Dormir de sutiã faz mal ou bem para os seios? Descubra se dormir com a peça evita flacidez!

Você tem o costume de dormir de sutiã? Para algumas mulheres, essa prática é muito desconfortável. Outras já se acostumaram tanto que nem sentem a peça durante o sono.

Mas afinal, o que é melhor para os seios, dormir com ou sem sutiã? Esse hábito previne a flacidez? Pode causar câncer de mama?

Se você também tem essas dúvidas e quer solucioná-las de uma vez, continue a leitura! Vamos explicar o que a Ciência diz sobre esse assunto. Confira!

Dormir de sutiã combate ou aumenta a flacidez?

Esse é um assunto bastante controverso. Enquanto alguns afirmam que dormir de sutiã evita a flacidez, outros dizem que a peça enfraquece o tecido mamário, causando a ptose (seios caídos).

Nenhuma dessas duas afirmações está correta. Dormir de sutiã não interfere em nenhum desses dois resultados.

A queda dos seios acontece devido a um processo natural. Assim, à medida que envelhecemos, perdemos a capacidade de repor o colágeno da pele com a mesma velocidade. Essa é a causa principal da flacidez.

Além disso, outros fatores contribuem para acelerar a flacidez. Herança genética, volume das mamas, variações no peso, tipo de pele e até mesmo o uso de cigarro pioram esse quadro.

Portanto, dormir ou não com o sutiã não é o fator que determina se uma mulher terá os seios firmes ou flácidos.

Dormir de sutiã faz mal?

De vez em quando surgem especulações sobre a possibilidade de que dormir de sutiã causaria doenças. Uma dessas especulações é o mito da retenção de toxinas.

Segundo esse mito, dormir de sutiã impediria a eliminação de toxinas pelo sistema linfático. Como resultado, as mulheres desenvolveriam câncer de mama.

Porém, isso não é comprovado por nenhuma pesquisa científica. Nenhum dos estudos realizados até hoje concluiu que existe uma relação entre dormir de sutiã e desenvolver câncer.

O câncer de mama acontece devido a uma alteração genética das células do tecido mamário.

Algumas vezes, essas alterações são causadas por fatores genéticos. No entanto, na maioria dos casos, a causa é a manutenção de hábitos não saudáveis.

Portanto, o uso do sutiã durante o sono não está relacionado ao aumento dos casos de câncer de mama. Se você não tem a predisposição genética e cuida da saúde, não é o sutiã que vai causar essa doença.

Assim, se você gosta de dormir com a peça e temia esse risco, não precisa se preocupar e pode usá-la tranquilamente.

Alguns médicos até entendem que não é recomendado dormir com sutiã. Porém, eles dizem isso porque à noite nos mexemos sem perceber. Nesse caso, o sutiã pode ficar na posição errada e pressionar alguma região.

Um exemplo é o sutiã com aro de sustentação. Durante a noite, a ponta do arame pode sair do lugar e ficar pressionando um ponto específico da pele, machucando a região e formando uma contusão ou ferida.

Porém, apesar dessa recomendação, não existe nenhuma pesquisa que relacione o uso noturno do sutiã ao surgimento de doenças.

Usar esta peça à noite prejudica a circulação?

Não é dormir de sutiã que prejudica a circulação. O fluxo sanguíneo se torna mais difícil quando usamos qualquer peça de roupa apertada, de dia ou à noite.

Peças de tamanho apertado e com o elástico machucando prejudicam não só a circulação. Elas também irritam a pele e podem atrapalhar o sono.

Aliás, esse é um problema muito frequente. Muitas mulheres escolhem aquela peça linda que viram na vitrine da loja de lingerie, mas não levam em consideração o conforto e a adequação.

Grande parte das mulheres, se não a maioria, não usa sutiãs adequados. Tecidos sintéticos causam irritações na pele e não deixam que a mama respire.


Aumentar os Seios

Além disso, o ideal seria que os sutiãs tivessem mais tecido para sustentação na parte de baixo e alças mais largas. Assim, eles não causariam dores nas costas e nem formariam aquela marca na região do ombro.

Portanto, o problema não é restringir a circulação devido ao uso de sutiã à noite. Devemos sempre buscar peças no tamanho adequado, sejam sutiãs, calcinhas e outras roupas que usamos no dia a dia.

É melhor dormir com ou sem sutiã?

É melhor dormir da maneira como você se sente mais confortável. O sono repara o organismo em diversos aspectos. Esse descanso não deve ser interrompido pelo desconforto causado por usar ou não uma peça de roupa.

Existem situações em que a mulher deve dormir de sutiã?

Após todas as cirurgias plásticas nas mamas, a mulher deve dormir com o sutiã cirúrgico. Porém, essa recomendação é temporária, e não permanente.

Portanto, quem coloca silicone, reduz o tamanho dos seios ou mesmo faz um lifting para corrigir a flacidez, precisa usar o sutiã cirúrgico até para dormir. Em alguns casos, por 30 dias. Em outros, por 2 meses.

Por que existem mulheres que não conseguem dormir sem sutiã?

Dormir com sutiã é uma questão de costume. Assim, muitas delas, desde novas, começaram a usar a peça à noite e se acostumaram.

Além disso, mulheres com mamas muito grandes realmente podem ter algumas dificuldades quando dormem sem sutiã.

perguntas frquentes prótese de silicone

Afinal, ao virarem de um lado para outro ou se deitarem de bruços, o seio incomoda ou fica em posições bem desconfortáveis.

Qual é a peça ideal para dormir?

Para quem realmente não abre mão do sutiã à noite, algumas recomendações são importantes. E como você pode imaginar, a melhor peça para dormir é aquela que proporciona conforto.

Então, o sutiã para dormir deve ser o mais simples possível e feito com materiais confortáveis e respiráveis, como o algodão. Bojos, arames e pedrarias não são recomendados.

Aliás, os bojos e estofamentos não são adequados não só para dormir, mas devem ser evitados até mesmo durante o dia.

Afinal, devido às várias camadas de tecido e estofamento, eles reduzem a respiração da pele dos seios. Assim, o uso frequente deles aumenta a incidência de dermatites e infecções.

Quando a pele não respira adequadamente, primeiro ela apresenta coceira e descamação. Se o problema não for resolvido,  a situação pode evoluir para feridas no bico, mamilo e aréola.

Quanto ao modelo, os melhores são os tops largos e com pouca costura. Assim, eles não provocam irritações na pele.

A higiene do sutiã também é importante. Afinal, nós suamos até mesmo durante a noite.

Além disso, nossa pele sofre um processo de descamação e renovação, deixando resíduos nas peças de roupa e também nos lençóis, travesseiros e cobertores.

Portanto, o sutiã usado para dormir deve ser lavado com frequência, assim como as peças que usamos durante o dia.

Entendeu quais são as consequências de dormir com sutiã? Achou o post interessante? Então, compartilhe com as suas amigas e descubra se elas gostam ou não de usar essa peça à noite!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *