braço, as coxas, bumbum e assim por diante. 

Finalmente, para as mulheres adultas a única forma de aumentar os seios de forma definitiva e segura é a mamoplastia de aumento. Essa é a cirurgia plástica em que o médico faz uma incisão e coloca uma prótese de silicone.

A mamoplastia de aumento é o único método que, além de definitivo, é totalmente seguro e controlado. Ele não causa nenhum mal à saúde, além de acrescentar volume apenas aos seios, criando um resultado perfeito e proporcional.

Entendeu como o anticoncepcional age no organismo e por que ele não é o melhor método para aumentar os seios? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe sua pergunta nos comentários. Teremos o maior prazer em respondê-la!

Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site da Silicone Center ou clique na imagem e faça o teste abaixo !


Turbinar ou Não Turbinar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *