Contratura capsular: é possível evitar?

No passado, e quando falamos em passado, falamos em passado mesmo, tipo décadas atrás, era relativamente comum ouvir sobre casos de contratura capsular silicone. Isto é, quando o organismo detecta um corpo estranho e faz o movimento de expulsão ou absorção desse corpo. No caso, aqui, o “corpo estranho” seria o silicone.

Mas se você tem pesquisado sobre prótese de silicone porque está se preparando para a cirurgia, deve ter percebido que esse é um problema cada vez mais raro, certo?

Com certeza, algumas das perguntas que você deve estar se fazendo são: o que é a contratura capsular? Como evita-la? Qual o tratamento para o problema? Isso é grave? Fique tranquila porque nós vamos responder tudo isso. Nós preparamos este post especialmente para tirar suas dúvidas a respeito desse tema. Vamos lá?

Ah, depois, conta pra gente nos comentários o que você achou do post. Boa leitura.

Contratura capsular do silicone: o que é?

Até certa medida, a contratura capsular é um processo natural do corpo após a mamoplastia de aumento. Por isso, você precisa entender bem do que se trata para não ficar com receio sem motivo.

Quando a prótese de silicone é colocada atrás da glândula mamária ou do músculo, o organismo percebe que ali existe um corpo estranho.

Naturalmente, ele desenvolve um sistema de defesa. Para isso, ele tenta isolar o implante dos outros tecidos do corpo, criando uma membrana (ou cápsula) em volta dela. Portanto, trata-se do encapsulamento da prótese.

Porém, em alguns casos o corpo reage de forma extrema nesse processo de “proteção”. Assim, a membrana se torna mais espessa do que o normal. Esse quadro é chamado de contratura capsular.

Quando se torna um problema?

A contratura capsular passa a ser um problema quando a reação se torna muito exagerada e a membrana começa a pressionar a prótese. Em casos muito raros, a pressão é tão forte que pode causar o rompimento do implante. A partir daí, entende-se que o corpo está rejeitando a prótese.

Porém, existem graus diferentes de rejeição. Quando o problema é leve, a mulher começa a perceber a prótese durante a palpação da mama.

No entanto, se o problema é mais grave, aparecem outros sintomas de rejeição: desconforto, assimetria dos seios, ondulações na superfície da prótese e dores.

Quais são as causas?

Até agora, não se descobriu uma causa específica para a contratura capsular. Alguns organismos simplesmente rejeitam os implantes, enquanto a imensa maioria não sofre qualquer mudança.

Porém, os médicos já sabem que alguns tipos de implantes são mais propensos a gerar esse tipo de problema. Entende-se que eles têm uma dificuldade maior de aderência ao tecido natural do corpo, o que desencadeia a rejeição.

Por isso é tão importante escolher uma clínica e profissionais experientes e capacitados para a cirurgia. Uma vez que essa bagagem será fundamental para evitar problemas como esse. Portanto, pesquise bem antes de tomar a sua decisão.

Como evitar o problema?

Embora não se possa prever a contratura capsular, sabe-se que as próteses de silicone lisas são as que geram uma reação mais forte por parte do organismo.

Por isso, hoje em dia a maioria dos médicos recomenda a prótese de silicone texturizada. Ela adere melhor aos tecidos, fazendo com que o corpo deixe de considerá-la um corpo estranho.

Além disso, quando a paciente segue à risca as recomendações para o pós-operatório, as chances de contratura também são menores.

Então, usar o sutiã cirúrgico, manter repouso e evitar movimentos que prejudicam a cicatrização externa e interna minimizam a sensação de que o corpo está sendo agredido. Assim, ele não reagirá de forma tão extrema.

Como diagnosticar e tratar?

O diagnóstico é feito pelo cirurgião nas consultas de rotina do pós-operatório ou quando a paciente sente algum dos sintomas.

Ele pedirá alguns exames e, se o problema for constatado, indicará o tratamento mais apropriado. Na maioria das vezes, basta tomar a medicação prescrita ou fazer massagens. Assim, apenas alguns casos requerem a retirada das próteses em uma nova cirurgia.

Qual é a frequência do problema?

Quando as próteses lisas eram muito usadas, o problema era mais frequente. Atualmente, como os cirurgiões usam a superfície texturizada, o risco de ocorrência da contratura fica em torno de 0,5% das cirurgias.

Atente-se ao período pós-operatório

A verdade é uma só: os cuidados durante o período pós-operatório são fundamentais para o sucesso da cirurgia como um todo. Inclusive são esses cuidados que vão evitar uma série de complicações, seja a contratura ou qualquer outra condição.


Aumentar os Seios

Depois que a paciente coloca o silicone, inicia-se um período muito importante para o corpo. Afinal, o organismo passará por um grande processo de recuperação, tanto interna quanto externa.

Esse processo não se restringe ao fechamento daquela cicatriz visível. Dentro do peito, o médico abriu um espaço ainda maior que essa pequena marca externa, separando tecidos que também precisam se restabelecer.

Alguns sinais perceptíveis desse processo são o inchaço e uma leve sensação de desconforto. Porém, o organismo todo está mobilizado para combater inflamações e recompor os tecidos.

Portanto, atente-se para:

  • não levantar os braços acima da altura dos ombros;
  • dormir de barriga para cima e com as costas apoiadas em travesseiros mais altos;
  • não dirigir;
  • não torcer o tronco;
  • não fumar.

Finalizando

Agora você já sabe o que é contratura capsular silicone e entendeu que esses riscos podem ser minimizados com a prótese adequada e atenção aos cuidados pós-operatórios.

Gostou do post? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram. Em ambos os espaços, você poderá acompanhar nossas publicações e saber tudo sobre a cirurgia para colocar silicone!

Você também pode continuar navegando por aqui mesmo, em nosso Blog, para sanar outras possíveis dúvidas que você venha a ter em relação a cirurgia.

perguntas frquentes prótese de silicone

Periodicamente, nossa equipe de especialistas publica as últimas novidades e tendências da cirurgia plástica queridinha entre as brasileiras e mulheres do mundo todo.  São dicas, informações, mitos e verdades, curiosidades e melhores escolhas para a cirurgia.

E aí, curtiu? Então, não deixe de nos acompanhar e seja muito bem-vinda ao nosso espaço.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *