Silicone pós-operatório: 3 coisas que você não deve fazer!

Os cuidados durante um pós-operatório, seja ele qual for, são tão importantes quanto a própria perícia do médico. Isso significa que se a paciente não cumprir as recomendações do cirurgião, ela pode comprometer todo o resultado do procedimento.

Para que você não corra esse risco, fizemos um infográfico com 3 coisas que a paciente não pode fazer de jeito nenhum durante o pós-operatório da mamoplastia de aumento. Quer saber quais são elas? Então, veja os tópicos a seguir!

1. Levantar os braços prejudica a cicatriz de silicone

A primeira regra é clara: simplesmente não levante os braços! Existe um corte externo e outro interno em processo de cicatrização, e esse movimento força o descolamento das duas regiões.

Além disso, levantar os braços pode abrir os pontos e fazer sua prótese de silicone sair do lugar. Portanto, não se arrisque. A cirurgia é simples e a recuperação também, desde que você cumpra direitinho as recomendações médicas para deixar sua cicatriz silicone fina e discreta.

Da mesma forma, é importante você não fazer esforço físico e cumprir o repouso. Você até pode voltar ao trabalho, desde que ele não exija movimentos intensos.

2. Tirar o sutiã cirúrgico no pós-operatório

Tirar o sutiã cirúrgico dificulta a cicatrização. Essa peça é fundamental para a cicatrização, porque mantém os tecidos estabilizados, facilitando a recuperação da região.

Ainda é importante destacar que o sutiã cirúrgico só pode ser tirado no momento do banho. Ele garante que, se você precisar se abaixar ou se movimentar, o peito fique estável e não force a área operada, causando dor.

Por isso, não se descuide! Durante os primeiros 30 dias após a sua cirurgia, coloque o sutiã cirúrgico o tempo inteiro, até para dormir. Isso vai garantir uma comissão de frente perfeita para ser desfilada depois do pós-operatório!

3. Dormir de lado ou de bruços

No silicone pós-operatório, tanto a prótese quanto o tecido interno estão em processo de aderência. Se a paciente dorme de lado, toda essa área não terá a estabilidade necessária durante a noite, dificultando a cicatrização.

No entanto, ao dormir de bruços, a situação pode ser ainda pior. A área operada será pressionada pelo peso do corpo e, além dos problemas com a cicatriz de mamoplastia, a prótese pode se deslocar.

A recuperação da mamoplastia de aumento é simples e rápida. Para não ter nenhum problema, basta seguir as recomendações médicas a risca e não cometer esses erros.

Dicas extras

Cuide dos curativos de acordo com a orientação médica

Depois de colocar silicone, a paciente fica com uma cicatriz muito pequena. O cuidado é simples e, na maioria das vezes, basta trocar a fita micropore conforme a indicação médica.

Não dirija nos primeiras semanas

Dirigir é uma atividade muito simples, principalmente para quem já faz isso automaticamente. No entanto, para pacientes durante o pós-operatório da mamoplastia, essa atividade não é adequada.

Ao dirigir, a mulher precisa sustentar os braços levantados, mesmo que apoiados no volante. Porém, existem outros fatores que podem apresentar risco.

O primeiro deles é a necessidade de fazer um movimento brusco. No trânsito, pode haver uma situação que surpreende e que exige uma manobra repentina.

Portanto, se a paciente está dirigindo, ela pode ter que virar seu braço em um ângulo inadequado, fazer um movimento brusco ou mesmo aplicar força. Dessa forma, ela compromete o resultado da cirurgia.

Evite exercícios físicos

No pós-operatório da mamoplastia, a paciente precisa suspender a prática de exercícios físicos. Embora a recomendação seja não ficar totalmente parada, também não é possível correr, ir à academia ou praticar crossfit.

A partir de 30 dias após o procedimento, a paciente pode voltar a caminhar na esteira. Já para os exercícios de musculação, especialmente na parte superior do corpo, é fundamental aguardar pelo menos 60 dias.

Para a corrida, o ideal é esperar um tempo até maior, dependendo das recomendações do seu médico.  No entanto, a paciente precisa usar um top bem firme, para evitar a movimentação dos seios.

Sempre vale a pena destacar que, mesmo que exista esse tempo médio, quem libera o retorno aos exercícios é o seu médico. Portanto, ele avalia sua evolução para determinar quando seu corpo está pronto para o exercício.

Não falte ao retorno

Finalmente, a paciente precisa retornar ao médico nas datas indicadas pelo cirurgião. Haverá um momento específico para retirar os pontos, além do acompanhamento da evolução da cicatrização.

Saiba que seu cirurgião está ali para cuidar de você. Então, caso tenha dores excessivas, vazamento de líquido ou sangue da cicatriz ou perceba um ponto aberto, entre em contato com ele imediatamente.

Evite alguns alimentos

Frituras


Aumentar os Seios

Por serem revestidos em óleo, os alimentos fritos têm uma digestão mais demorada. Eles exigem que o organismo gaste muita energia para a decomposição dos nutrientes.

Portanto, o pós-operatório é o momento de deixar esse tipo de alimento de lado. Aliás, sua saúde como um todo agradecerá esse esforço!

Alimentos muito salgados

A resposta do organismo ao excesso de sal é o inchaço. Então, esse elemento não é muito bem-vindo durante o período de recuperação de uma cirurgia.

Porém, é preciso tomar cuidado. O sal está presente não só nos alimentos que percebemos como salgados. Ele faz parte da maioria dos produtos alimentícios industrializados, pois é usado como conservante.

Como já falamos, os refrigerantes têm sódio. Conservas, molhos (mostarda, ketchup), também. Embutidos como presunto, salame, salsichas fazem parte da lista de produtos que devem ser evitados nesse período.

Portanto, quando se trata de preparar um alimento em casa, reduza a quantidade de sal. Evite os produtos industrializados, mas se isso for impossível, confira o rótulo.

Carnes gordurosas

Embora a proteína seja importante para a regeneração das células, o excesso de gordura não é bom para o período de recuperação. Por isso, as proteínas vegetais são mais interessantes.

perguntas frquentes prótese de silicone

No entanto, se você realmente quiser consumir carne, dê preferência aos cortes magros. Isso evitará a sobrecarga do seu sistema digestivo

Finalizando

Gostou das dicas para o silicone pós-operatório? Então, siga nossas páginas no Facebook e Instagram para ter acesso a outros conteúdos como esse e se preparar para uma recuperação tranquila!

Você também pode continuar aqui mesmo, em nosso Blog, e conferir outros conteúdos ricos sobre o assunto. Nossa equipe de especialistas publica, semanalmente, artigos recheados de informação sobre a cirurgia plástica mais realizada no mundo.

São dicas, novidades e curiosidades que vão te ajudar durante todo o processo da cirurgia, do início ao fim. Gostou? Então, não perca tempo, mergulhe nesses conteúdos e fique por dentro de tudo.

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *