Incisão areolar ou periareolar: vantagens e desvantagens

5 (100%) 1 vote

Na mamoplastia de aumento, uma das possibilidades é introduzir a prótese por meio de um corte feito em volta dos mamilos. Embora essa técnica, conhecida como incisão areolar, seja procurada por muitas mulheres que querem ficar com uma cicatriz bem discreta, ela nem sempre é a mais indicada e nem a mais utilizada pelos cirurgiões.

Quer descobrir o porquê? Então, acompanhe este post! Vamos explicar as principais vantagens e desvantagens da incisão areolar, bem como os casos em que ela é recomendada. Confira!

O que é a incisão areolar?

A incisão areolar ou periareolar é uma técnica utilizada em cirurgias plásticas, inclusive na mamoplastia de aumento. Nela, o cirurgião plástico insere a prótese por um corte feito em volta do contorno dos mamilos.

Quais são as vantagens da incisão areolar?

O primeiro ponto positivo que as mulheres destacam quando se interessam por esse tipo de incisão é a discrição da cicatriz.

Realmente, como o corte é feito em volta da aréola, as marcas são praticamente imperceptíveis.

Para muitos médicos, outra vantagem dessa técnica é o fácil acesso à área onde a prótese será colocada.

Eles ainda afirmam que a incisão está em uma posição central em relação à mama, simplificando a abertura do espaço ideal para a introdução do implante.

Quais são as desvantagens da incisão areolar?

Apesar dos defensores da incisão areolar, essa técnica é pouco utilizada quando se faz a mamoplastia apenas para aumentas os seios. Isso acontece devido às desvantagens que ela apresenta.

Primeiramente, a incisão nesse tipo de cirurgia é bem pequena. Por isso, ela não abre espaço suficiente para a passagem de próteses médias ou grandes, que são as preferidas pelas brasileiras.

Afinal, nenhuma mulher quer passar por um procedimento cirúrgico e não ficar com os seios volumosos porque o espaço não era suficiente para colocar uma prótese grande!

Portanto, a incisão areolar é insuficiente para atender às necessidades da maioria das pacientes que querem turbinar os seios

Além disso, algumas mulheres têm aréolas tão pequenas que não permitem nem mesmo a passagem de uma prótese menor. Nesses casos, a técnica é impraticável.

Quais são os riscos dessa técnica?

O principal risco relacionado a essa técnica está relacionado à amamentação. É preciso abrir espaço para a prótese de silicone, que será colocada atrás da glândula mamária. Para isso, o médico precisa cortar alguns dutos que transportam o leite materno.

Assim, existe o risco de a mulher que colocou a prótese pela aréola ter alguma dificuldade para amamentar no futuro.

Outro risco é o da redução de sensibilidade. Devido ao fato da área em volta da aréola conter muitas terminações nervosas, essa possibilidade é um pouco maior quando se usa essa técnica.

No entanto, mesmo que a mulher tenha alguma perda de sensibilidade, na maioria das vezes ela é recuperada com o tempo.

Como é a cicatriz produzida pela incisão areolar?

Como já falamos, a cicatriz é bastante discreta. Ela forma uma linha fina em volta da aréola, na área de transição entre o mamilo e a mama.

Assim, quem olha para mamas que foram aumentadas usando essa técnica geralmente não percebe facilmente as marcas da cirurgia.

Como é o pós-operatório para essa técnica?

As instruções para o pós-operatório de quem coloca silicone usando essa técnica são basicamente os mesmos usados para qualquer mamoplastia de aumento.

Então, a paciente precisa tomar diversos cuidados essenciais:

  • evitar movimentos bruscos com os braços e tronco;
  • não levantar os braços acima do nível do ombro por 15 dias;
  • retomar a vida sexual somente depois de 15 dias após a cirurgia e ainda assim evitando a manipulação dos seios;
  • voltar a dirigir apenas 20 dias após o procedimento;
  • não carregar peso;
  • usar o sutiã pós-cirúrgico por 30 dias, retirando-o apenas para tomar banho;
  • não tomar sol nos primeiros 30 dias após a cirurgia;
  • voltar aos exercícios físicos lentamente: esperar 30 dias para fazer caminhada e 60 dias para os treinos de musculação, conforme orientação do médico.

Para quem essa técnica é recomendada?

Toda técnica tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, mesmo que a incisão areolar não seja a mais indicada, ela é a melhor alternativa em algumas situações específicas.

Uma delas é o caso de mulheres que têm um pouco de flacidez nas mamas. Com essa técnica, o médico consegue tirar um pequeno pedaço da pele, em formato de meia-lua, logo acima da aréola.

Assim, o cirurgião plástico consegue resolver os casos de flacidez discreta. Isso também permite uma elevação maior da mama, deixando-as mais empinadas.

No entanto, vale a pena destacar que a flacidez discreta pode ser resolvida de outras formas. Na maioria das vezes, o médico consegue esse efeito apenas usando uma prótese um pouco maior colocada na posição subglandular.

Além disso, a técnica é recomendada para mulheres que precisam de alguma correção estética no bico dos seios. Esse é o caso das pacientes que têm aréolas muito grandes, deformadas ou ainda assimétricas.

Como saber se a incisão areolar é indicada no seu caso?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que quem toma a decisão sobre a técnica ideal para a paciente é o cirurgião plástico.

Para isso, ele considera diversos fatores. O médico analisa o tamanho das aréolas da paciente, o volume da prótese que ela deseja e a presença de flacidez, entre outros aspectos.

O fato é que a mulher não precisa se preocupar com isso. Afinal, ao avaliar cada caso o cirurgião usa sua vasta experiência para sugerir a técnica mais adequada para atender às necessidades da paciente.

Então, não tenha medo de confiar na indicação de um profissional qualificado. Esse é o melhor caminho para alcançar o objetivo de ficar com os seios lindos e turbinados, do jeitinho que você sonha!

Entendeu quais são as vantagens e desvantagens da incisão areolar? Quer conhecer a experiência de mulheres que já colocaram o silicone e saber que resultado elas tiveram? Participe do nosso grupo no Facebook e veja por si mesma o quanto elas estão felizes com essa conquista! Esperamos você por lá!

Quer dar um turbinada nos seus seios ? Acesse já o site da Silicone Center ou clique na imagem e abaixo e baixe nosso e-book grátis !


Tudo o que você precisa saber sobre Próteses de Silicone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *