Drenagem pós-operatório: é necessário?

Toda cirurgia plástica gera uma série de dúvidas. Seja a respeito do resultado ou o que é preciso considerar durante o pré e pós-operatório.  Mas você sabe, especificamente, o que é realmente essencial para a recuperação da paciente depois da mamoplastia de aumento? Veja, o sutiã pós-operatório e o repouso com certeza entram nessa lista, mas muitas mulheres ficam em dúvida se a drenagem pós-operatório é realmente necessária. Você já ouviu falar?

Bom, se você também não tem certeza, mas acha importante ter uma resposta para se preparar adequadamente para a cirurgia, este post irá ajudá-la, sem dúvida. Isso porque, neste conteúdo nós vamos falar sobre os benefícios da drenagem linfática e se ela é realmente indispensável após a procedimento de implantes mamários.

Curtiu o tema e está doidinha pra saber mais? Então, vem com a gente. Boa leitura.

Quais são os benefícios de fazer a drenagem durante o pós-operatório?

A drenagem linfática é indispensável depois de algumas cirurgias plásticas. Alguns exemplos são a lipoaspiração e a abdominoplastia, em que essa técnica não só reduz o inchaço, mas evita a formação de fibroses.

Porém, a drenagem pós-operatório também é indicada em outras cirurgias. Isso porque, a técnica facilita a eliminação de líquidos e reduz o inchaço. Por isso, também diminui a tensão sobre a cicatriz, evitando seu alargamento.

Ao reduzir o inchaço, a drenagem linfática também melhora o conforto da paciente após a cirurgia. Finalmente, a técnica diminui o processo inflamatório, acelerando a recuperação e retorno às atividades diárias.


Aumentar os Seios

Em que consiste a drenagem linfática

O sistema linfático é uma enorme rede de vasinhos distribuídos pelo nosso corpo. De certa forma, ele é parecido com o nosso sistema circulatório.

Porém, em vez de coletar e distribuir o sangue, o sistema linfático coleta os líquidos dispersos. Ele filtra essa substância e depois a direciona para a circulação sanguínea.

Tudo isso graças aos movimentos e manobras feitas cuidadosamente por um profissional especializado. Afinal, ele saberá exatamente como conduzir a massagem de forma que não cause desconforto à paciente, nem provoque a ruptura dos pontos.

A drenagem linfática é essencial após a mamoplastia de aumento?

Em outras cirurgias, como a abdominoplastia e a lipoaspiração, a drenagem pode ser responsável por cerca de 30% do resultado do procedimento. Ou seja, ela não apenas é indicada, como crucial para uma boa recuperação e o resultado esperado pela paciente.

No entanto, quando se trata da mamoplastia de aumento, esse não é um fator tão determinante em relação aos resultados. Assim, embora altamente recomendada por muitos médicos, não é essencial.

Além disso, também é importante destacar que a drenagem precisa ser feita por profissionais altamente qualificados, como já mencionamos acima. Afinal, as manobras feitas com as mãos devem tocar pontos importantes, afim de eliminar o líquido acumulado, mas sem comprometer a cicatrização . Só assim é possível garantir os benefícios dessa técnica após a cirurgia.

Também existem alguns casos em que o médico não indica a realização da drenagem linfática. Por isso, a melhor forma de se programar para um pós-operatório de sucesso é conversar com seu cirurgião e seguir as recomendações dele.

Quando começar as sessões de drenagem linfática?

Geralmente, a recomendação é de que as sessões de drenagem comecem de 48 até 72 horas após a cirurgia. Portanto, 2 ou 3 dias após o procedimento.

Além disso, a quantidade de sessões depende das necessidades de cada paciente. Para algumas, 10 sessões iniciais são suficientes, enquanto outras precisam prolongar o tratamento até o desaparecimento total do inchaço.

De todo modo, isso também passará pelo crivo do médico, que saberá exatamente qual a sua necessidade individual.

perguntas frquentes prótese de silicone

Como a drenagem linfática é feita no pós-operatório?

A drenagem pós-operatório não deve ser feita apenas no local da cirurgia. É muito importante estimular a circulação linfática geral e, portanto, a técnica precisa ser aplicada no corpo inteiro.

No entanto, na área operada, o trabalho precisa ser feito de forma mais detalhada. Principalmente no início, os movimentos devem ser lentos e delicados tocando em pontos chave, mas suaves na região do corte, por exemplo.

Quando o profissional é capacitado, ele consegue fazer manobras precisas em pontos estratégicos sem pressionar os músculos. Por isso, a dica de ouro é: não comprometa a cirurgia dos seus sonhos por uma drenagem mal feita. Invista em bons profissionais para essa tarefa. Inclusive, se ele tiver experiência com a drenagem pós-cirúrgica é ainda melhor.

Uma vez que ele saberá como estimular a mobilização do líquido presente nos vasos linfáticos sem causar desconforto ou dor à paciente e, principalmente, sem prejudicar sua recuperação.

Portanto, vale reforçar: a drenagem pós-operatório precisa ser lenta e suave. Os movimentos direcionarão o líquido até os gânglios, para que posteriormente sejam eliminados através da urina.

Existem contraindicações para a drenagem linfática após o silicone?

Apesar de muitos benefícios, a drenagem linfática após a realização da cirurgia de silicone não é indicada para todas as pessoas. Quando realmente necessária, ela será recomendada pelo médico, que costuma solicitar a realização entre 48 e 72 horas após o procedimento cirúrgico.

Normalmente, após a fase de cicatrização depois da cirurgia, a paciente pode ser liberada das sessões de drenagem, dependendo de como a mulher está se recuperando.

Mas ainda que haja o pedido da drenagem por parte do médico, a quantidade de sessões também vai depender do tipo de cirurgia realizada.

Portanto, só haverá contra indicações se o cirurgião entender que a paciente pode sofrer algum tipo de complicação caso se submeta à massagem.

Finalizando

Agora você já sabe qual é a importância da drenagem pós-operatório. Quer saber mais sobre a recuperação dessa cirurgia? Então, navegue pelo nosso Blog e obtenha todas as informações de que precisa. Temos dicas de ouro que vão te ajudar na realização do seu sonho.

Ahh quer outra boa notícia? Em nossas páginas nas redes sociais, Facebook e Instagram , publicamos praticamente todos os diais os principais assuntos que envolvem a cirurgia de prótese de silicone. Por lá, muitas pacientes da nossa clínica contam um pouquinho da experiência com o Silicone Center.

Então, depois de conferir tudo por aqui, corre pra lá pra saber mais. Sem dúvida, você vai se surpreender. 

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site do Silicone Center, preencha o formulário abaixo ou clique nas imagems abaixo e faça nosso teste e baixe nosso e-book grátis !!


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Turbinar ou não turbinar

    Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

    Simulador de Próteses de Silicone

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *