Mitos e verdades sobre a prótese de mama

Autoestima, bem-estar e satisfação com a própria imagem são alguns dos motivos que levam as mulheres a colocarem uma prótese de mama.

No entanto, apesar de estar sempre entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o procedimento.

E quando as pessoas têm dúvidas, elas nem sempre buscam a fonte correta para descobrir a verdade. Elas criam e disseminam alguns mitos sobre o tema.

Por isso, neste post, nós resolvemos desvendar alguns deles. Vamos contar o que é verdade e o que é mentira quando o assunto é prótese de mama.

Será que você acredita em algum desses mitos? Então, continue a leitura!

Mitos e verdades sobre a prótese de mama

1. Só posso colocar prótese depois dos 18 anos?

Verdade. Antes desta idade, a maioria das adolescentes ainda está em desenvolvimento. Portanto, elas podem mudar de tamanho.

O desenvolvimento das mamas é um processo longo, que dura anos. Até que ele se complete, os seios ainda podem crescer.

Para que uma menina possa colocar silicone antes da idade mínima dos 18 anos, ela precisará ser avaliada por diversos profissionais além do cirurgião plástico, além de ter a autorização dos pais.

2. Vou precisar trocar a prótese depois de 10 anos?

Mito. Atualmente, a prótese de mama evoluiu muito. Os fabricantes implementaram tecnologias que a tornaram muito durável.

Para você ter uma ideia, existem fabricantes que dão garantia vitalícia para rompimento e rejeição da prótese. Elas duram muito e são seguras.

Portanto, diferentemente do passado, hoje em dia não existe essa exigência de troca da prótese depois de 10, 15 ou 20 anos.

Depois do procedimento, você só precisa realizar os exames anuais para ver se está tudo certo com sua mama e com a prótese.

Assim, ela pode permanecer no corpo por um período indeterminado.

3. A prótese de mama impede a amamentação?

Mito. Quando a mulher é jovem e coloca prótese de mama, o médico geralmente insere o silicone por trás da glândula mamária ou do músculo.

Para colocar o silicone nesta posição, o cirurgião faz uma pequena incisão inframamária, ou seja, no sulco abaixo da mama.

A partir desta incisão, ele acessa diretamente o local onde a prótese ficará, que se chama loja.

Portanto, esse procedimento não interfere no funcionamento da glândula mamária e nem tem contato com o leite levado pelos ductos lactíferos.

Porém, se a mulher é mais madura e, ao colocar silicone, disse que não pretendia mais ter filhos, o médico pode ter optado por outra incisão.

Se ele fez a incisão periareolar, ou seja, um corte em volta da aréola, possivelmente haverá interrupção dos ductos lactíferos.

Então, apenas nesses casos, pode ser que a mulher não consiga amamentar devido ao procedimento.

No entanto, a incisão periareolar não é o procedimento padrão. Hoje em dia, na maioria dos procedimentos, o médico realiza a incisão inframamária.

4. Vou precisar fazer exames periódicos?

Verdade. Assim como qualquer outra mulher, a paciente que coloca silicone precisa fazer exames periódicos para avaliar a saúde das mamas.


Aumentar os Seios

Basicamente, você precisará fazer aqueles exames convencionais como ultrassom das mamas, mamografia, etc.

Porém, para saber se está tudo certo com a prótese, o médico pode pedir ainda outros exames, como a ressonância magnética.

Vale a pena destacar que, depois de colocar silicone, a mulher consegue fazer  a mamografia. A única diferença é um ajuste na posição do  equipamento.

5. Prótese de silicone pode causar câncer de mama

Mito.  A porcentagem de mulheres que desenvolvem câncer de mama é a mesma entre o grupo com prótese e o grupo sem prótese.

Portanto, não existe nenhum dado que confirme a hipótese de que a prótese de mama aumenta as chances de desenvolver um câncer.

A prótese de silicone é tão segura que, quando uma mulher precisa tirar os seios devido a algum tumor, os médicos colocam silicone na mama depois, para preenchê-la.

Se o silicone fosse perigoso, os médicos jamais colocariam uma prótese em uma mulher que já desenvolveu o câncer antes.

perguntas frquentes prótese de silicone

6. Preciso me afastar do trabalho após a cirurgia

Verdade. O bom resultado do silicone depende muito mais de um pós-operatório bem-feito do que da própria cirurgia.

Afinal, um médico qualificado sempre fará seu trabalho com excelência. Porém, depende da paciente colaborar para a boa cicatrização.

Durante as primeiras duas semanas, não deve levantar os braços acima da altura dos ombros.

Esforços físicos também não são permitidos durante cerca de um mês e para dirigir é preciso esperar ao menos três semanas.

Portanto, os médicos recomendam um afastamento do trabalho por cerca de duas a três semanas. Durante este período, a paciente precisa de ajuda até mesmo para realizar atividades domésticas. No entanto, algumas mulheres conseguem retornar ao trabalho antes porque seu trabalho não exige esforço.

Esse é o caso de quem consegue realizar suas atividades em casa, com o computador no colo, por exemplo.

Mas aproveite esses dias de descanso para focar na sua recuperação e fazer o possível para ter o melhor resultado.

7. Todo mundo vai perceber que coloquei silicone?

Mito. O resultado do silicone quanto à naturalidade é opcional. Existem algumas mulheres que querem um resultado discreto. Dessa forma o médico indica uma prótese de tamanho menor, que preenche as mamas e aumenta o volume de forma natural.

Nesses casos, ninguém percebe a cirurgia. Quem não a conheceu antes nem imagina que seus seios não eram daquele tamanho.

Já outras mulheres querem que seu silicone fique bem destacado. Elas desejam um volume maior ou aquele colo marcado. 10Converse sobre essa expectativa com o cirurgião.

Parabéns! Você acaba de desvendar 7 mitos sobre a prótese de mama. Ficou com alguma dúvida?

Então, nada de incertezas! Deixe sua pergunta aqui nos comentários e nossa equipe responderá para você!

Silicone Center - Logo

Idealizada por médicos especialistas em cirurgia plástica, o Silicone Center é uma Clínica de Cirurgia Plástica que facilita o acesso à mamoplastia de aumento e abre portas para que um maior número de mulheres possa se sentir bem com o próprio corpo.
Responsável Técnico: Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769

Aumento de Mamas Silicone Center


Fale Conosco Pelo Whatsapp


Quer dar uma turbinada? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato:


    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)


    Simulador de Próteses de Silicone Agendar Consulta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *